Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer Antes de Entrar no Avião: 9 Dicas Imperdíveis!

Mulher no aeroporto - O que fazer antes de entrar no avião

Para quem vai viajar de avião pela primeira vez sempre surgem dúvidas sobre o que fazer antes de entrar no avião e até mesmo alguns medinhos. Mas não se preocupe, aeroportos não são bichos de sete cabeças e nós separamos 9 dicas imperdíveis que vão te ajudar a esclarecer as suas dúvidas e a se preparar para a viagem. Confira:

Saiba o que fazer antes de entrar no avião

+ Veja Também Conheça os Melhores Aplicativos Para Viajar – 12 Apps Mais Úteis!

1) Documentos

Documentos - Passaporte - RG - Certidão Fonte: Cantinho de ná

Em casa, faça uma listinha de documentos que precisará para a viagem. Em voos nacionais, é obrigatório um documento de identificação com foto, são aceitos:

  • RG
  • Passaporte brasileiro válido (não pode estar vencido)
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • CNH-e
  • Carteira de Trabalho

Se você não tiver mala para despachar e já tiver feito o check-in online ou pelo totem, o documento de identificação vai ser pedido somente no momento de embarque.

Nos voos internacionais, muita atenção com a documentação exigida, nos destinos da América do Sul (menos Guiana Francesa) você pode viajar com o RG por estar dentro da área de acordo do MERCOSUL. Em viagens para Europa e outros continentes o passaporte é obrigatório.

Atenção: Fique atento as regras de imigração do seu país de destino, o seguro saúde é um documento obrigatório também em viagens internacionais, além de comprovante de hospedagens, dinheiro, e em alguns países a entrada é permitida apenas com o visto.

+ Veja Também Como fazer Check-in Online? Aprenda um jeito fácil de confirmar a presença

2) Check-in

Check in online Fonte: Vemvoar

A primeira coisa que você faz quando chega ao aeroporto é o seu check-in. Você pode fazê-lo no totem da companhia área ou no momento que despacha as malas. As maiorias das companhias aéreas também liberam o check-in para ser feito online através do site ou aplicativo.

Mas atenção: nunca deixe para fazer o check-in em cima da hora. Chegue ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência, e não corra o risco de perder seu voo.

+ Veja Também Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!

3) Cartão de embarque

Cartão de embarque da Gol Fonte: Praias do Caribe

O cartão de embarque é o documento que contém seu nome, informações do voo, número da poltrona e portão de embarque. Quando você faz o check-in online, ele é automaticamente gerado. Você pode imprimi-lo ou levá-lo no celular e apresentar na entrada do embarque.

Se você realizar o check-in no aeroporto nos totens disponíveis, ele será impresso no mesmo momento, ou ao despachar a sua mala a própria equipe lhe entregará o cartão de embarque.

+ Veja Também Descubra Como Lacrar Sua Mala de Viagem Usando Sealbag!

4) Despachar as malas

Homem segurando mala de viagem Fonte: Discas da Disney e Orlando

Sempre verifique no momento da compra da sua passagem quantas malas são permitidas e o peso limite de cada uma, assim como as dimensões autorizadas. Na hora de despachar, dirija-se até o balcão da companhia aérea.

+ Veja Também Saiba Como Funciona o Aluguel de Malas de Viagem e Economize!

Atenção: não deixe objetos de valor na mala despachada ou dinheiro, prefira levá-los consigo na mala de mão para sua maior segurança. Além disso, também não é permitido objetos de fogo, notebooks ou celulares. Eletrônicos sempre deverão ser levados com você na mala de mão. Então não os coloque na mala despachada e evite ter que abri-la novamente.

Se o seu voo tiver conexão, pergunte no guichê como fará para pegar suas malas. Na maioria dos casos, você as retira somente no destino final. Porém, é sempre melhor perguntar, principalmente em voos com longas escalas.

+ Veja Também Como Fazer as Malas: 5 Dicas Para Levar Tudo o Que Precisa!

