Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!

Passaportes Brasileiros

06/06/2018

Tirar o passaporte é um dos primeiros passos para quem deseja viajar para o exterior do país. Embora pareça um processo bastante complicado, na verdade, ele é bem simples e prático – desde que o solicitante siga todos os procedimentos exigidos pelos órgãos responsáveis.
No texto de hoje, separamos algumas dicas importantes que vão facilitar a sua vida, se está pensando em tirar o seu passaporte em breve.

Confira mais abaixo tudo que separamos!

Como tirar o passaporte brasileiro? Primeiro passo!

Documentos necessários para fazer o passaporte Fonte: Aos Viajantes

Antes de mais nada, precisamos explicar que o texto de hoje irá trazer o passo-a-passo para a retirada do passaporte de brasileiros. Para quem não tem nacionalidade do nosso país, o procedimento deve ser consultado direto na Polícia Federal.

Dito isso, vamos começar com o primeiro passo para a emissão do documento. Separe os seguintes documentos:

  • Documentos de identidade: Pode ser qualquer documento de identidade oficial, que contenha foto e que esteja em bom estado. São aceitos documentos como carteira de identidade, carteira de habilitação ou mesmo a carteira de trabalho. No caso da carteira de habilitação, é necessário levar outro documento que comprove local de nascimento.
  • CPF
  • Em caso dos menores de 18 anos, será preciso entregar junto com os documentos oficiais, uma autorização dos pais, garantindo que ele está apto a viajar.
  • Além de todos os documentos, é importante que o solicitante esteja com a situação eleitoral regularizada – embora não seja necessário entregar o título de eleitor no momento da solicitação. Também é importante que homens estejam regularizados com o serviço militar.

Esses são os documentos necessários para tirar passaporte. Caso seja necessário outro documento extra, a Polícia Federal irá solicitar no momento do agendamento.

Segundo passo para tirar o passaporte – Pagamento do GRU

Passaportes - Site da PF Fonte: PF

Depois de ter certeza que está com todos os documentos separados e em bom estado, será necessário entrar no site da Polícia Federal e realizar o pagamento da Guia GRU. Vamos ao passo-a-passo:

  • Entre no site oficial da Polícia Federal e vá até a aba “passaporte”.
  • Clique em “Solicitar Passaporte”.
  • Depois, clique em “Emissão do Passaporte”.
  • Irá abrir um formulário. Preencha corretamente os seus dados – faça questão de ler duas vezes e garantir que nada esteja errado. Depois disso, clique em “imprimir”. Irá gerar um documento chamado GRU passaporte, que é o Guia de Recolhimento da União. Esse documento será um PDF, por isso, certifique-se que o seu computador tenha um leitor desse tipo de arquivo.

Terceiro passo para tirar o passaporte – Pagamento do GRU.

Pagando Boleto Fonte: Notícias de Mato Grosso

Após imprimir a sua Guia de Recolhimento da União, será preciso pagá-la no banco até a data de vencimento. O valor para tirar o passaporte atualmente está em R$ 257,25. Porém, é importante dizer que esse valor pode ser modificado ano após ano. Por isso, confirme com a Polícia Federal antes de se programar para esse processo.

Quarto passo – Agendamento de Passaporte

Agendamento de Atendimento - Site da PF Fonte: PF

Com a sua guia paga, hora da solicitação de passaporte de forma definitiva. Entre no site oficial da Polícia Federal e procure a aba “Agendar atendimento”. Escolha a data que mais se encaixe na sua rotina e aguarde até que ela chegue.

Quando for o momento, reúna todos os documentos que listamos no texto e vá até o endereço da sede. Não é necessário levar foto, pois esse procedimento será feito no momento de retirada do passaporte. Também serão feitos os seguintes procedimentos:

  • Biometria oficial para o passaporte.
  • Verificação dos documentos necessários.
  • Validação do processo.

Quinto passo – Retire seu passaporte!

Retirar passaporte Fonte: G1

Após ir até a Polícia Federal e realizar todos os procedimentos necessários, o prazo para que o passaporte fique pronto é de até 6 dias úteis. Após essa espera, vá até a Polícia Federal com um documento oficial com foto e retire o seu passaporte.

Após verificação dos seus documentos, ele será liberado para uso imediato. Caso haja algum atraso na entrega, converse diretamente com os responsáveis pela emissão. O máximo de atraso já relatado é de 15 dias úteis. Por isso, indicamos que você comece o seu processo ao menos dois meses antes da viagem – assim, evitará possíveis problemas.

Prazo de Validade dos passaportes

Validade do Passaporte Fonte: Diario do nordeste

O seu passaporte tem prazo de validade. Após o período válido, será necessário tirar a sua segunda via – de preferência utilizando o seu antigo passaporte. Vamos aos prazos:

  • Crianças de até um ano têm passaporte com validade de 1 ano.
  • 1 a 2 anos, a validade é de 2 anos.
  • De 2 a 3 anos de idade, a validade é de 3 anos.
  • De 3 a 4 anos de idade, a validade é de 4 anos.
  • De 4 anos até 18 anos incompletos, a validade é de 5 anos.

Após os 18 anos completos, a validade do passaporte é de 10 anos.

Fique de olho na sua validade. Se o seu passaporte tiver expirado, terá que ser renovado antes da viagem.

Em casos de dúvidas, procure um representante na Polícia Federal.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Menina no alto do monte - Pacote de viagem
Pacote de Viagem Barato Pela Internet – Viaje Gastando Pouco!
Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Veja Todas >
Cadastur