O que é Overbooking – O Que Fazer nesta situação?
Sabe o que é o overbooking e por que você pode passar por isso em seu próximo voo? No texto de hoje, vamos te contar tudo sobre o overbooking e como garantir seus direitos quando necessário.
Siga conosco e saiba tudo sobre o tema.
Índice
O que é overbooking?
Overbooking é um termo em inglês, para situações que uma companhia aérea faz a sobrevenda. Ou seja, vende mais assentos do que os que estão disponíveis na aeronave.
O que muitos não sabem é que esse tipo de prática é prevista e consta na maioria dos “termos e condições” das empresas na hora da compra das passagens.
O principal motivo por trás disso, é que as empresas consideram a porcentagem de não comparecimento de passageiros. Por conta disso, geralmente, são ofertadas mais vagas do que de fato o avião possui. Além disso, existem outros motivos, que explicaremos melhor abaixo.
Embora raro, muitas vezes a quantidade de passageiros no embarque é maior que a capacidade, gerando o overbooking. Entretanto, o cliente é totalmente amparado pela Lei nessas situações, para não ficar no prejuízo.
+Veja também Como Escolher o Assento no Avião? 7 Dicas Para Você Viajar Melhor!
O que fazer quando tem overbooking no voo?
Overbooking em voos no Brasil
No Brasil, independente do motivo por trás do overbooking, a responsabilidade é integral da empresa. O cliente fica livre para decidir a melhor opção de acomodação ou realocação.
De modo geral, o passageiro vai chegar até a companhia aérea e vai ouvir o que eles têm a dizer a respeito das possibilidades de soluções para o excesso de passageiros.
É preciso ter em mente que só deve aceitar caso a proposta seja boa e faça sentido para você. Caso contrário, você pode e deve contatar a ANAC, para não sair no prejuízo. É importante juntar provas, caso resolva pela última possibilidade.
Overbooking nos Estados Unidos
A prática do overbooking é bem mais comum e até mesmo legal nos Estados Unidos. Entretanto, de modo geral, as regras para resolver essa solução são bem parecidas. Porém, a indenização tende a ser bem mais vantajosa para quem desiste de seu lugar no voo, rendendo boas recompensas a quem estiver disposto a abrir mão de seu assento.
Overbooking na Europa
No Velho Continente, o overbooking é ainda mais comum que os Estados Unidos. Dessa forma, a maioria dos passageiros já sabe sobre esse fato e sobre seus direitos.
De modo geral, o bônus para quem desiste de seu lugar gira em torno de 250 a 600 euros. Além disso, o passageiro recebe integralmente seu gasto com as passagens e despesas como alimentação, hospedagem, entre outros.
+Veja também O Que Fazer Antes de Entrar no Avião: 10 Dicas Imperdíveis!
O que pode ocasionar o overbooking?
Como vimos acima, o principal motivo de ocorrer o overbooking é vender mais passagem do que a aeronave suporta, por conta da porcentagem de não comparecimento. Embora pareça algo contra produtivo, isso tem um motivo: as aeronaves que ficam com lugares vazios acabam tendo menos lucro.
É um fato comum que muitos passageiros acabam não embarcando, seja por perder o horário, remarcar a viagem, pedir reembolso ou apenas desistir. Por conta disso, as empresas aéreas buscam vender mais passagens para garantir que o voo fique com o máximo de passageiros.
Além disso, essa “equação” faz sentido, mesmo financeiramente. Tendo em vista que as companhias tratam isso como algo comum e normal, principalmente nos Estados Unidos e Europa. E como sabemos, as empresas não jogam para perder. Dessa forma, faz sentido para elas adotarem essa política de overbooking.
Entretanto, não é esse o único motivo que gera o excesso de passageiros. Outro motivo bastante comum tem a ver com problemas de manutenção, onde o avião do voo é substituído. Dessa forma, é possível que a nova aeronave tenha menos lugares que a anterior, causando um número maior de passageiros do que de espaço disponível.
Além disso, a realocação de passageiros acaba sendo um motivo bastante presente. Cancelamentos, atrasos e perdas de conexão podem deixar passageiros sem um local. Dessa forma, a realocação deve ser feita, podendo causar excesso de passageiros. Além disso, passageiros que já estão em trânsito, como em uma conexão, por exemplo, têm prioridade nos voos.
+Veja também Saiba qual é a diferença entre Escala e Conexão de Voo!
Direito dos passageiros
O passageiro não é obrigado a aceitar as ofertas da companhia aérea, principalmente se o cliente for ainda mais prejudicado. Dependendo do caso, é possível solicitar um novo voo por outra companhia com os gastos cobertos pela cia que vendeu a passagem.
As novas regras da ANAC de 2017 garantem uma indenização em dinheiro para esse tipo de problema. O valor é de 250 DES para voos nacionais e 500 DES para voos internacionais.
- Atenção: DES é a moeda do FMI, tendo alterações diárias. De modo geral, em reais o valor equivale a R$7,41
Existem outras regras que devem ser seguidas além da indenização, tais como:
- Remarcação do voo para a data e horário que melhor encaixe para o passageiro;
- Reembolso total dos gastos do passageiro, incluindo tarifas e taxas de embarque;
- Caso haja disponibilidade, embarcar no próximo voo da empresa com o mesmo destino, ou caso não tenha disponibilidade, no próximo voo de outra companhia. Nessa situação a empresa é obrigada oferecer a assistência com alimentação, transporte e hospedagem;
- Entre outras regras.
Além disso, se o passageiro ser desrespeitodo ou humilhado, poderá entrar com um processo por danos morais contra a empresa.
+Veja também O Que É Cancelamento Por No-show? Saiba o Que Fazer!
Como tentar evitar o problema?
Ainda que o passageiro seja recompensado e tenha direitos, o overbooking poderá atrasar os planos de viagem. Dessa forma, é preciso ter práticas que vão evitar que ele ocorra.
Programas de fidelidade com as companhias aéreas, trazem benefícios para seus clientes especiais. Desse modo, esses programas trazem benefícios extras, e evitar que não embarquem por excesso de parceiros é um problema que esses clientes dificilmente vão passar.
Entretanto, mesmo sem ser um cliente “vip”, é possível garantir seu embarque. De modo geral, o overbooking é verificado quando o avião está quase cheio. Dessa maneira, os que chegam por último para o check-in, acabam ficando mais propensos a ficarem em overbooking.
Dessa forma, o indicado é sempre chegar com antecedência ou ainda fazer o check-in online, garantindo sua vaga na viagem.
+Veja também Devo Chegar Com Quanto Tempo de Antecedência no Aeroporto!
Para mais dicas sobre viagens, destinos e outros temas relevantes, continue acompanhando a Transportal!