Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!

Grávidas podem viajar de avião

Será que uma mulher grávida pode viajar de avião? Se essa dúvida surgiu, provavelmente você ou está esperando um bebê ou conhece alguém que está – e precisa viajar por meio de trajetos aéreos. Mas, será que existe alguma restrição nesse sentido? A mãe e o bebê correm algum risco ao voar?
Separamos no texto de hoje a resposta para essas dúvidas tão comuns e tão importantes. Afinal, cuidar bem da pessoa mais importante da sua vida e de você mesma é essencial. Confira mais abaixo o que separamos!

Dicas para quem é gravida e vai viajar de avião

Antes de mais nada, precisamos te acalmar: não há problemas em viajar de avião, mesmo estando grávida. Na verdade, essa é uma época da vida onde a mulher precisa ter cuidados em tudo que irá fazer – e voar está na lista deles. Por isso, sempre que tiver dúvidas, procure seu médico e garanta que nada vai te causar problemas. Separamos algumas informações necessárias sobre grávidas que irão viajar de avião:

Cuidados e recomendações

Cuidados e recomendações para Grávidas que vão viajar Fonte: Px here

O primeiro cuidado a ser pensado é seu período de gestação. Nos primeiros dois trimestres, não haverá nenhuma restrição por parte da companhia aérea – salvo os casos de viagens muito longas, onde o médico precisará atestar que está tudo bem para que a mulher possa seguir viagens.

Sempre é válido que você procure seu médico, fale da viagem e explique quando tempo ficará em voo. Isso é importante, embora não seja comum haver um risco alto para quem está no começo da gravidez. Às vezes, quando existe um problema desde o início da gestação, o médico pode sugerir adiar o passeio – e toda recomendação deve ser seguida à risca.

Outra recomendação importante é evitar viagens longas de avião após o segundo trimestre, geralmente depois da 24º semana. Não é muito bom para o bebê e nem para a mãe esse estresse a mais. Porém, se o médico autorizar, as grávidas podem viajar de avião.

A companhia pode recusar mulheres grávidas?

Grávida esperando voo Fonte: Momjunction

Não há nenhuma lei que prive a companhia de impedir que um passageiro voe – especialmente se ela tiver motivos médicos para isso. Porém, sabe-se que não é comum que isso ocorra com mulheres grávidas de poucos meses. Uma boa recomendação para evitar qualquer surpresa de última hora, é ligar na sua companhia e perguntar se há ou não problema – de acordo com o período da sua gravidez.
Se preciso, leve um atestado médico. Em alguns casos, quando a gestante já está com a gravidez avançada, pode se tornar obrigatório a presença do médico no avião. Nesses momentos, a suspensão ou adiantamento da viagem costuma ser a saída mais simples para quem já está com o bebê para nascer.

De quantas semanas é seguro viajar?

Grávida com menos de 24 semanas de gestação Fonte: Px here

Já falamos lá em cima que a partir de 24º semana, as companhias podem pedir para que a gestante não viaje sem a presença do seu médico – recomendação que é ainda mais comum a partir da 36º semana. Esse costuma ser o período onde a gravidez pode gerar partos prematuros e causar um problema – já que o avião pode não conseguir pousar em casos de extrema urgência.
No geral, o mais indicado é voar até o segundo trimestre, no máximo – sabendo que há riscos a partir do quinto mês. Um parto prematuro no avião é extremamente problemático e pode causar sérias complicações.

O que fazer em caso de alguma emergência e parto prematuro?

Grávida no avião Fonte: Estratégia oab

Mas, e se você seguir todas as recomendações e cuidados e, mesmo assim, sofrer um problema durante o voo. Bom, primeiro, saiba que as companhias aéreas têm, por obrigação, pessoas treinadas para os mais diferentes tipos de situações. Porém, vale dizer que os tripulantes não são médicos e fazem seu papel de primeiros socorros e de tranquilizar o passageiro.

No caso de uma emergência, a tripulação solicita o médico a bordo, que tem a obrigação ética de realizar o atendimento. Portanto, se sentir algum desconforto, chame uma comissária de bordo e peça ajuda.

Dicas gerais durante o voo

Dicas gerais durante o voo para Grávida Fonte: Lalarebelo

Mulheres grávidas costumam precisar ir ao banheiro com maior frequência e posem sentir enjoo durante a viagem. Para períodos mais longos, sugere-se que ela dê alguns passeios pelo avião para evitar inchaços e beba bastante água para evitar ressecamento das narinas.
Para voos mais curtos, o ideal é ir ao banheiro sempre que sentir necessidade e não tomar medicações sem que o médico tenha ciência delas. Seguindo esses passos as grávidas podem viajar de avião tranquilas!

Companhias aéreas que dão suporte à grávida

Grávida olhando o estacionamento dos aviões Fonte: Minutouno

Todas as companhias aéreas dão algum tipo de suporte aos passageiros e são enfáticas em relação às grávidas acima da 36º semana: elas só viajam se houver um médico a bordo ou mesmo um médico contratado pela própria passageira.

No geral, os cuidados serão com a hidratação constante e até mesmo com a proibição do embarque. Mas são em casos onde há risco para o bebê e para a mulher.

Gostou das nossas dicas sobre se as grávidas podem viajar de avião? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310