Perdi Meu Passaporte? Passo a Passo Sobre o Que Deve Fazer!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Perdi Meu Passaporte? Passo a Passo Sobre o Que Deve Fazer!

Pessoa desesperada

“Será que eu esqueci alguma coisa?” “E se eu não conseguir falar a língua corretamente?” “E se algo ruim acontecer?” “O passaporte está na mochila?” Esses são apenas alguns dos medos que passam pela cabeça de um viajante, é inevitável!

O receio é comum em qualquer nova experiência, não importa se você viajará para a Europa pela 1° ou 10° vez, o receio vem em algum momento sobre alguma coisa. Não podemos evitar que imprevistos aconteçam, mas podemos estar preparados para quando ocorrerem.

Estar informado sobre procedimentos que devem ser realizados em algumas situações pode evitar muita dor de cabeça, e ainda por cima agilizar a solução do problema.

Uma das situações mais desesperadoras para um viajante é perder o passaporte, afinal é o documento oficial para entrada e saída de qualquer país.

Bate um desespero, que você não raciocina, pensa só na montanha de problemas que isso vai gerar e fica se martirizando.

A primeira coisa a fazer é entender que isso pode acontecer com qualquer pessoa, não precisa se desesperar! É preciso apenas seguir os passos corretos e resolver o problema de forma simples, sem se estressar.

Quer saber como? Então confira o passo a passo do que deve fazer em casos de perda ou roubo do passaporte.

+ Veja Também Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!

1° Acalme-se!

Mulher em frente ao mar Fonte: Move Notícias

Essa é a dica número 1 para quase tudo na vida, afinal, o que dá para fazer de cabeça quente? Você precisa se acalmar para raciocinar, e lembrar dos passos a seguir.

Quando estamos nervosos não raciocinamos de forma coerente, e por mais que tenhamos a solução óbvia na nossa frente não veremos.



2° Faça o B.O

Carro da polícia Fonte: Notícias ao minuto

Depois que a calma estiver estabelecida se direcione até a delegacia e faça o boletim de ocorrência, o velho conhecido B.O, o nome pode se diferenciar nos países, por isso se direcione até a delegacia mais próxima e informe o ocorrido.

Com o “B.O” em mãos faça uma cópia para você e salve uma foto em um serviço de nuvem, dessa forma você terá em mãos uma cópia que servirá como passaporte, e em casos de perda dessa cópia você terá ela salva online.

3° Vá ao consulado brasileiro

Consulado Brasileiro Fonte: Laiob

Te orientei a tirar cópia do B.O, por que o original deverá ser entregue diretamente para o consulado.

Por isso, ao sair da delegacia não espere e vá o quanto antes ao consulado brasileiro do país que se encontra para entregar o boletim e dar entrada em uma solicitação de 2° via de passaporte.

A taxa para emissão de uma segunda via é bem salgada fora do Brasil, normalmente é o dobro do valor cobrado aqui no país, por isso se você não tiver viagens programadas e o próximo destino for o retorno para o Brasil, a dica é não solicitar a segunda via no país em que se encontra.

Ao invés disso, entregue o boletim de ocorrência e solicite uma autorização de retorno ao Brasil (ARB) e deixe para emitir uma nova via em terras tupiniquins, será muito mais barato.

4° Reagendar suas viagens (caso tenha!)

Passageiro com o seu tickets Fonte: Crédito ou débito

Essa é uma das partes mais chatas e inconvenientes. Muitas pessoas gostam de programar viagens bem próximas uma da outra, por exemplo: Perdi meu passaporte em Portugal e tenho uma viagem para a próxima semana para a Índia, nesse caso tenho que reprograma-la.

Por que? Por que seu visto estava no passaporte, e você terá que solicitar um novo, nesse caso a viagem já agendada não poderá acontecer.

Dicas que podem evitar o problema

Passaporte Fonte: Viagem com Seguro

Viu que não é complicado o procedimento? Tá bom, não é nada agradável desembolsar uma grana extra ou desfazer planos, mas ao menos a solução existe e pode ser concluída em pouco tempo.

A dica extra é para evitar essas situações. Começando pelo fato de que você não deve ficar passeando com seu passaporte na bolsa. Apresente-o quando necessário e chegando ao hotel guarde na mala a sete chaves.

Ande com cópias do passaporte e guarde-as também em uma nuvem, assim como os vistos (caso tenha).

Deixando o passaporte seguro no hotel, as chances de perdê-lo são nulas.

Outra dica é deixar seu passaporte dentro de uma money belt (aquelas “pochetes de corpo”) durante durante o trajeto até o aeroporto.

Como elas estão grudadas em seu corpo e alguns modelos até por dentro da roupa. Caso você tenha bolsas ou mochilas furtados o passaporte estará em segurança, assim como dinheiro e cartões.

Se você seguir essas orientações dificilmente passará por esse tipo de imprevisto, mas caso aconteça agora você sabe o que deve fazer se perder seu passaporte.

Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310