Viagem de Avião com Crianças e Bebês: O Que Levar, Cuidados e Dicas!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Viagem de Avião com Crianças e Bebês: O Que Levar, Cuidados e Dicas!

Fonte: semprefamilia.com.br

Quem tem crianças na família tem uma preocupação a mais na hora de planejar viagens, especialmente se o trajeto for feito de avião. Além da compra de passagens aéreas existem outras etapas que exigem atenção na hora de se organizar para o voo. Viajar com crianças em avião não precisa ser uma tarefa árdua, confira o que é preciso para um embarque e percurso tranquilos e prepare-se para a sua próxima viagem!

Compra de passagens aéreas

Bebê viajando de avião no colo da mãe Fonte: A mãe coruja

A compra de passagens aéreas é um dos momentos em que é preciso estar atento, bebês de 0 a 2 anos têm descontos de até 90%, mas comumente não pagam a passagem se fizerem o trajeto no colo dos pais ou de um adulto responsável. Já crianças acima de 2 anos obrigatoriamente precisam ser acomodadas em um assento, nestes casos o valor da passagem também tem desconto. O desconto usado com mais frequência é de 33%, mas este valor pode ser alterado de acordo com as condições da tarifa e com a empresa de transporte.

As companhias aéreas não aceitam que bebês com menos de 7 dias de vida façam viagens, isto porque nos primeiros dias de vida dos bebês o sistema imunológico está se formando e ficar em um local fechado com várias outras pessoas podem deixar os pequeninos suscetíveis a infecções e doenças.



Documentação Necessária

Documentação da Criança ou Bebê - Viajar com crianças em avião Fonte: Viajadora

Outro item importante é a documentação necessária para viajar com crianças em avião. Para os voos nacionais crianças com menos de 12 anos, que já tenham o documento de identidade ou a certidão de nascimento, não precisam de autorização do Juizado de Menores se estiverem acompanhadas de um dos pais ou de um adulto com parentesco comprovado com documentos. Crianças maiores de 12 anos podem viajar dentro do Brasil sem acompanhantes desde que apresentem o documento de identidade.

Nos voos internacionais a apresentação do passaporte das crianças é indispensável – vale ressaltar que voos dentro da América do Sul requerem apenas a carteira de identidade original dos pequenos. Ao viajar com ambos os pais é necessária a apresentação do passaporte e dos documentos de identidade que comprovem o parentesco com a criança.

Em viagens internacionais em que apenas um dos pais irá com a criança é necessária uma autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório, assinada pelo progenitor ausente que garanta que a criança está viajando com o consentimento do pai ou mãe que não está no voo.

Crianças Viajando Sozinhas

Crianças viajando sozinhas Fonte: Forumdeinovacaoemsecretariado

Crianças com menos de cinco anos não podem viajar sozinhas em hipótese alguma. Quando a criança tem entre 5 e 11 anos pode viajar sozinha, mas é necessário a contratação do serviço de menor desacompanhado e a autorização da Vara da Infância e da Juventude. As crianças que são maiores, entre 12 e 18 anos, podem realizar viagens sozinhas e não há a obrigatoriedade do serviço de menor desacompanhado, basta apenas apresentar documento de identidade original.

Check-in e Segurança

Criança viajando sozinha Fonte: 123Milhas

Algumas empresas disponibilizam a opção de escolha de assento no ato da compra das passagens, mas caso você não tenha escolhido o assento ou tenha decidido fazer isso só na hora do check-in uma boa dica é fazer o procedimento online.

Para quem viaja com crianças de avião, durante o check-in online, que fica disponível a partir de três dias antes da viagem, é possível solicitar com antecedência as poltronas da aeronave que permitem acoplar berços para os bebês de colo.

Outro cuidado importante é prestar atenção na reserva dos lugares, pois crianças e adolescentes não podem ocupar os assentos no início e no final da cabine, sobre as asas e ao lado das saídas de emergência.

Bagagem das Crianças

Criança em avião Fonte: Blog de maxmilhas

O que levar na mala é sempre uma questão difícil e quando se viaja com crianças em avião se torna ainda mais necessário um bom planejamento do que será levado. Vale ressaltar que bebês e crianças só têm direito a bagagem no avião se tiverem assentos comprados para eles, caso contrário é preciso equilibrar os pertences dos pais com os das crianças.

Essa otimização das malas ficou ainda mais importantes depois das mudanças recentes feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em que novas taxas para despache de bagagem passaram a ser cobradas. Por isso, é importante estar atento às especificações da companhia aérea na hora de planejar quais pertences levar.

Dica Bônus

Bebê em avião de brinquedo Fonte: Danone Baby

Para garantir uma viagem mais confortável para os pequenos tente escolher voos diretos e de preferência durante a noite. Algumas empresas aéreas permitem despachar gratuitamente 1 carrinho ou 1 bebê conforto, ambos podem ser utilizados até a porta da aeronave.

As empresas costumam ter também opções especiais para crianças, tanto se tratando de refeições quanto de canais/filmes nas TVs.

De acordo com a ANAC, crianças de até 12 anos são consideradas passageiros com necessidades especiais e têm preferência no embarque, no check-in e nos assentos diferenciados.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310