Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Saiba Todas as Informações Necessárias Para Tirar seu Passaporte!

Passaportes Brasileiros

Tirar o passaporte é um dos primeiros passos para quem deseja viajar para o exterior do país. Embora pareça um processo bastante complicado, na verdade, ele é bem simples e prático – desde que o solicitante siga todos os procedimentos exigidos pelos órgãos responsáveis.
No texto de hoje, separamos algumas dicas importantes que vão facilitar a sua vida, se está pensando em tirar o seu passaporte em breve.

Confira mais abaixo tudo que separamos!

Como tirar o passaporte brasileiro? Primeiro passo!

Documentos necessários para fazer o passaporte Fonte: Aos Viajantes

Antes de mais nada, precisamos explicar que o texto de hoje irá trazer o passo-a-passo para a retirada do passaporte de brasileiros. Para quem não tem nacionalidade do nosso país, o procedimento deve ser consultado direto na Polícia Federal.

Dito isso, vamos começar com o primeiro passo para a emissão do documento. Separe os seguintes documentos:

  • Documentos de identidade: Pode ser qualquer documento de identidade oficial, que contenha foto e que esteja em bom estado. São aceitos documentos como carteira de identidade, carteira de habilitação ou mesmo a carteira de trabalho. No caso da carteira de habilitação, é necessário levar outro documento que comprove local de nascimento.
  • CPF
  • Em caso dos menores de 18 anos, será preciso entregar junto com os documentos oficiais, uma autorização dos pais, garantindo que ele está apto a viajar.
  • Além de todos os documentos, é importante que o solicitante esteja com a situação eleitoral regularizada – embora não seja necessário entregar o título de eleitor no momento da solicitação. Também é importante que homens estejam regularizados com o serviço militar.

Esses são os documentos necessários para tirar passaporte. Caso seja necessário outro documento extra, a Polícia Federal irá solicitar no momento do agendamento.

Segundo passo para tirar o passaporte – Pagamento do GRU

Passaportes - Site da PF Fonte: PF

Depois de ter certeza que está com todos os documentos separados e em bom estado, será necessário entrar no site da Polícia Federal e realizar o pagamento da Guia GRU. Vamos ao passo-a-passo:

  • Entre no site oficial da Polícia Federal e vá até a aba “passaporte”.
  • Clique em “Solicitar Passaporte”.
  • Depois, clique em “Emissão do Passaporte”.
  • Irá abrir um formulário. Preencha corretamente os seus dados – faça questão de ler duas vezes e garantir que nada esteja errado. Depois disso, clique em “imprimir”. Irá gerar um documento chamado GRU passaporte, que é o Guia de Recolhimento da União. Esse documento será um PDF, por isso, certifique-se que o seu computador tenha um leitor desse tipo de arquivo.

Terceiro passo para tirar o passaporte – Pagamento do GRU.

Pagando Boleto Fonte: Notícias de Mato Grosso

Após imprimir a sua Guia de Recolhimento da União, será preciso pagá-la no banco até a data de vencimento. O valor para tirar o passaporte atualmente está em R$ 257,25. Porém, é importante dizer que esse valor pode ser modificado ano após ano. Por isso, confirme com a Polícia Federal antes de se programar para esse processo.

Quarto passo – Agendamento de Passaporte

Agendamento de Atendimento - Site da PF Fonte: PF

Com a sua guia paga, hora da solicitação de passaporte de forma definitiva. Entre no site oficial da Polícia Federal e procure a aba “Agendar atendimento”. Escolha a data que mais se encaixe na sua rotina e aguarde até que ela chegue.

Quando for o momento, reúna todos os documentos que listamos no texto e vá até o endereço da sede. Não é necessário levar foto, pois esse procedimento será feito no momento de retirada do passaporte. Também serão feitos os seguintes procedimentos:

  • Biometria oficial para o passaporte.
  • Verificação dos documentos necessários.
  • Validação do processo.

Quinto passo – Retire seu passaporte!

Retirar passaporte Fonte: G1

Após ir até a Polícia Federal e realizar todos os procedimentos necessários, o prazo para que o passaporte fique pronto é de até 6 dias úteis. Após essa espera, vá até a Polícia Federal com um documento oficial com foto e retire o seu passaporte.

Após verificação dos seus documentos, ele será liberado para uso imediato. Caso haja algum atraso na entrega, converse diretamente com os responsáveis pela emissão. O máximo de atraso já relatado é de 15 dias úteis. Por isso, indicamos que você comece o seu processo ao menos dois meses antes da viagem – assim, evitará possíveis problemas.

Prazo de Validade dos passaportes

Validade do Passaporte Fonte: Diario do nordeste

O seu passaporte tem prazo de validade. Após o período válido, será necessário tirar a sua segunda via – de preferência utilizando o seu antigo passaporte. Vamos aos prazos:

  • Crianças de até um ano têm passaporte com validade de 1 ano.
  • 1 a 2 anos, a validade é de 2 anos.
  • De 2 a 3 anos de idade, a validade é de 3 anos.
  • De 3 a 4 anos de idade, a validade é de 4 anos.
  • De 4 anos até 18 anos incompletos, a validade é de 5 anos.

Após os 18 anos completos, a validade do passaporte é de 10 anos.

Fique de olho na sua validade. Se o seu passaporte tiver expirado, terá que ser renovado antes da viagem.

Em casos de dúvidas, procure um representante na Polícia Federal.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310