O Que Levar na Bagagem de Mão? 5 Dicas Para Não Passar Sufoco!

Bagagem de Mão

29/03/2019

Você planejou a sua viagem com todo o cuidado e carinho, esperando ansiosamente para aqueles momentos que serão recordados por fotos incríveis chegue logo, mas eis que você esquece o carregador do seu celular/tablet na mala que será despachada ou que você não pode escovar os dentes, porque sua nécessaire também foi despachada. São inúmeras situações que podem acontecer, que te lembraram que faltou o planejamento em relação a sua bagagem de mão.

Sabemos que esses erros são comuns, pois são tantos detalhes que precisamos organizar, que sempre deixamos alguma coisa passar. Mas nós da Transportal, estamos aqui para te ajudar e te lembrar de todos os itens necessários para sua bagagem de mão.

Não se preocupe, de acordo com as regras da ANAC, é que em voos domésticos o passageiro pode ter direito (de acordo com a opção escolhida junto à companhia aérea) a bagagem de mão, que pode pesar até 10Kg e as dimensões da mala não pode ultrapassar 115cm de soma total de (comprimento + altura + largura). Mas existe regulamentações especificas que determinam os itens que podem ser levados na bagagem de mão e os que precisam (obrigatoriamente) ser despachados.

Quais os itens podem ser levados na bagagem de mão do avião?

Retirando mala da bagagem do avião Fonte: Siesta box

Basicamente, são itens que não oferecem risco à saúde da tripulação e dos passageiros e também produtos de uso pessoal, segue uma listinha para que você consiga se lembrar de uma forma rápida:

  • Bolsa ou maleta de mão pequena;
  • Casacos, mantas ou cobertores;
  • Itens de higiene pessoal, como: Hidratante, pasta de dente, escovas para cabelos e dentes, desodorante entre outros;
  • Guarda-chuva ou bengala (desde que não tenham pontas);
  • Livros;
  • Eletrônicos;
  • Documentos;
  • Maquiagem (desde que seja sólida, como: batom, protetor labial);
  • Alimentos infantis/mamadeiras em pequena quantidade (suficiente para a duração do voo);
  • Alimentos rápidos, como: biscoitos;
  • Medicação vital, com prescrição médica e horários;
  • Medicamentos que não necessitam de prescrição médica, como: descongestionante nasal, anticoncepcional, entre outros.
  • Pequenos acessórios, como: brincos, anéis.

Mas não esqueça que você precisa consultar com a companhia aérea quais são as regras especificas para a bagagem de mão, pois isso pode variar de companhia para companhia, mesmo que exista uma orientação geral dada pela ANAC, algumas são um pouco mais rígidas, devido ao trecho praticado.

Cabe lembrar que para medicamentos líquidos, como o descongestionante nasal, não é permitido embarque caso a embalagem possua mais de 100ml. Além disso, passageiros que tenham necessidades especiais, como cadeirantes, podem ser levar a cadeira de rodas, desde que ela seja totalmente desmontável, pode ser levado como item de bagagem de mão.

Quais são os itens que não podem ser levados na bagagem de mão?

Frascos permitidos e proibidos para levar na bagagem de mão Fonte: Avition for all

De acordo com a ANAC, itens que possam prejudicar o bem-estar no voo ou possam trazer riscos aos passageiros, não podem ser levados na bagagem de mão, são eles:

  • Objetos que possam cortar ou perfurar, como: canivetes, tesouras ou qualquer item pontiagudo;
  • Líquidos, substâncias pastosas ou géis, desde que estejam embalagens de até 100ml, com o limite de 10 embalagens, no total de 1l.

Ao selecionar os itens para levar na sua bagagem, seja na de mão ou na despachada, é preciso ficar atento ao limite estabelecido pela companhia aérea, para que você não exceda o limite

Dicas preciosas para você não passar sufoco com a sua bagagem de mão!

Existem que precisam constar (obrigatoriamente) na sua bagagem de mão, principalmente se a sua viagem for internacional, como os que listamos acima, porém existem itens que podem melhorar sua experiência de voo ou livrar de uma situação desconfortável. Por isso separamos algumas dicas especiais para que você prepare a melhor bagagem de mão da sua vida, confira a seguir:

1 – Bolsa com carregador, adaptador de tomada universal e fones de ouvido

Bolsa com carregador, adaptador de tomada universal e fones de ouvido Fonte: Loja do pendrive

Separe todos os carregadores dos seus eletrônicos na sua bagagem de mão, pois nunca se sabe qual o momento você pode precisar deles e se caso você tenha algum problema com a sua bagagem despachada, você precisa ter um telefone em mãos. A tomada universal é essencial, para que seus eletrônicos possam ser carregados em qualquer lugar do mundo. Mesmo que a companhia ofereça fone de ouvido, leve sempre o seu próprio fone.

2 – Travesseiro para o pescoço

Homem com Travesseiro para o pescoço

Fonte: Viajali

Pode parecer besteira, mas esse travesseiro pode salvar a sua viagem e melhorar absurdamente a sua experiência com voos, principalmente quando falamos em voos internacionais que são mais cansativos. Eles não ocupam espaço em sua bagagem, pois pode ir pendurado na sua mala ou na sua bolsa.

3 – Meias e sapatos confortáveis

Homem arrumando o tênis Fonte: Keydesing

A maioria das pessoas não embarcam com os sapatos mais confortáveis, por isso a necessidade de levar uma opção confortável para que você seguir a viagem, quanto mais longo for o voo, maior será a necessidade de um calçado confortável. As meias podem ser colocadas na bagagem de mão, pois os voos costumam ter temperaturas mais baixas, e que algumas pessoas sentem frio, logo as meias são essenciais.

4 – Pasta com documentos, bloco de anotações e caneta

bloco de anotações e caneta Fonte: Site de brindes

Todos os seus documentos precisam estar acessíveis, para que caso seja necessário apresentar você tem em mãos de forma rápida. Apesar dos meios eletrônicos, leve sempre seus vouchers impressos, apólices de seguros entre outros para a sua própria segurança. A caneta e o bloco de anotações é se caso você precise anotar algo importante para sua viagem.

5 – Muda de roupas extra

Mala com roupas íntimas Fonte: Mercado livre

Leve sempre uma mudinha de roupas extra, contando com peças intimas, para se caso você tenha algum tipo de problema com a sua bagagem despachada, você tenha uma segunda opção para trocar.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas com bolsas de compras
Compras no Free Shopping – Dicas para consumir sem dor de cabeça!
Mulher em frente ao rio - Viajar Sozinho
Viajar Sozinho – Dicas, vantagens e cuidados que você precisa saber!
Passagens aéreas
Segredos para comprar passagens aéreas com os melhores preços!
Como escolher o assento no avião - Poltronas
Como escolher o assento no avião? 7 Dicas para você viajar melhor!
Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur