Saiba qual é a diferença entre Escala e Conexão de Voo!

Pessoas esperando no aeroporto

27/03/2019

Comprar uma passagem de avião pode não ser um processo tão simples. Para os viajantes que não estão habituados, quando o voo não é direto, optar pela melhor opção de escala e conexão de voo pode ser um pouco confusão e desafiador.

Para sanar as suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha possível nas suas próximas viagens, vamos falar um pouco sobre essas diferenças. Fique ligado!

Além dos voos diretos, com certeza você já se deparou com voos que incluem desvios ou paradas em outras cidades antes de chegar ao destino final, no momento da sua compra. Essas paradas são as escalas e as conexões. Tanto uma quanto a outra interferem na duração da viagem e no valor final do voo. Mas você sabe por que isso acontece?



Voos com Escala

Pessoas em pé na aeronave Fonte: Viagem e turismo

Quando estamos em um voo com escalas, a aeronave aterrissa em pelo menos uma cidade, antes de seu destino de fato. Geralmente, nesta parada, ocorre o embarque ou desembarque de outros passageiros. Ou seja, desembarque de passageiros que vão ficar no local da parada, e o embarque de passageiros que irão seguir para o destino final da viagem, porém, têm origem diferente.

A escala também é feita para reabastecer o avião. Durante esse processo, os passageiros não estão liberados para deixar a aeronave. Todos esses procedimentos de reabastecimento, embarque e desembarque podem estender o tempo de duração do voo.

Voos com Conexão

Escadaria para subir no avião Fonte: Tudo viagem

Nos voos com conexão também ocorre a pausa para o embarque e desembarque de passageiros, e reabastecimento do avião, se necessário. Neste caso, a diferença é a troca de aeronave.

Sendo assim, até mesmo os passageiros que vão seguir até o destino final, devem desembarcar e realizar um outro embarque no avião que continuará a viagem até a cidade desejada.

Os passageiros em trânsito devem seguir as orientações dos agentes das companhias aéreas responsáveis, para que possam se dirigir ao portão de embarque correto, no horário indicado.

Lembre-se que, diferentemente da escala, em uma conexão, o número do voo muda. Já que um novo trecho da jornada se inicia. Além disso, nas conexões de voos internacionais, é comum que a passagem pelos departamentos de imigração e alfândega seja realizada nesse trecho.

Quanto tempo dura uma conexão de um voo?

Relógio Fonte: economia uol

O tempo de conexão de um voo pode variar. Quando este período é curto, é necessário realizar o novo embarque imediatamente. Fique atento aos horários e distâncias entre os portões para evitar contratempos. Entretanto, há também as conexões que podem levar horas de espera.

Um fato que pode confundir muitos passageiros é quando a conexão é feita com mudança de aeroporto. Caso realmente deseje optar por esse tipo de voo, avalie bem as distâncias entre os terminais com antecedência e, verifique como deverá proceder sobre retirada de bagagem, check-in e despacho de bagagem.

O que acontece com as minhas bagagens?

Bagagem na esteira Fonte: Forbes Brasil

Geralmente, durante as conexões, as bagagens despachadas são transferidas para a nova aeronave pela equipe responsável da companhia que opera os voos. Cabendo aos passageiros, somente, carregarem consigo suas bagagens de mão.

Em todo o caso, é imprescindível informar-se no momento do check-in sobre esses detalhes. Pois, não é comum, mas há conexões em que os passageiros são orientados a recolherem suas bagagens despachadas, e deixa-las em uma outra esteira para que sejam encaminhadas ao novo voo.

Como identificar escala e conexão no momento da compra?

Interior do aeroporto Fonte: Thomallo

Ao comprar a sua passagem, leia com atenção todas as informações sobre os voos, tendo eles uma ou mais paradas. Para saber se as paradas tratam-se de escalas ou conexões, fique atento a esses detalhes:

  • Horários de partida e chegada;
  • Duração de cada trecho (escala) ou voo (conexão);
  • Mudança do número de voo (conexão);
  • Tempo de espera dentro da aeronave (escala);
  • Troca de aeroportos (conexão);
  • Especificações sobre mala de mão e bagagens despachadas.

Minha conexão é longa: O que fazer?

Pessoas no aeroporto Fonte: Business wire

Como mencionado, há casos de conexões em que o período de espera entre um voo e outro pode chegar a 12 horas ou mais. Então, você deve estar se perguntando: “O que fazer nesse intervalo?”, “Posso sair do aeroporto?”, “Como fazer o tempo passar mais rápido?”.

Antes de tudo, certifique-se de fazer o desembarque, e a retirada das bagagens, se necessário, com calma. Depois disso, deixe um espaço confortável de tempo para procurar o novo portão de embarque, questões burocráticas (em voos internacionais, passagem pela imigração e alfândega), possíveis idas ao banheiro e pausas para lanches.

Se você conseguir fazer isso tudo com calma e ainda te sobrar tempo, é hora de relaxar. Procure um local confortável para sentar, ler, ouvir um pouco de música, assistir vídeos, mandar e-mails e mensagens. Ou aproveite para explorar as vitrines das lojas e os free shops.

A saída do aeroporto só é recomendada quando o intervalo de espera entre os percursos é maior que sete horas. Ainda assim, em viagens internacionais, é necessário ter o visto de turismo para sair do terminal e circular pelo local. No entanto, fique atento a qualquer imprevisto para evitar atrasos e a perda do voo.

Você Sabia?

Pessoas no avião - Voo Fonte: Blog todos a bordo

Voos com conexões são mais caros. Como envolvem paradas em outros aeroportos, costumam apresentar taxas mais altas para arcar com a infraestrutura prestada aos passageiros em trânsito.

Agora que você já sabe tudo sobre escalas e conexões de voo, basta escolher a opção que melhor atende às suas necessidades em sua próxima viagem. Em qualquer caso de dúvidas, estaremos aqui para te ajudar.

Continue nos acompanhando para receber mais dicas e esclarecimentos que vão facilitar o processo de planejamento da sua viagem e, diversas informações sobre os melhores destinos.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Pessoas embarcando em Voo
Descubra Como Antecipar Voo nas Principais Companhias do Brasil!
Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça
Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!
Veja Todas >
Cadastur