Erro de digitação na compra da passagem aérea – Como resolver!
Com a internet fica muito mais fácil comprar uma passagem aérea. Porém, com os recursos de preenchimento automático e até mesmo pela falta de atenção, alguns erros podem passar. É bastante comum passageiros cometerem erro de digitação na compra da passagem aérea, mas em vez de se desesperar, saiba que isso tem solução.
Por mais que um erro pareça pequeno, como esquecer uma letra do nome, colocar um número a mais no documento, é importante que ele seja corrigido. Afinal, você não quer ter dores de cabeça com isso depois.
Realizar a alteração do erro é bem simples. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a resolver esse problema. Confira:
+ Veja Também O Que Fazer Antes de Entrar no Avião: 9 Dicas Imperdíveis!
Índice
Como corrigir o erro de digitação da passagem aérea?
Infelizmente todos estão sujeitos a errar na hora de digitar. Mas isso pode ser facilmente resolvido e você não precisa se desesperar. De acordo com a resolução nº 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) todo usuário pode solicitar a correção junto às empresas aéreas.
Se você digitou o nome errado, por exemplo, uma letra a mais ou a menos, isso pode ser facilmente resolvido. O que não vale é querer trocar o nome todo do passageiro.
Posso ignorar o erro?
Errou uma letra a mais no nome ou sobrenome? Não deixe passar e muito menos tente fazer o check-in insistindo no erro. Todos os documentos são conferidos na hora do embarque e as informações devem estar de acordo com as da Receita Federal.
Qual foi o tipo de erro de digitação?
Se você colocou uma letra a mais ou a menos no nome, basta entrar em contato com a companhia aérea através dos seus canais de atendimento e solicitar a alteração. Lembrando que esquecer de colocar um dos sobrenomes não é considerado erro e nesse caso não precisa corrigir.
Se o erro foi algum número de documento ou data de nascimento também deverá entrar em contato. Provavelmente te pedirão as comprovações dos documentos para fazer a alteração.
Errou o e-mail? Isso também pode e deve ser alterado. Afinal, é através dele que você recebe as confirmações do voo, número de embarque, etc.
+ Veja Também 10 Coisas que você não pode levar no avião e 5 que pode!
Como solicitar a alteração nas companhias aéreas?
Cada companhia aérea tem seus meios para resolver esse tipo de caso. Algumas são mais exigentes e outras nem tanto. E todas dispõem de um canal de comunicação para a correção dos dados.
Confira abaixo como proceder com as companhias aéreas brasileiras mais conhecidas.
Gol
Se o erro foi simples ele será corrigido rapidamente, colocou uma letra a mais no nome, por exemplo. É uma alteração pequena e não precisa de comprovações. Mas se você trocou de nome devido a casamento ou separação, terá que apresentar a certidão para comprovar.
Caso você tenha errado o e-mail, CPF ou a data de nascimento, terá que entrar em contato com o SAC ou chat online. É importante saber que cada caso é analisado separadamente pela companhia.
Se você é cadastrado no programa Smiles pode fazer a alteração no próprio site da companhia.
- SAC: 0800-704-0465.
LATAM
A LATAM não permite a alteração de erro de digitação do nome do passageiro. Por isso, eles sempre alertam sobre ter atenção no momento de preencher os dados.
Erro de digitação em informações como e-mail, telefone ou documentos podem ser alterados quando você fizer o check-in. Em caso de dúvida, entre em contato com a companhia aérea através dos seus canais de atendimento.
- Telefones: 0300-570-5700, 4002-5700.
Azul
Se o erro foi pequeno, você pode alterar facilmente. Colocou um número errado, uma letra a mais, o e-mail foi errado? Não se preocupe, a Azul faz a alteração. Mas atenção: se você errou uma letra que transformou seu nome em masculino ou feminino, por exemplo: seu nome é Julio, e com o erro saiu Julia, você deve entrar em contato diretamente com a Azul.
Se você casou, divorciou ou houve alguma alteração importante do nome depois que comprou a passagem, deverá entrar em contato com a companhia o quanto antes. Os funcionários da Azul irão checar seus dados junto com a Receita Federal.
- Central de Atendimento da Azul: 0800-887-1118
Companhias aéreas internacionais
Se você comprou a sua passagem de alguma companhia aérea internacional e cometeu um erro de digitação, o recomendado é entrar no site e conversar com o atendimento online. Geralmente, todas as companhias dispõem de um chat ou e-mail para contato.
Nesses casos, também entre em contato o quanto antes e verifique no site as condições para alteração.
É importante lembrar que é seu direito realizar a alteração de acordo com a resolução da ANAC. Então, caso tenha algum problema com a empresa aérea nessa questão, entre em contato com a ANAC pelos telefones 163 ou 0800 725 4445. Você também pode enviar sua reclamação no “fale conosco” do site.
Depois das nossas dicas ficou mais fácil saber o que fazer nesse momento. Por isso, atenção redobrada na hora de preencher seus dados, mas caso algum erro aconteça, siga as dicas que demos acima!