Viajando com Animais de Estimação: Saiba o Que Fazer, Dicas, Regras!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Viajando com Animais de Estimação: Saiba o Que Fazer, Dicas, Regras!

Como viajar com animais

Viajar é sempre uma ótima maneira de unir toda a família. Mas quando temos animais de estimação, eles passam a fazer parte da nossa rotina e queremos poder incluí-los em todas as nossas aventuras.

Para quem faz questão de conseguir levar os seus bichinhos nas viagens, separamos no artigo de hoje algumas dicas sobre como fazer isso de maneira segura e simples. Você vai descobrir todos os documentos necessários, as regras e alguns dos procedimentos obrigatórios. Confira!

Guia para viajar com Animais!

Check in – Voar com o bichinho

Check in - Viajar com Animais Fonte: O Dono Cuida

Antes de mais nada, temos que lembrar que cada viação tem suas regras própria e é importante falar diretamente com eles para ter certeza de que seu animalzinho poderá te acompanhar nessa viagem.

Em geral, o chek-in funciona da seguinte forma: você deverá ligar na central de atendimento e fazer sua reserva. Animais de pequeno porte podem viajar acompanhados dos donos na cabine. Já os de grande porte devem ir no compartimento do avião.

O check-in no dia deve ser realizado normalmente, com uma hora de antecedência pelo menos. Se o animal for com você na cabine, basta embarcar com ele após passar pelo balcão. Já para os que vão no bagageiro, é preciso despachar junto com as malas.

Não se preocupe: seu animal estará seguro no compartimento de malas e não irá sofrer nem um arranhão!

Vacinação – O que você precisa saber!

Vacinação em animais Fonte: DogTravel

Mais uma vez, precisamos lembrar que toda viagem tem suas regras. Por exemplo: alguns países podem pedir mais vacinas ou comprovantes de saúde. Nossa dica é que você procure a companhia com uma certa antecedência – pelo menos dois meses antes de embarcar.

Porém, para viagens no Brasil, já adiantamos que o seu bichinho terá que ter a vacina antirrábica em dia. O período de vacinação deve ser de ao menos 30 dias antes do embarque, até no maximo um ano.

Documentos necessários para viajar com animais

Carteira de vacinação Fonte: Gata Lili

São muitos documentos que podem ser solicitados durante uma viagem, porém, os básicos costumam ser a Carteira de Vacinação em dia e assinada pelo veterinário e um atestado de saúde emitido pelo veterinário no período de 90 dias antes do embarque.

Para viagens internacionais, pode ser necessário o atestado de sorologia e até mesmo a implantação de um chip no animal. Existem casos específicos onde será necessário que um agente da vigilância sanitária terá que atestar a saúde do PET.

Consulte sua agência de viagem e veja quais documentos serão pedidos.

Viagem de ônibus – Regras!

Animais no ônibus Fonte: Animais – Cultura Mix

As viagens de ônibus não diferem dos voos, embora o processo possa ser bem mais simples. No geral, é preciso comprar uma passagem extra para o seu PET e apresentar a carteira de vacinação. Para quem vai a outro país de ônibus, as regras continuam as mesmas e é preciso saber o que cada localidade exige.

Dicas e Regras gerais

Viajando com bichos Fonte: Viajadora

Agora ficou mais fácil entender o que esperar da sua viagem com seu animal de estimação, certo? Mas vamos fazer um pequeno resumo para que nada saia do controle e que seu melhor amigo possa te acompanhar nessa aventura incrível. Confira:

Passo a passo para viajar com animais!

  • Não deixe de consultar um veterinário com muita antecedência. Seu animal pode precisar de vacinas e o tempo mínimo para elas fazerem efeitos é de 30 dias. E caso não haja esse tempo, é possível que o pedido de viagem seja negado. Se antecipe!
  • Não é permitido dar nenhum tipo de remédio para o seu animal durante a viagem, por questões de segurança. Embora seja comum haver pessoas que acreditem no poder dos soníferos, eles são um risco para os bichinhos, que podem sofrer com paradas cardíacas e outros problemas durante o trajeto. Não fala isso!
  • Sempre converse com sua agência de viagens e verifique se o país que irá permite aquele animal com os documentos que tem em mãos. Lembre-se que alguns exigem chips e outros laudos. Será preciso garantir que tudo estará em ordem até o dia da viagem.
  • Se o seu animal é pequeno, ele poderá viajar com você. Mas garanta que a caixinha de transporte seja confortável. Ele não poderá sair dela durante a viagem! O recomendado é que ela tenha ao menos cinco centímetros acima da cabeça e que possa haver locomoção do animal durante o trajeto.
  • Para viagens mais longas, procure manter o bichinho calmo ou pergunte para a aeromoça se há alguém verificando os animais no bagageiro. Embora tenhamos pena deles, o processo é muito criterioso e eles vão bem seguros – mesmo no compartimento.
  • Se você for viajar com mais de um animal, não terá jeito: eles deverão ir no bagageiro, mesmo que sejam pequenos. Isso só irá mudar caso tenha mais alguém com você que possa se responsabilizar pelo animal.

Gostou das nossas dicas de como viajar com o seu animal de estimação?

Compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais! Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310