Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Tipos de Tomadas no Mundo Que Você Precisa Conhecer!

Tomada

Normalmente nos preocupamos com tantas coisas em uma viagem que não damos a devida atenção a um item bem simples, mas que pode trazer incontáveis dores de cabeça quando esquecidas, que são os plugues de tomada. Se a sua viagem for internacional, é preciso se informar qual o tipo de plugue de tomada antes do embarque, para que você se adaptar a tempo, sem ter grandes problemas.

Quando você esquece de verificar qual o tipo de plug de tomada no seu destino você provavelmente ficará: sem contato com o mundo, ou seja, sem telefone celular, sem baterias para câmeras e demais dispositivos eletrônicos, um verdadeiro pesadelo nas suas férias.

Aí você pode pensar que isso é bem simples de resolver, que basta encontrar uma loja de utilitários para que você compre um adaptador de tomadas. Porém, encontrar um adaptador de tomadas para o padrão do seu País, como o Brasil, não é tão simples como parece. Não são todos os países que possuem um adaptador de tomadas em qualquer esquina. Nem todos os hotéis contam com adaptadores para ceder aos seus hospedes. Pense no desespero!

Uma dica de quem não deseja que você fique em desespero fora do País: Não esqueça de comprar um adaptador universal e colocar na sua mala para sempre! Que dessa forma, independente do seu próximo destino, todos os seus dispositivos continuarão carregados, prontos para uso! Vamos conhecer um pouco mais sobre plug de tomadas?

Plug de tomadas: Conheça o modelo de cada País



Você sabia que são mais de 15 tipos de plugues de tomadas que são utilizados ao redor do mundo? Você consegue saber qual o tipo de plug pois eles são indicados por letras do alfabeto, começando pela letra A e vai até O. Entenda a diferença de cada uma delas separados pelos países/continentes:

Brasil – Tipo N

Tomada tipo N Fonte: Techtudo

O padrão brasileiro são as tomadas de 3 pinos para os aparelhos que necessitam de aterramento, como: ar condicionado e computadores, e todos os aparelhos que apresentam risco de choques. Já para outros aparelhos, o plug de tomada é o antigo, com dois pinos. Logo é necessário ter o adaptador para os dois tipos de adaptadores ou o universal que atende à necessidade.

+ Veja Também O Que Fazer Antes de Entrar no Avião: 9 Dicas Imperdíveis!

Europa – Tipos C, E, F, J, L

Tomadas na Europa Fonte: Euro dicas

O tipo C de plug de tomada possui 2 pinos arredondados e também paralelos, onde esse é o padrão mais utilizado em todo o mundo, porém na Europa, em alguns países, você encontra outros padrões de plugues de tomada, logo você precisa estar preparado.

+ Veja Também Os 3 Pontos Turísticos Mais Visitados de Santiago no Chile!

Itália/Chile – Tipo L

Tomada Tipo L Fonte: Tech tudo

Apenas nesses dois países que são utilizados o padrão de plug de tomadas do tipo L, é aquele que possui 3 pinos com tamanhos iguais e que são paralelos. Na Itália, você precisa ter atenção quanto aos amperes, onde o mais comum é o 10A.

+ Veja Também Turismo na Suíça para brasileiros: 7 Dicas Imperdíveis !

Suíça – Tipo J

Tomada Tipo J Fonte: Tech tudo

Apenas na Suíça que o padrão J de plug de tomada é utilizado, o padrão é bem similar ao padrão brasileiro, porém não são compatíveis.

+ Veja Também Descubra os Melhores Roteiros Para Fazer em Versalhes na França!

França/ Polônia/ Bélgica/ República Checa/ Eslováquia – Tipo E

Tomadas Tipo E Fonte: Alto Astral

Esse é o modelo mais utilizado nos países citados, o modelo possui dois pinos paralelos e arredondados, com um orifício pequeno na parte superior. É um modelo pensado para reduzir o risco de choques e consequentemente, aumentar a utilização do fio terra.

