Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!

Rio card - passando cartão na maquina

Se você não é do Rio de Janeiro, mas vai passar um tempo por lá, é importante saber como funciona o Rio Card, um cartão específico da cidade maravilhosa que pode ser utilizado para pagar transportes. Esse cartão é mais ou menos como o Bilhete Único em São Paulo, o BHBUS em Belo Horizonte e o Urbs de Curitiba (sim, é urbs mesmo, não uber).

O Rio Card, então, é uma espécie de cartão inteligente que facilita a vida de quem vai andar de transporte público pelo Rio de Janeiro. Por isso, se você está passeando pelo Rio e vai utilizar transporte público para conhecer os pontos turísticos da cidade, mas não quer se preocupar em ter dinheiro trocado cada vez que pega um ônibus ou metrô, vale muito a pena adquirir o Rio Card!

Onde posso utilizar o Rio Card?

Rio Card Fonte: Techmundo

O Rio Card funciona em quase todos os tipos de transporte disponíveis na cidade, exceto Táxis e aplicativos de corrida.

Confira quais são as opções que aceitam o Rio Card:

  • Ônibus
  • Metrô
  • Barca
  • Complementar
  • Trem
  • BRT
  • VLT

Como funciona o cartão?

Mulher segurando cartão Rio Card Fonte: Ig

Para a alegria dos moradores e dos turistas, o Rio Card é aceito na cidade do Rio de Janeiro e em outros 43 municípios do estado. Por isso, aproveite para conhecer todos os lugares incríveis que o Rio de Janeiro pode oferecer!

E por falar nisso, se você for ao Rio de Janeiro, não pode, de forma alguma, deixar de conhecer o Jardim Botânico da cidade. Confira como chegar, atrativos e dicas incríveis sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Bom, vamos voltar ao que interessa! O Rio Card possui três modalidades:

  • Vale-transporte
  • Empresarial
  • Expresso

Vale-transporte

Cartão Vale-transporte - Rio Card Fonte: Cartaoriocard

Nessa modalidade, o cartão é específico para o pagamento do benefício obrigatório de transporte. Por isso, ele tem a sua primeira via fornecida gratuitamente e precisa ser solicitada online, através do site da Rio Card.

Importante: caso o Rio Card de vale transporte não seja utilizado durante 120 dias, por questões de segurança, ele será automaticamente bloqueado.

Empresarial

Cartão Empresarial - Rio Card Fonte: Cartaoriocard

Quem, durante o expediente, utiliza o transporte público, pode ter um cartão específico para uso corporativo. Ele é ideal para funcionários externos da empresa, como revendedores, mensageiros e integrantes da equipe externa.

Uma das vantagens desse cartão é que ele pode ser utilizado em até 12 vezes em um único dia! Para adquiri-lo, você pode solicitar pela loja online da Rio Card.

Expresso

Cartão Rio Card - Expresso Fonte: Bandnews FM Rio

O cartão expresso é o mais comum e funciona como uma espécie de cartão de crédito pré-pago. Você pode adquirí-lo em máquinas de recarga, lojas e ou pelo site. Confira aqui o ponto mais próximo a você.

Nessa modalidade, o cartão possui um custo de 3 reais e pode ser devolvido nos postos da rede ou diretamente para o cobrador. Para isso, você não pode cadastrar o cartão no site, ok?

Essa é a modalidade ideal para quem está no Rio de Janeiro ou região metropolitana a turismo, trabalho ou passeio e que não pretende ficar muito tempo na cidade.

Dicas do Rio Card

Pessoa comprando cartão do Rio Card Fonte: fliphtml5

O cartão Rio Card também possui uma série de benefícios que vão desde gratuidade no transporte à desconto em estabelecimentos parceiros. Confira algumas opções:

Gratuidade

Se você tem mais de 65 anos, atende ao decreto 46.125/17, estudante da rede SEEDUC (apenas para o trajeto entre casa e unidade escolar), necessita do transporte para tratamentos médicos ou medicamentosos sem interrupção ou atende às legislações de gratuidade do Rio de Janeiro, pode adquirir o seu cartão e usufruir da gratuidade no transporte público.

Clube de Vantagens

Sim! Uma das coisas mais legais do Rio Card é, justamente, o Clube de Vantagens! Esse programa oferece descontos para os clientes e parceiros do serviço.

Esse desconto vale para uma série de estabelecimentos e serviços, que variam desde drogarias, salões de beleza, portais de emprego, cursos online, passeios turísticos e até mesmo ótica!

Incrível, não é mesmo? Além de ter a facilidade na hora de utilizar o transporte público, ainda ganha um descontinho para alguns serviços. O nosso bolso, sem dúvidas, agradece o clube de vantagens da Rio Card!

Informação importantíssima!

Algumas pessoas ainda utilizam os cartões antigos, como o Bilhete Único Carioca, por exemplo. Entretanto, esses cartões antigos precisarão ser trocados pelo novo cartão.

Para isso, os moradores da cidade maravilhosa e regiões metropolitanas possuem até o dia 31 de outubro de 2019. Alguns transportes, como as barcas e trens, por exemplo, já pararam de aceitar os cartões antigos.

Para trocar o seu cartão, você não precisa pagar absolutamente nada! Basta se dirigir ao ponto mais próximo com o seu cartão antigo e efetuar a troca pelo seu novo Rio Card! Descubra agora mesmo os pontos mais próximos a você.

Gostou das nossas dicas? Já usou o Rio Card? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Pessoas embarcando em Voo
Descubra Como Antecipar Voo nas Principais Companhias do Brasil!
Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça
Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!
Veja Todas >
Cadastur