Passagem para Idoso – Como funciona, documentos e dicas!

idoso-viajando

26/06/2020

Pensando sempre no bem estar de quem amamos, na hora de viajar com um idoso as dúvidas sempre chegam. Essa preocupação é muito normal, afinal, cuidar de quem amamos e um dos instintos básicos do ser humano.
Se você se enquadra nesse perfil, leia nosso artigo e veja dicas e soluções que irão ajudar você a garantir o conforto que tanto deseja oferecer para seu companheiro (a) da melhor idade.



O que o idoso deve fazer antes de viajar?

Idosos sentados Fonte: uol

Consulte um médico antes de ir

Para garantir a segurança na hora de realizar a viagem, alguns dias antes do embarque, procure um médico e leve o idoso para uma consulta de rotina.

Esse simples ato irá permitir saber se existe algum problema e se é indicado ou não realizar a viagem.

Seguro viagem

O seguro viagem para idosos garantem alguns benefícios que atendem à demanda desse grupo etário acima dos 60 anos.

Se você é idoso ou vai viajar com alguém que se inclua nessa faixa etária, indique o seguro viagem e fale o quanto pode ser prático e ideal para realizar uma viagem com mais tranquilidade.

Escolha do destino

Pensar no destino certo e planejar tudo o que nele for preciso é muito importante. A escolha do destino pode ser influenciada se a viagem for realizada ao lado de pessoas idosas.

É muito importante pensar no bem estar de todos, por isso, se sua viagem for em família, escolha o local onde todos possam se divertir sem preocupação.

Destinos que possuem roteiros curingas são o ideal. Como exemplo podemos falar de lugares que possuem atrativos radicais para quem curte aventura – jovens e atrativos que são mais tranquilos, ideias para a terceira idade. Roteiros nesse estilo agradam a toda família, por isso vai ser sempre uma boa escolha apostar neles.

Como funciona a passagem para idoso?

Idoso no guichê Fonte: Douradosms

Se você tem dúvidas sobre processos básicos de como conseguir o benefício da gratuidade, desconto de 50%, assentos e comprovação de renda e idade continue lendo nosso artigo e fique ainda mais por dentro do assunto.

Bilhete precisa ser comprovado idade e renda

Se o idoso deseja emitir o bilhete de gratuidade, é necessário comprovar a renda e idade.
Basta apresentar documento de identidade ou carteira de motorista a fim de comprovar a idade. No caso de comprovação de renda, é necessário apresentar um dos documentos a baixo:

  • Carnê de contribuição do INSS
  • Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou semelhantes;
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência;
  • Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador.

Passagem para maior idade com 50 % de desconto

Se o idoso deseja viajar com passagem gratuita ou com desconto, deve solicitar o benefício nos guichês físicos da empresa responsável pela rota, não podendo desta forma, fazer o pedido online.

Se a empresa obter o limite de passageiros idosos com gratuidade para tal rota e não oferecer mais esse benefício não precisa se preocupar. O desconto nas passagens são uma saída para você que deseja viajar e não consegue solicitar a gratuidade.

Para viagens de até 500 km a antecedência solicitada é de até 6 horas antes do embarque. Para viagens acima de 500 km, a antecedência deve ser de 12 horas.

Assentos confortáveis

Se você deseja uma maior comodidade na hora de viajar, investir em assentos mais espaçosos e confortáveis é ideal. Os idosos poderão dessa forma curtir toda a viagem, desde o deslocamento até a chegada no destino escolhido.
Se o idoso estiver viajando com o benefício da gratuidade, deve saber que os assentos são de acordo com a condição especificada pela empresa, sendo também oferecido apenas em ônibus convencionais.

Atenção que o idoso precisa ter

Idoso no guichê da rodoviária Fonte: Youtube

Direitos e deveres dos idosos para viajar com gratuidade

Para idosos com idade igual ou superior a 60 anos e renda igual ou menor que dois salários mínimos, é garantido o benefício de gratuidade ou desconto 50 % em passagens.

Para conseguir o benefício, os idosos que solicitarem a gratuidade ou o desconto devem comprovar a renda e idade. É importante esclarecer que essa lei inclui apenas idosos que se encaixam na categoria.

Pessoas portadoras de deficiência e/ou mobilidade reduzida, jovens que viajam com gratuidade através do ID Jovem, entre outros possuem regras especificas a cada um deles.

O que fazer se a empresa negar o pedido de gratuidade?

Se a empresa prestadora do serviço recusar o benefício ao idoso, o mesmo pode solicitar a empresa um documento onde consta a data, hora, local e motivo da não emissão do bilhete de gratuidade.

Através do documento de negação a gratuidade o idoso pode recorrer, formalizando uma reclamação à ANTT sobre o ocorrido – A reclamação pode ser realizada no próprio terminal rodoviário.

Lugares ideais para conhecer na terceira idade

Lugares convidativos para conhecer na terceira idade não faltam, e atrativos como conforto e boa infraestrutura não podem ficar de fora na hora da decisão.

Cidades do interior, com clima aconchegante e população hospitaleira são sempre uma boa escolha. Ouro Preto, Passa Quatro, Holambra, Campos do Jordão entre tantos outros municípios são algumas opções de roteiros para você conhecer em grupo ou não e aproveitar a terceira idade da melhor forma possível – Viajando e adquirindo novas experiências.

Veja a lista com algumas informações de cidades incríveis para visitar: Descubra os 5 Melhores Lugares Para Visitar Na Terceira Idade!

Dicas

  1. Não se esqueça de levar os remédios;
  2. Faça um cartão com informações básicas para o caso de se perder dos demais familiares;
  3. Beber bastante água é essencial para evitar mal-estar durante o trajeto;
  4. Descansar é importante, por isso, evite que o idoso faça esforços desnecessários antes do embarque;
  5. Atenção nos locais de embarque. O grande fluxo de passageiros pode causar mal-estar para qualquer um, por isso, garanta que o idoso ficará confortável diante desse cenário.

Se você tirou suas dúvidas e achou interessante o conteúdo encontrado em nosso artigo, compartilhe com familiares e amigos a fim de deixarem bem informados assim com você.

Aproveite também para ler nossas matérias, tenho certeza que conteúdos interessantes não irão faltar.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Mulher sentada olhando no celular - Dica útil para viajantes de ônibus
Descubra as 5 Dicas Úteis Para Viajantes de Ônibus!
Bicicleta embalada para viagem - Bagagem especial
Bagagem especial no ônibus: Como levar, preços e cuidados!
Mulher recebendo a Bagagem desacompanhada
Bagagem desacompanhada por ônibus – Como enviar, valor e dicas!
Pessoas com máscara dentro do transporte público - Prevenir do coronavírus
Coronavírus – Como se prevenir no transporte público?
Mulher em aeroporto
Como se prevenir do coronavírus em voos? 5 dicas essenciais!
Veja Todas >
Cadastur