+ Veja Também Saiba o Que Fazer em Granada, Espanha e Conheça os Pontos Turísticos!

Espanha/ Alemanha/ Holanda / Grécia – Tipo F

Tomadas do Tipo F Fonte: Techtudo

Além dos países que citamos anteriormente, temos outros países próximos, como: Noruega, Portugal, Rússia, Croácia que utilizam o tipo de plug de tomada F, onde o modelo possui duas pontas que são utilizados como fio terra.

+ Veja Também Cliffs of Moher: Um Cenário de Filme no Extremo Oeste da Irlanda!

Inglaterra/ Irlanda/ Escócia – Tipo G

Tomada Tipo G Fonte: Techtudo

Além dos países citados, temos outros países como Malásia, Cingapura, Bahrein e Uganda que utilizam esse modelo, considerado o mais seguro do mundo. O plug de tomada G possui 3 triângulos com 1 fusível. Observe a quantidade de amperes de cada tomada, para evitar danos aos seus aparelhos.

+ Veja Também Descubra Como Aproveitar os Melhores Pontos Turísticos de Boston!

América do Norte/ Japão/ América Central – Tipos A / B

Tomada Tipo B Fonte: Techtudo

Antes da mudança do padrão de tomadas no Brasil, era os modelos A e B que utilizávamos, é aquele plug com 2 pinos paralelos e achatados. É por esse motivo que aparelhos japoneses não encaixam nos Estados Unidos, devido ao padrão americano ser mais largo que o outro.

+ Veja Também Viagem de Avião com Crianças e Bebês: O Que Levar, Cuidados e Dicas!

Índia/ Namíbia/ Sri Lanka – Tipo D

Tomadas Tipo D Fonte: Techtudo

Existem outros países que utilizam esse mesmo padrão, como Qatar e Paquistão. O padrão possui 3 pinos redondos e largos, que formam a figura de um triângulo.

+ Veja Também O Que Fazer em Ushuaia na Argentina? 7 Melhores Roteiros Para Você!

Argentina/ Nova Zelândia/ Austrália – Tipo I

Tomada tipo I Fonte: Vjdado

Na Papua Nova Guiné também utilizam esse mesmo modelo de plug de tomada, que possui 1 pino na vertical e outros dois pinos na diagonal.

+ Veja Também Como e onde solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID)?

Israel – Tipo H

Tomada tipo H Fonte: Tech tudo

Esse modelo é utilizado apenas no Israel, que possui 3 pinos redondos e largos, que formam a letra “V”. O tipo H é único modelo que permite que outro tipo se conecte sem nenhum problema, o modelo C pode ser utilizado em tomadas do tipo H, sem danos aos aparelhos.

+ Veja Também 5 Países Que Você Pode Ir Falando Apenas o Português!

África do Sul – Tipo M

Tomada tipo M Fonte: Techtudo

O padrão M de plug de tomadas é bem parecido com os que são utilizados na Ásia, porém são mais estreitos, possui 3 pinos redondos e largos, formando a figura de um triângulo.

+ Veja Também O Que Levar na Bagagem de Mão? 5 Dicas Para Não Passar Sufoco!

Cuidado com a voltagem das tomadas

Pessoa colocando dedo na tomada Fonte: G20brasil

Mesmo que você tenha tido o cuidado de levar em sua mala de viagens um adaptador de tomadas compatível com o seu destino, é preciso ter atenção redobrada à voltagem. Cada País possui uma voltagem diferente para as tomadas, que podem sofrer variações entre 100 até 240 volts, onde caso não utilizada com atenção, pode danificar seus aparelhos.

Alguns aparelhos como notebooks, smartphones e tablets possuem sua própria fonte, que possui múltipla voltagem, garantindo a segurança dos dispositivos eletrônicos e o bom funcionamento. Porém, caso você não tenha certeza se o dispositivo possui múltipla voltagem, não arrisque, procure as especificações técnicas e leia a voltagem especifica do local em questão.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310