5) Bagagem de mão

Mulher com bagagem conferindo documentos Fonte: Viagem e turismo

Recentemente as companhias aéreas mudaram as regras para as bagagens de mão. Agora é permitido que a bagagem pese até 10 kg e esteja dentro dos limites de altura e comprimento. Antes de fazer as malas, verifique no site da companhia aérea quais são as medidas padrão permitidas. Também, em frente ao guichê das companhias, sempre há um móbile que você encaixar sua mala e ver se ela se enquadra nas medidas.

Nas bagagens de mão não são permitidos objetos cortantes e de fogo. Nisso estão incluídos alicates de unha, isqueiro, chaveiros que possuem pequenos canivetes, entre outros. Em voos internacionais é proibido levar na bagagem de mão: água (mas você pode levar a garrafa vazia), alimentos e desodorantes em aerosol.

Se no momento de passar pelo raio x, sua mala conter alguns desses objetos, eles poderão ser descartados pela equipe de segurança.

+ Veja Também O que é proibido e permitido ser levado na mala em uma viagem

6) Raio X

Raio X Fonte: Todosabordo

Antes de entrar na área de embarque, você deverá passar pelo Raio X. A sua bagagem será escaneada, e caso a equipe de segurança suspeite de algum objeto não autorizado, eles poderão abrir a mala na sua presença para conferir os itens presentes. Esse é um procedimento bem normal, então não se preocupem caso peçam para abrir a sua mala.

Você também passará pelo Raio X, então tire todos os objetos metálicos, como relógios, as moedas dos bolsos, cinto, pulseiras, celular. Evite ir com muitas bijuterias ou itens metálicos, pois isso pode te atrasar e sempre dá trabalho colocar tudo de novo. Os casacos também devem ser retirados e colocados nas bandejas para passar pelo Raio X.

Depois de passar pelo Raio X, dirija-se para o seu portão de embarque.

+ Veja Também Dicas que Você Precisa Saber Antes Passar na Alfândega!

7) Voos internacionais

Posto federal no aeroporto Fonte: Taindopraonde

Depois de passar pelo Raio X, em voos internacionais antes de ir para a área de embarque, você passará pelo posto da Polícia Federal para verificação do seu passaporte. É um processo rápido em que fazem a checagem do seu passaporte e computam a sua saída do país. Depois, você já pode ir para o seu portão de embarque.

+ Veja Também Atraso e Cancelamento de Voo: Quais os Direitos do Passageiro !

8) Portão de embarque

Portão de embarque do aeroporto Fonte: Passageiro de primeira

O portão de embarque é onde você deverá esperar pelo seu voo. No momento do embarque, os funcionários da companhia aérea pedem aos passageiros para organizar uma fila e conferem seu documento de identificação. Depois desse processo, basta seguir para a aeronave.

+ Veja Também Como Encontrar Voos Baratos: Veja as 7 Dicas de Ouro !

9) Voos com conexão

Mulher pegando bagagem Fonte: Viajanet

Caso seu voo tenha conexão, questione a companhia aérea sobre o processo de retirada das malas despachadas.

Quando seu voo tem uma conexão significa que ele fará um pouso em outra cidade antes de partir para o seu destino final. Nesse momento pode haver troca de aeronaves. Verifique no seu cartão de embarque e também no momento de compra da sua passagem, qual a cidade de conexão, se precisará trocar de aeronave e qual será a companhia aérea.

Atenção: O voo de conexão terá uma nova numeração e outro portão de embarque.
Dependendo de quantas horas você ficará em conexão, você pode sair um pouco pela cidade e depois voltar a tempo para seu voo, mas atenção, em voos internacionais isso não é sempre permitido, pois muitas cidades exigem visto para poder transitar por ela. Sendo assim, você terá que ficar apenas na área de embarque e aguardar seu voo.

Agora que você já conferiu nossas dicas sobre o que fazer antes de entrar no avião, aproveite para programar a sua viagem sem medo e com tranquilidade.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310