Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Como se adaptar nas Diferenças de Fuso Horário das Viagens!

Relógio

Viajar é sempre bom, mas quando vamos para outro país o fuso horário pode ser um incômodo. Isso porque apenas ao entrarmos em um horário diferente o corpo já sofre com essa falta de “sintonização” .

Países europeus chegam a ter de 4 a 5 horas de diferença com o Brasil, já no continente asiático esse intervalo de horas muda muito mais. Mas como se adaptar as diferenças de fuso sem sofrimento e aproveitando bem a viagem?

Há algumas coisas que você pode fazer para se adaptar melhor a um fuso sem sofrer tanto, e até mesmo passar pelo jet leg de uma forma mais tranquila. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para você se adaptar melhor ao fuso horário nas viagens e ter mais conforto. Confira:

+ Veja Também Jet Lag: O que é? Como Funciona? Sintomas e Dicas!



Durma durante o voo

Pessoas dormindo no avião Fonte: Viajeibonito

Dormir durante o voo nem sempre é fácil. A posição é desconfortável, pode haver barulho e até a luz incomodar. Porém, mesmo nessa situação, algumas horinhas de sono podem te ajudar a chegar menos cansado no seu destino.

Durante o voo tenha o seu “kit” para dormir. A manta oferecida pela companhia área é ótima para te manter bem aquecido no ar condicionado gélido do avião, se estiver com muito frio não hesite em chamar a aeromoça e pedir mais um. Para a viagem, leve também o seu travesseiro de pescoço. Eles não te deixam ficar com o pescoço torto e é ótimo para apoiar a cabeça confortavelmente.

Além do travesseiro, tenha também uma máscara de dormir, assim se você só consegue dormir no escuro, ela será sua grande aliada. Se você é desses que precisa do máximo de silêncio para dormir, um protetor auricular pode te ajudar e muito, pois abafa os sons externos.

Pronto, sem ruídos, com a máscara e o travesseiro você já terá muito mais conforto para tirar uma sonequinha durante a viagem.

+ Veja Também Saiba qual é a diferença entre Escala e Conexão de Voo!

Mude os horários do relógio e do celular

Pessoa configurando o fuso horário do celular Fonte: Techtudo

Desembarcou no aeroporto? Aproveite os minutinhos de espera na fila de imigração ou para pegar as malas para atualizar o horário no seu celular e no seu relógio. Não sabe que horas são? Utilize o wifi do aeroporto e faça uma pesquisa rápida sobre o horário local, e aproveite para mudar no seu celular.

Assim, você já se verá dentro de um novo horário e não ficará pensando sobre que horas são no Brasil. Quanto antes você se sente dentro de um fuso horário, melhor. Além disso, você não corre riscos de fazer confusão e acabar atrasando ou perdendo a hora para algum compromisso. Então, assim que chegar, mude o horário do se celular e relógio rapidamente.

+ Veja Também Classes de Voo: Entenda Como Funciona as Diferenças de Cada Uma!

Dicas primordiais para encarar a mudança de fuso horário

Não durma assim que chegar

Pessoas no avião Fonte: Viagens.sapo

Chegou de manhã ou a tarde? Nada de dormir. Deixe para dormir no período da noite, no seu horário rotineiro no Brasil. Ao chegar no hotel, tome um banho para despertar, um belo café e prepare-se para embarcar no seu roteiro.

Pode ser que você esteja cansado, então evite fazer atividades pesadas nesse mesmo dia. Faça um passeio pela região em que está hospedado, aproveite a gastronomia local, dê preferência para atividades mais calmas que não exigirão muito do seu físico, pois seu corpo ainda está se adaptando a esse novo fuso horário.

Se o sono bater, faça uma pausa, sente-se em um parque ou praça e admire o movimento local. Depois à noite você poderá ter uma bela noite de sono.

Vença a insônia

Pode ser que você desperte no meio da noite com a sensação de que já dormiu o suficiente. Isso pode acontecer porque seu relógio biológico está acostumado àquele horário e para ele é como se já fosse dia.

Nesse momento deixe o celular e outros eletrônicos longe, pois mesmo uma rápida olhadinha no celular pode deixar sua mente desperta e o sono demorar a voltar. Prefira ler um livro, organizar a mala, ou então manter uma respiração profunda e constante, focando apenas no inspirar e expirar. Usar os truques de meditação e respiração ajudam a manter mente calma e tranquila, e o sono pode chegar novamente de uma forma mais rápida.

Se você tem dificuldade em dormir fora de casa, leve algo familiar sua para a viagem, pode ser o seu travesseiro, uma fronha, pijama, etc., mas tenha algo que te remeta a sua casa e a sensação de estar na sua cama. Assim, sua mente se sentirá mais “confortável” nesse novo lugar.

Não tenha pressa

Irritado porque a sensação do jet leg não vai embora? Calma, ela vai passar. Algumas pessoas levam cerca de 2 ou 3 dias para finalmente se sentir dentr de um novo fuso, outros demoram mais. Cada organismo é único e cada pessoa tem o seu tempo, então não se cobre tanto por causa disso.

Tente ao máximo descansar o seu corpo durante a noite e no dia faça as atividades do seu roteiro normalmente. Não fique pensando sobre que horas seria naquele momento no Brasil ou focando apenas nessa sensação de jet leg, pois isso só fará com que ela dure mais tempo.

Pegue leve com você mesmo e não tenha pressa. Curta sua viagem e logo você já estará tranquilo nesse novo fuso horário.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310