Melhores Dicas Para Grávidas Viajarem de Ônibus Sem Preocupação!

Grávida em Rodoviária

08/05/2019

Durante a gestação as mulheres passam por um período incrível de mudanças, muita felicidade e até algumas dificuldades.
Durante esse tempo, é possível que as grávidas queiram viajar de ônibus, porém, nesse momento surgem diversas dúvidas e preocupações sobre as melhores práticas para esse tipo de viagem. Será que Grávidas podem viajar de ônibus?

Viajar é sempre algo muito bom e é sempre uma experiência incrível quando fazemos por lazer. Porém, as gestantes ficam em dúvida sobre a possibilidade de viajar, afinal, essa é uma condição delicada e que exige certos cuidados.

Claro que as grávidas podem viajar de ônibus! Elas podem fazer praticamente tudo o que quiserem! Porém, é necessário tomar alguns cuidados para que não haja desconforto durante a viagem.

Estamos trazendo algumas dicas para gestantes que estão viajando de ônibus para uma jornada tranquila, sem sustos e que, principalmente, preze pela sua saúde e segurança. Vamos lá?

+ Veja Também Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!

Grávidas Podem Viajar de Ônibus? Dicas e cuidados

Gravida viajando de ônibus Fonte: Universa

Agora que você já sabe que grávidas podem viajar de ônibus, é preciso saber o que fazer antes de viajar e durante a viagem para evitar riscos à saúde e desconforto durante todo o percurso realizado dentro do ônibus.

Vale lembrar aqui que grávidas podem viajar de ônibus sem nenhum tipo de normas ou regras diferentes. Apenas é recomendável uma rápida consulta com o médico que está acompanhando a gestação para ele que aprove a viagem e dê dicas importantes do que você pode ou não fazer.



Se atente sempre ao tamanho da viagem

As grávidas podem viajar de ônibus, porém a primeira coisa a ser feita é manter sempre a atenção na duração das viagens. Como é de se esperar, quanto maior e mais longa a viagem, mais você deve se preparar e mais cuidados precisa tomar.
Durante uma viagem ficamos muito tempo sentados e durante esse período o corpo acaba inchando levemente. No caso das grávidas esses efeitos são ainda piores. Para evitar o inchaço e dores nas pernas e pés por causa desse efeito, antes do embarque coloque meias de compressão.

Escolha lugares no corredor

Geralmente as pessoas procuram viajar na janela, pois é mais fácil de cochilar. Porém, as mulheres grávidas precisam levar em consideração que, por causa da reorganização dos órgãos que acontece durante a gravidez, a bexiga acaba tendo bem menos espaço e consequentemente a vontade de ir ao banheiro aumenta bastante.

Por isso, sente em um lugar propício para que você possa sempre se levantar e ir ao banheiro sem precisa fazer muito esforço e com bastante agilidade.

+ Veja Também  4 Lanches Para Viagens Que Não Podem Faltar na Sua Bolsa!

Se preocupe com a hidratação e com a alimentação

As grávidas costumam desidratar mais rápido, e isso a um processo normal, mas que deve ser levado em consideração na hora de organizar uma viagem de ônibus.

Mesmo que a maioria dos ônibus de viagem contem com filtros ou copos de água mineral, é importante sempre preparar uma garrafa com água para beber durante a viagem e a qualquer parada, abastecer a garrafinha.

É recomendado que a gestante beba pelo menos 1 litro de água a cada 6 horas, principalmente durante uma viagem.
Já para os lanches, procure sempre os leves, sanduíches naturais e frutas são uma boa pedida. Dê preferência por levar os lanches de casa para evitar comer algo que possa causar reações alérgicas. Evite a comida das rodoviárias.

O que fazer com as bagagens?

A regra para as gestantes é nunca levantar peso. Por isso, as bagagens não devem ser carregadas por você! Carregue apenas uma maleta leve com o que é mais necessário, como água, lanches e também todos os medicamentos que possam vir a ser importante para a sua viagem.

+ Veja Também  O Que Levar na Bagagem de Mão? 5 Dicas Para Não Passar Sufoco!

Como grávidas podem viajar de ônibus usando cinto de segurança no ônibus?

Mulher com o cinto abaixo do abdome Fonte: Guichê virtual

O cinto de segurança é importante para todos os passageiros, principalmente para as gestantes. Porém, o equipamento pode gerar uma certa dúvida em relação a qual é a melhor forma de utilizá-lo.

Os ônibus contam com cintos abdominais, ou seja, aqueles que são colocados sobre a barriga. No caso das grávidas, é necessário colocar o cinto abaixo do abdome, de forma confortável e ao mesmo tempo segura.

Caminhadas e exercícios

Ficar muito tempo sentado atrapalha bastante a circulação. Por isso, sempre que tiver uma oportunidade de dar uma esticada nas pernas ou então de fazer um alongamento, faça. Viagens de ônibus de média e longa distância sempre fazem uma parada para um lanche.

Aproveite este momento para esticar bem as pernas, fazer uma rápida caminhada e também fazer exercícios de alongamento. Essa dica é importantíssima para evitar desconforto e problemas de saúde.

Dicas extras

Mulher grávida segurando Mala Fonte: Nascemothercare

Agora que você já sabe que as grávidas podem viajar de ônibus e conferiu algumas das dicas principais para poder seguir uma boa viagem.

Mas, ainda existem muitas outras dicas que podem facilitar bastante uma viagem de ônibus para gestantes. Uma boa dica é comprar pacotes de viagens que permitam a você, a compra de passagens, reserva de hotéis ou pousadas com a ajuda da Transportal Viagens.

Para viagens que vão durar alguns dias, é importante reservar hotéis e pousadas com antecedência para poder chegar ao seu destino e aproveitar cada minuto!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Menina no alto do monte - Pacote de viagem
Pacote de Viagem Barato Pela Internet – Viaje Gastando Pouco!
Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Veja Todas >
Cadastur