Saiba Como Viajar de Ônibus com Seus Filhos sem Preocupação!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Saiba Como Viajar de Ônibus com Seus Filhos sem Preocupação!

Crianças indo Viajar de ônibus

Viajar de ônibus com os filhos pode ser uma grande aventura, afinal, as crianças adoram o clima de férias! Mas, como toda viagem, é preciso pensar em tudo para evitar dor de cabeça – ou mesmo ter que voltar para casa mais cedo.
Separamos no texto de hoje tudo que você precisa saber sobre como viajar com os seus filhos sem preocupação. Confira!

+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar !

Viajar de ônibus com ambos pais – O que é preciso?

Documentação das crianças para viajar Fonte: Viajar com Crianças

Se você vai viajar com seus filhos, provavelmente não precisa de nada, certo? Na verdade, não é bem assim. Mesmo que a criança esteja acompanhada de ambos os pais, algumas regras são necessárias no caso de menores de idade. Anote aí:

  • É fundamental que a criança tenha algum documento original com foto. Esse documento pode ser a Carteira de Identidade. Em caso de cópia autenticada, é recomendado que os pais levem também a certidão de nascimento.
  • Os pais também devem estar com seus documentos de identidade, como a carteira de identidade ou a de habilitação. Ambos devem apresentá-los.

Esses documentos são obrigatórios e devem estar em bom estado. Se a sua identidade ou a do seu filho estiver ilegível ou com foto muito antiga, será necessário atualizá-la antes. Procure um poupar tempo próximo da sua casa ou vá a delegacia para fazer seu pedido – no caso de cidades menores.

Viajar de ônibus com apenas um dos pais

Viajando com um dos pais Fonte: Shopify

No caso de pais que não poderão viajar juntos por algum motivo, a situação exige um pouco mais de trabalho. Isso porque a lei exige que ambos autorizem essa viagem, para evitar problemas. Nesse caso, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Além da sua carteira de identidade e o documento do seu filho – ambos em bom estado – o pai ou mãe que não irá viajar com a criança deve redigir uma autorização e registrá-la em cartório. Essa autorização precisa ter o nome completo da criança, de ambos os pais e os documentos de todos.
  • Para evitar qualquer problema, aconselhamos que você coloque todas as informações possíveis na autorização, como endereço e o número do CPF também.
  • O pai ou mãe que irá viajar com a criança precisa ser citado no documento como autorizado a fazer essa viagem.

Esses processos são importantes e obrigatórios por lei. É muito raro uma empresa de ônibus que não peça essa autorização.

+ Veja também Descubra Dicas Como Evitar o Enjoo Durante Sua Viagem !

Viajar de ônibus com parentes ou amigos

Viajando com Bebê no ônibus Fonte: Viajarcombebe

Quando falamos de viagens sem ambos os pais, a autorização é um pouco mais rígida. As regras são:

  • O menor de idade que estiver com parentes ou amigos maiores de idade, deve apresentar a autorização completa, devidamente registrada em cartório. Essa autorização deve conter o nome completo do responsável, endereço e número dos documentos.
  • Não esqueça que a autorização deve ser registrada em cartório. Autorizações sem registro não são consideradas válidas.
  • Além disso, é importante que os documentos originais sejam apresentados e em bom estado – tanto do responsável pela criança, como dela.


Viajar de ônibus sem nenhum acompanhante – Pode?

Criança Viajando sem nenhum acompanhante Fonte: Claudia

E se o menor for viajar sozinho, é possível? Embora muitas pessoas acreditem que não, é completamente possível, desde que haja autorização de ambos os pais. As regras são:

  • Crianças menores de 11 anos podem precisar da autorização da vara da infância e da juventude. Aconselhamos que você procure a empresa de ônibus e veja se o destino exige esse documento. Porém, o mais comum é que seja necessário apenas a autorização dos pais – ela deve ser reconhecida em cartório e constar o documento de ambos, assim como a assinatura.
  • O menor não pode, em hipótese alguma, viajar sem o documento de identidade.

+ Veja também Grávidas Podem Viajar de Avião? Dicas Imperdíveis Para Você!

Território nacional x Território internacional

Criança viajando com ambos pais Fonte: Dica de Mãe

Viagens de ônibus podem ter como destino outro país. Nesse caso, as regras são um pouco mais rígidas. Anote aí:

  • Crianças de até 11 anos precisam de autorização de ambos os pais e da Vara da Infância e da Juventude no caso de viagens internacionais. Isso é uma regra comum para quase todos os países.
  • Bebês jamais podem viajar desacompanhados. A idade mínima é de 2 anos – com a autorização que falamos. Para menores de 2 anos, a única forma de viajarem é com um maior de idade acompanhante, que tenha autorização de ambos os pais.
  • Alguns passaportes já são emitidos com o campo de autorização. Eles são mais comuns em casos onde um dos pais mora em outro país. Porém, caso o passaporte da criança não tiver esse campo, será necessário apresentar a autorização devidamente reconhecida em cartório.
  • Embora possam haver casos onde menores acompanhados possam viajar sem autorização – especialmente para cidades bem próximas – o mais comum é que ela seja pedida no momento do embarque. Por isso, se você for viajar com o seu filho, providencie a autorização o quanto antes!

+ Veja Também Viajando com Animais de Estimação: Saiba o Que Fazer, Dicas, Regras!

E aí gostou das dicas?

Crianças que viajam com seus pais podem embarcar sem a necessidade de autorizações, desde que os documentos de todos sejam originais e estejam em bom estado. Na falta de um dos pais, será preciso redigir a autorização para evitar dores de cabeça – ela deve ser registrada em cartório sempre!

Se você vai viajar com seu filho, tome todas as precauções e tenha férias tranquilas!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310