Descubra Dicas Como Evitar o Enjoo Durante Sua Viagem !
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Descubra Dicas Como Evitar o Enjoo Durante Sua Viagem !

Mulher enjoada - Como evitar o enjoo durante a viagem

Eu canso de falar por aqui o quão maravilhoso é viajar! Não canso de repetir essas frase, por que é a grande verdade da vida. Conhecer lugares e pessoas novas, viver momentos marcantes, quem não gosta? O problema é quando o nosso corpo acaba não colaborando durante o trajeto, e aí surge a pergunta: Como evitar o enjoo?

Existem pessoas que possuem maior sensibilidade a cinetose, um tipo de labirintopatia que é ativada nos momentos em que o corpo está imóvel e existe movimento ao seu redor, o que acontece durante as viagens, tanto as de carro, ônibus, navio ou avião.

O cérebro dos mais sensíveis a esse evento ficam confusos, com o fato do corpo estar parado e mesmo assim sofre com os movimentos ao redor. Com isso, é comum que ocorram tonturas e enjoos que podem levar ao vômito.

Como a labirintopatia é algo constante na vida de muitas pessoas, e muitas vezes até atrapalhar momento de diversão, separei aqui algumas dicas que vão te ajudar a entender como evitar o enjoo durante a viagem. Confira!

Dicas que podem evitar os enjoos

Mulher enjoada no carro Fonte: Vix

Existem alguns “truques” que podem te ajudar a mandar para escanteio aquele mal estar horrendo! Veja alguns deles a seguir:

  • Fixe o olhar em um ponto específico! Ou seja, nada de ficar apreciando a paisagem, e o movimento constante da estrada (no caso de viagens de carro ou ônibus), ou ficar observando o céu durante a viagem (de avião), isso pode piorar a situação. O ideal é fixar o olhar em um ponto imóvel.
  • Nada de viajar em jejum! Ficar longos períodos sem se alimentar, pode contribuir bastante para o mal estar, existem alimentos específicos que podem reduzir os enjoos também, mas falaremos disso mais a frente.
  • Não coma em excesso. Calma! Não é contradição, apenas uma orientação sobre exageros, que podem contribuir sim para esse tipo de desconforto. Assim como a falta de ingestão de alimentos pode ocasioná-los o consumo em grandes quantidades também.
  • Escolha os assentos centrais do transporte, seja ele qual for. Os assentos no meio dos ônibus ou aviões costumam balançar menos, sendo assim a sensação de movimentação constante será menor.
  • Prefira a janela, já que possui maior ventilação que não apenas previne mas também reduz o enjoo.

Alimentos para evitar o enjoo durante a viagem

Assim como existem esses truques que acabamos de falar existem também outras saídas para não apenas evitar, como também combater esse “danado” ao aparecer.

Alguns alimentos podem te ajudar demais durante as viagens, por isso separei os mais poderosos para você entender como evitar o enjoo com cada um deles.

Maçã

Maça Fonte: Ciclo vivo

Comer uma maçã logo antes de viajar ou até mesmo durante o trajeto no momento em venha a sentir enjoo pode ajudar a sanar a sensação. Isso por que a fruta é rica em fibras, que ajudam a eliminar as substâncias que favorecem o surgimento de náuseas do organismo.

A melhor dica, é comer maçã pelo menos um dia antes da viagem, algumas horas antes de embarcar e até mesmo levar uma de reserva na bolsa.

Biscoito água e sal

Biscoito água e sal Fonte: Blog da georgia castro

Esse tipo de biscoito possui amido que é perfeito para auxiliar a absorver os ácidos presentes no estômago, eliminando assim a sensação de enjoo. O biscoito água e sal é indicado para tratar o enjoo, ou seja, quando começar a sentir náuseas consuma ao menos um.

Água

Copo de água Fonte: Saofranciscodoconde

Água é a cura para tudo, é incrível! Não é de se impressionar que ajude a combater os enjoos. Pequenos goles durante a viagem pode ajudar a deixar o corpo hidratado e eliminando toxinas, mas evite o excesso, o efeito pode ser contrário!

Nozes

Nozes Fonte: Paralelo 30

Na verdade todas as oleaginosas são ideais para enjoos, já que assim como a maçã possuem alto teor de fibras. Leve-as na bolsa e consuma com moderação para evitar náuseas.

Isotônicos

Isotônicos Fonte: Embalagem marca

Assim como a água o consumo em excesso pode acarretar em um efeito contrário, por isso experimente beber pequenos goles durante a viagem. O isotônico ajuda a repor os nutrientes e, é perfeito para eliminar as náuseas.

Banana

Pessoa segurando uma penca de banana Fonte: Globo Esporte

Pode ser que os enjoos podem ser ocasionados também por baixos níveis de potássio, daí o consumo de banana que é rica no nutriente.

Gengibre

Gengibre Fonte: Boa Forma

Você pode optar por consumir uma cápsula de gengibre antes da viagem, ou consumi-lo através de pequenos goles do chá ao longo da viagem ou biscoitos integrais que contenham.

Evite!

Assim como existem alimentos que contribuem existem também os vilões. Evite consumir bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, doces e café, esses podem aumentar a sensação de mal estar.

Seguindo essas dicas com certeza sua viagem será mais proveitosa e sem incômodos.

Agora que você entendeu como evitar o enjoo durante a viagem, descubra como economizar em sua próxima viagem no site da Transportal Viagens e aproveite as melhores ofertas em passagens aéreas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310