Os Tipos de Bagagens e Regras que Você Precisa Conhecer!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Os Tipos de Bagagens e Regras que Você Precisa Conhecer!

Bagagens

Sempre digo a vocês que uma viagem perfeita exige planejamento, e planejamento exige muita pesquisa por informações, principalmente sobre restrições nos aeroportos brasileiros e dos demais países, para evitar que você passe por qualquer constrangimento ou até mesmo complicações com a justiça.

Não é exagero! Cada país possui suas regras e limitações quanto ao que levar nas bagagens de mãos e as bagagens despachadas. Para que você saiba o que deve levar, separei aqui todas as informações sobre as restrições de bagagens de mãos, informações sobre as malas despachadas e a classificação de bagagens especiais, confira!

Qual a Diferença de Bagagem de Mão e Bagagem Despachada?

Bagagem Despachada

Bagagem Despachada Fonte: É assim

Sabe as malas que você entrega no momentos do check-in? Então, são essas as bagagens para despacho.

Cada passageiro tem o direito de despachar pelo menos 2 malas com peso total de 23 kg (alínea “b” do artigo 37 da Portaria 676 de 13 de novembro de 2000 da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC).

As malas despachadas viajam no porão do avião, a retirada é feita através das esteiras. Por segurança é importante guardar o comprovante de despacho, caso ocorra algum tipo de extravio, dessa forma será mais fácil recuperá-la.

Outra forma de evitar problemas é a conferência dos dados em sua mala no momento da retirada na esteira, já que podem haver malas bem parecidas que podem acarretar em uma troca acidental, por isso fique atento aos detalhes.

Entre os itens que não são permitidos nesse tipo de bagagem estão: Dispositivos de alarmes, fogos de artifício, todos os tipos de gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, materiais oxidantes, substâncias tóxicas, materiais magnéticos e corrosivos, todos os tipos de tintas e alimentos perecíveis congelados.

Bagagem Especial

Bagagens Especiais Fonte: Dicas Para viagens

Ao viajar com bagagem especial você deverá efetuar o pagamento de uma taxa extra, que pode variar de companhia para companhia. Confira alguns itens que são considerados como bagagem especial:

  • Vara de pescar;
  • Prancha de surf;
  • Bicicleta;
  • Ski;
  • Arco e flecha;
  • Instrumentos musicais;
  • Patinete.

Bagagem de Mão!

Bagagem de Mão Fonte: Kalinka carvalho

As dimensões das bagagens de mão podem varias de companhia para companhia, mas em todas o peso não pode ultrapassar 10 kg. Além das bolsas e maletas, os cobertores, bengalas e materiais de leitura também são considerados bagagens de mão.

Você pode levar: Aparelhos eletrônicos, itens pessoais, medicamentos com receita médica ou que não exijam prescrição, alimentos industrializados infantis e cosméticos.

Você não pode levar: Objetos cortantes ou perfurantes e produtos pastosos.

Essas regras são válidas para vários países, confira alguns deles:

  • EUA;
  • República Dominicana;
  • Cuba;
  • México;
  • Austrália;
  • Nova Zelândia;
  • Europa;
  • Uruguai;
  • Peru;
  • Brasil;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Chile.
+ Veja Também Saiba Agir em Casos de Perdas, Danos e Extravios de Bagagens!

Regras das Compras Duty Free

Duty Free Fonte: Airway

As compras realizadas no Duty Free possuem regras diferentes em cada país, mas no geral as regras são bem semelhantes.

Nas viagens em que você realize escalas, só será possível realizar compras no último aeroporto, ou quando você estiver a bordo do seu último voo, ou seja antes de chegar ao seu destino.

No Brasil as compras no Duty Free devem respeitar algumas regras, como por exemplo:

  • A compra de 5 garrafas de 1 litro cada, essa quantidade só pode ser ultrapassada nos casos de compras realizadas no destino final, nas conexões o limite de 5 garrafas de 1 litro cada, por pessoa deve ser respeitado.

Nas conexões em países da Europa ou nos Estados unidos, as compras podem ser realizadas em qualquer trecho da viagem ou a bordo do avião. Apesar dessa flexibilidade de compra maior, é sempre importante guardar os recibos de compra e manter os produtos em sacolas transparentes, pois assim você poderá comprovar que os itens foram comprados em um período inferior a 48hs. Evitando assim muitos problemas no aeroporto.

Em todos os países da América do Norte, tanto as compras como o transporte de líquidos acima de 100 ml, só é permitido se estes estiverem em envases transparentes, coloridos ou translúcidos. Já se estiverem envasados em forma metálica ou opaca, o transporte em bagagem de mão não será permitido, tendo que ser transportado na bagagem despachada.

Como disse inicialmente, as regras de Duty Free podem variar de país para país. Existem aeroportos que as compras são permitidas apenas se os produtos forem entregues ao passageiro na porta do avião.

Evite Problemas no Aeroporto

Bagagem em Aeroporto Fonte: A Confraria das Divas

Fique atento às modificações quanto às restrições do transporte de bagagens da ANAC para evitar problemas durante sua viagem, em caso de dúvidas acesse o site oficial do órgão e confira as atualizações.

E aí você já passou alguma alguma situação com o transporte de bagagem nos aeroportos?

Esse artigo tem como principal objetivo te ajudar a planejar e se orientar sobre o que pode ou não pode ser levado em suas bagagens.

Compartilhe com seus amigos e fique ligado, logo volto com novas dicas e novidades!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310