Jet Lag: O que é? Como Funciona? Sintomas e Dicas!

Relógios em diferentes fuso horários - Jet Lag

10/04/2019

Se tem uma coisa que todo mundo gosta é de viajar, conhecer novos lugares, parece que a alma está trocando de roupas, porém para algumas pessoas as viagens mais longas pode ser um problema, pois passam pelo jet lag. Algumas pessoas não sofrem com o fuso horário, mas quem sofre, tem muitos problemas em viagens longas, o que acaba tornando cansativo e estressante, tudo que uma viagem não deveria ser.

Mas você sabia é possível fazer com que os sintomas causados pelo jet lag sejam minimizados com dicas bem simples? Esse é o nosso assunto de hoje, afinal de contas, viajar é tão bom que não pode estragar esse momento tão aguardado!



Você sabe o que é jet lag?

Pessoas nos assentos do avião Fonte: Novas rotas

O jet lag é um probleminha passageiro que acontece quando viajamos, especialmente de avião, para locais com um fuso diferente do que estamos acostumados, muito comum em viagens internacionais. Ele ocorre quando acontece uma mudança em nosso ciclo diário, que possui 24h, onde dormimos, acordamos, alimentamos em horários específicos.

Ao viajar para um local onde essa mudança de fuso é mais acentuada, acima de 4h de diferença, é possível que você sinta os primeiros sintomas do jet lag. Um jeito simples de entender, é como se fosse o período de adaptação do corpo ao novo horário, aos novos hábitos. Os sintomas que ocorrem com mais frequência, são:

  • Cansaço;
  • Cefaleia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Perda leve de memória,
  • Dificuldade para pegar no sono.

Os sintomas ocorrem, pois, o nosso corpo está buscando novas formas para conseguir se adaptar a nova rotina, quando antes era noite agora é noite, no momento em que você estaria dormindo, você agora está realizando algum tipo de atividade.

Não se preocupe, os sintomas não duram muito tempo, no máximo uns 3 dias, de forma gradativa. Mesmo que seja poucos dias, isso pode causar mal-estar em dias importantes da sua viagem, principalmente se você estiver viajando sozinha. Em dias de viagem, todo dia deve ser aproveitado ao máximo para explorar todas as maravilhas do local escolhido.

+ Veja Também Saiba qual é a diferença entre Escala e Conexão de Voo!

Sintomas causados pelo jet lag: Como amenizar?

Homem dormindo Fonte: Banco da saúde

Por mais que os sintomas do jet lag sejam causados pelo nosso corpo, como se fosse um mecanismo de adaptação, existem formas de amenizar todos os desconfortos, são medidas simples, mas que aliviam bastante, confira a seguir:

  • Antes do embarque, descanse bastante: Toda véspera de viagem, temos muitas coisas para arrumar e preparar, para não faltar nada na hora de viajar, que esquecemos do principal, o descanso. Procure marcar todos os compromissos para pelo menos 3 dias antes, arrume malas, documentos, nos dias que antecedem a viagem, para que na véspera seja possível descansar.
  • Procure formas para adaptar o seu corpo ao horário novo: Essa é uma das melhores formas para amenizar os sintomas do jet lag, que é iniciar o processo de adaptação do corpo ao novo horário. Uma forma para fazer isso, é tentar alterar os horários de descanso noturno, para mais cedo ou mais tarde, de acordo com o local escolhido para a viagem.
  • Faça o ajuste no seu relógio ao embarcar: Não encare o voo apenas como um transporte até o destino final, pense que é uma boa oportunidade para que seu corpo consiga ir passando pelo processo de adaptação. Ao entrar no avião, já faça o ajuste do seu celular, do relógio e qualquer outro dispositivo.

+ Veja Também Como Ficar Confortável Durante o Voo? 12 Dicas Imperdíveis

Alimentação

  • Não esqueça de beber água ao longo do voo: Pode parecer uma orientação básica, uma dica de vida, mas na verdade ela é muito valiosa do que isso. Manter a hidratação ao longo de toda a viagem faz toda a diferença na intensidade dos sintomas do jet lag, como por exemplo os enjoos, a dificuldade de concentração e as dores de cabeça, tudo graças à hidratação no voo.
  • Opte por refeições mais leves: Além dos cuidados com a hidratação, é muito importante cuidar da alimentação durante o voo. Nada de comidas pesadas, aposte em lanches rápidos e leves, como frutas, sementes ou uma saladinha bem leve. Caso seja possível, alimente-se nos horários que as refeições irão acontecer no seu destino. Isso também faz parte do processo de adaptação do corpo.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

Dicas para fugir dos sintomas do jet lag

Pessoa correndo na praia Fonte: Orla oceanica

Seguindo as orientações acima, o risco de você sofrer alguns dias com jet lag já reduz bastante, mas ainda tem mais coisas que podem ser feitas para evita-lo. Uma dica de ouro é evitar dormir na hora em que chegamos ao hotel, já no destino, essa é uma das piores coisas a se fazer. Por mais que o cansaço fale mais alto, procure se manter acordado para seguir o fuso horário local. Essa é melhor forma do seu corpo conseguir se adaptar rápido ao fuso horário local.

Ao chegar no seu destino, a primeira coisa a se fazer é tomar um bom banho, para relaxar o corpo e energiza-lo com as energias do local. É com essa energia que vai ser possível conseguir resistir ao soninho do cansaço! Tome um banho, coloque uma roupa e vá aproveitar o seu primeiro dia de viagem, sem cansaço, sem dor de cabeça, deixe apenas a curiosidade e êxtase da viagem tomar conta!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Pessoas embarcando em Voo
Descubra Como Antecipar Voo nas Principais Companhias do Brasil!
Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça
Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!
Veja Todas >
Cadastur