Vacina de Febre Amarela: O Que Você Precisa Saber Antes de Viajar!
Planejar uma viagem é tudo de bom, mas requer alguns cuidados. Ao fazer a checklist não se esqueça de adicionar vacinas como um item a ser verificado. Algumas viagens internacionais requerem a comprovação da vacina de febre amarela. O processo de verificação é rigoroso e caso a vacinação não esteja em dia é possível perder o embarque ou ser proibido de visitar o país de destino.
Além de ser um modo de cuidar da própria saúde, a vacina de febre amarela também previne que você perca sua viagem. Então para aproveitar o passeio sem maiores problemas temos uma sequência de dicas de como conseguir o certificado da vacina de febre amarela. Vamos lá!
+ Veja Também 7 Remédios Importantes Para Levar na Viagem e Recomendações!
Onde tomar a vacina?

Fonte: Mais Goiáis
A vacina de febre amarela pode ser tomada em postos de vacinação estaduais e municipais. Para tomar a vacina é necessário a apresentação da carteira de identidade, não é preciso agendar horário. É importante ressaltar que a vacina deve ser tomada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem. O procedimento é gratuito.
Alguns postos de saúde emitem o certificado internacional de vacinação ou profilaxia, mas não são todos. Por isso, se o posto não emitir a documentação, após tomar a vacina de febre amarela é preciso guardar o certificado que comprova a vacinação.
Outro dado interessante é que antigamente as vacinas de febre amarela tinham validade de dez anos, mas a partir de 2016 as doses passaram a ter validade vitalícia. Ou seja, passar pelo procedimento uma vez só já garante prevenção pelo resto da vida.
Como obter o certificado Internacional de Vacinação?

Fonte: Viajar é tudo de bom
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido de forma gratuita pela Anvisa. No entanto, há prioridade na emissão para pessoas que comprovem que realizarão viagens para países que exigem o certificado. Para tirar o seu CIVP é necessário comparecer a um dos centros de atendimento munido do certificado de vacinação contra a febre amarela e do documento de identidade. Outro item que não pode ser esquecido é o comprovante de escala ou conexão em países com exigência do certificado. O Certificado Internacional de Vacinação não pode ser emitido para quem foi imunizado coma dose única da vacina de febre amarela.
Crianças e menores de 18 anos também devem estar com a vacina de febre amarela em dia para viajar. As recomendações são as mesmas, mas para solicitar o CIVP a presença apenas do pais ou responsáveis legais já é suficiente. Porém orienta-se que a criança ou adolescente assine a documentação para evitar possíveis transtornos em outros países.
Para agilizar o procedimento um pré-cadastro deverá ser realizado no SISPAFRA. Os agendamentos para a emissão do CIVP são feitos apenas para quem já tem o pré-cadastro feito. Com a vacina de febre amarela tomada e o pré-cadastro pronto procure um COV (Centro de Orientação ao Viajante). Eles, costumeiramente, estão localizados em fronteiras, aeroportos e portos. O site da Anvisa disponibiliza uma lista com o endereços de todos os COV. Como já mencionado, é possível também emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia em unidades credenciadas do Sistema Único de Saúde.
Saiba mais sobre o processo no link “Pré-cadastro deverá ser realizado no SISPAFRA”.
+ Veja Também 10 Dicas Imperdíveis Para Mulheres que Viajam Sozinhas!
Países que exigem a vacinação

Fonte: Must share br
Após o surto de febre amarela em 2016, o número de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia aumentou . Atualmente, a Organização Mundial da Saúde requer a vacina de febre amarela em mais de 100 países. São eles:
- Afeganistão
- África do Sul
- Albânia
- Antígua e Barbuda
- Angola
- Anguilla
- Antilhas Holandesas
- Arábia Saudita
- Argélia
- Austrália
- Bahamas
- Bangladesh
- Bahrain
- Barbados
- Belize
- Benin
- Bolívia
- Botsuana
- Brunei
- Burkina Fasso
- Burundi
- Butão
- Cabo Verde
- Camboja
- Camarões
- Cazaquistão
- Cingapura
- Chade
- China
- Colômbia
- Congo
- Coreia do Sul
- Costa Rica
- Costa do Marfim
- Djibouti
- Dominica
- Egito
- Equador
- Eritreia
- El Salvador
- Etiópia
- Fiji
- Filipinas
- Gabão
- Gâmbia
- Gana
- Guiné Equatorial
- Granada
- Guadalupe
- Guatemala
- Guiana Francesa
- Guiné
- Guiné-Bissau
- Haiti
- Honduras
- Iêmen
- Ilhas Maurício
- Ilhas Reunião
- Ilhas Salomão
- Ilhas Seychelles
- Índia
- Indonésia
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Kiribati
- Laos
- Lesoto
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Madagáscar
- Malaui
- Malásia
- Maldivas
- Mali
- Malta
- Martinica
- Mauritânia
- México
- Mianmar
- Moçambique
- Montserrat
- Namíbia
- Nauru
- Nepal
- Nova Caledônia
- Nicarágua
- Níger
- Nigéria
- Omã
- Panamá
- Papua-Nova Guiné
- Paquistão
- Paraguai
- Quênia
- Quirguistão
- República Centro-Africana
- República Democrática do Congo
- Ruanda
- São Cristóvão e Nevis
- São Vicente e Granadinas
- Saint-Barth
- Saint Helena
- Saint Martin
- Samoa
- Santa Lúcia
- São Tomé e Príncipe
- Senegal
- Serra Leoa
- Somália
- Sri Lanka
- Sudão
- Suazilândia
- Suriname
- Tailândia
- Tanzânia
- Timor Leste
- Togo
- Trinidad e Tobago
- Tunísia
- Uganda
- Venezuela
- Vietnã
- Zâmbia
- Zimbábue
Agora que você já sabe todo o procedimento necessário para obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia basta se organizar, verificar se está com a vacina de febre amarela em dia e planejar tudo com antecedência para ter uma viagem protegida e livre de problemas!