Perdi o ônibus! Saiba o que fazer, como remarcar e dicas!

Na correria do dia a dia, nos desdobramos para atender diversos afazeres. Ter um cronograma, nessas horas é muito eficaz, mas todo mundo sabe que imprevistos acontecem.
Quem nunca perdeu um ônibus na vida? Acho que todos já passamos por essa situação. Você já passou por isso? Saiba como agir nesse momento, aprenda sobre validade de passagens, recuperação de passagens perdidas, atrasos de ônibus e dicas para não perder o horário da viagem.
Índice
Perdi o ônibus, o que faço nesse caso?
Se eventualmente ocorrer esse incidente com você, o primeiro passo é saber a validade da passagem de ônibus.
Qual validade da passagem de ônibus?

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Perdi o ônibus, e agora? A ANTT é o órgão responsável pela regulamentação dos serviços de transportes em diversos estados e, que garante a remarcação da passagem de ônibus.
Em viagens interestaduais, a partir da data de emissão, o bilhete tem a validade de 1 ano. Durante esse período você viajante pode remarcar sua passagem seguindo algumas regras. É importante saber que para solicitar a remarcação do bilhete o pedido deve ser realizado no guichê de atendimento no terminal rodoviário, possuir mesmo itinerário e auto viação da passagem que será remarcada.
Já em viagens intermunicipais, não existe a obrigatoriedade de remarcação de bilhetes, pois os serviços são regidos por regulamentações e leis estaduais. Neste caso, a remarcação de passagens são feitas de acordo com as empresas de ônibus, sem necessidade de oferecer o benefício.
+ Veja também Tipos de ônibus de viagem que você pode escolher para embarcar!
Quanto tempo um ônibus pode atrasar?

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Condições meteorológicas, engarrafamentos entre outros fatores são responsáveis pelo atraso nos transportes rodoviários. Mas, até que ponto esse atraso é aceitável?
Se a espera para a saída do ônibus ultrapassar 1 hora, já é considerado atraso. Nesse caso, se a culpa for da companhia o passageiro tem seus direitos e pode ser compensado com reembolso do bilhete em caso de desistência ou remanejamento em outra empresa que realize o mesmo percurso.
Em atrasos superiores a 3 horas, os direitos dos passageiros são diferentes, podendo ser compensados com hospedagem e alimentação em situações da viagem continuar no próximo dia.
Como funciona a troca de passagem?

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Se você deseja trocar sua passagem, é necessário que a solicitação seja feita 3 horas antes do embarque. É importante ficar atento as políticas das viações que podem variar entre elas.
Nas trocas de passagem, é autorizado as empresa de ônibus a cobrança de até 20% do valor do bilhete caso ultrapasse o limite de horas para a realização do procedimento.
Se a troca da passagem mudar a categoria do ônibus ou rota, a viação tem o direito de cobrar a diferença. Em casos que a categoria seja inferior à que consta no primeiro bilhete, a empresa efetua o reembolso ao passageiro.
Nos casos de desistência, o passageiro tem direito de devolver o bilhete e ser reembolsado pela empresa. Mas, é importante saber que a viação pode reter 5% sobre o valor da passagem como multa compensatória ou comissão de venda.
Não existe um limite de vezes para a remarcação da passagem desde que não ultrapasse a validade de 1 ano para esse procedimento. Para a solicitação da remarcação ou troca para terceiros é necessário comparecer até o guichê da companhia.
Tem como recuperar a passagem de ônibus perdida?
Se você vai viajar e perdeu seu bilhete não se preocupe! Em casos que o passageiro perde sua passagem, as companhia de ônibus permitem a emissão da segunda via da passagem.
Para solicitar o pedido basta:
- Apresentar um documento com identificação (CPF, Carteira de Motorista, Identidade);
- Comparecer no guichê da empresa onde comprou o bilhete e solicitar a 2ª via.
Dicas para não perder o ônibus
- Ficar atento a hora e data marcados no bilhete;
- Antes de sair de casa, verificar se documentos, bilhete e outros itens estão com você;
- Procurar chegar com antecedência no terminal rodoviário a fim de evitar problemas com trânsito ou filas nos guichês.
Você está passando por essa situação? Se leu nosso artigo e ainda possui dúvidas ou não consegue solucionar seu problema entre em contato com nossa equipe pelo Fale Conosco.
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