Viajar de Graça: Descubra Como Viajar no Brasil Gastando Muito Pouco!

Jovens olhando para o mapa - Viajar de Graça

09/09/2019

Diversas pessoas usam as viagens como momento de escape, para relaxar do mundo turbulento lá fora, bem como para conhecer novas pessoas, novas culturas ou mesmo para se divertir. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que é possível viajar de graça.

Sim, isso mesmo que você acabou de ler! É possível viajar de graça tanto de ônibus, quanto de avião, e diversas pessoas possuem esse benefício.

Para ajudar você a entender como é possível viajar de graça, eu preparei o artigo de hoje com algumas informações importantes. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!



Viajar de graça pela FAB

Avião da FAB Fonte: Epocanegocios

Ao contrário do que muitos pensam, os aviões da FAB (força aérea Brasileira) não são de uso exclusivo de militares e políticos. De fato, todo e qualquer cidadão brasileiro que resida no Brasil possui o direito de viajar de graça pela FAB.
Antes que você se anime, preciso explicar que as coisas não são assim tão fáceis de conseguir. Só é possível viajar de graça pela FAB quando há disponibilidade de Transporte Aéreo Logístico da entidade.

Primeiramente, a pessoa que tem interesse em realizar uma viagem com a FAB, deve se cadastrar no órgão CAN (Correio Aéreo Nacional) no local onde deseja embarcar no avião, sempre informando o destino que lhe interessa.

As pistas de pousos da FAB estão por todo o país. Aqui está uma lista para guiar você melhor e saber onde procurar por elas:

Região Sul

  • Canoas/RS
  • Florianópolis/SC
  • Santa Maria/RS

Região Sudeste:

  • Pirassununga/SP
  • Rio de Janeiro/RJ
  • São Paulo/SP

Região Centro-Oeste:

  • Brasília/DF
  • Campo Grande/MS

Região Norte:

  • Belém/PA
  • Boa Vista/RR
  • Manaus/AM
  • Porto Velho/RO

Região Nordeste:

  • Fortaleza/CE
  • Natal/RN
  • Recife/PE
  • Salvador/BA

Depois de fazer o cadastro, a FAB tem um prazo de 10 dias para chamar a pessoa interessada. Contudo, isso não é uma garantia. Isso porque, para uma pessoa ser chamada, depende de inúmeros fatores, sendo o prioritário, o número de vagas disponíveis na aeronave.

Se a pessoa que se inscreveu não foi chamada dentro dos 10 dias, e ela ainda possuir o interesse, basta procurar o local novamente e fazer a renovação da inscrição.

Viajar de graça através das milhas aéreas

Avião e búlsola em cima de uma mapa Fonte: Quero viajar mais

Muitas pessoas nem sabem que o uso do cartão de crédito pode fornecer milhas para trocar por viagens (além de outros brindes disponíveis).

De fato, quanto mais você gasta com um cartão de crédito, mais milhas você pode acumular, e mais você pode viajar de graça.

Essa é uma das formas mais usadas pelos brasileiros para viajar de graça. Inclusive, há alguns programas que oferecem uma passagem grátis na compra de uma.

Viajar de graça pelo ID Jovem

ID jovem Fonte: ID jovem

Se você possui entre 15 a 29 anos, está perdendo a oportunidade de viajar de graça e de ônibus pelos estados do Brasil. Isso porque, existe uma lei no Brasil que garante que duas vagas por ônibus sejam reservadas e oferecidas gratuitamente aos jovens nessa faixa etária.

Além disso, se essas duas primeiras vagas forem preenchidas, a lei permite que outras duas sejam oferecidas nas mesmas condições, com 50% de desconto.

Para ter direito e conseguir reservar o seu lugar no próximo ônibus, basta apresentar no guichê o ID Jovem dentro da validade (que pode ser emitido rapidamente na internet) com um documento de identificação oficial e com foto.

Além disso, o jovem não deve possuir uma renda maior que 2 salários mínimos e ser inscrito no CadÚnico, um programa de cadastro para programas sociais do governo.

Agora você já sabe! Se você se encaixa nessas condições, saiba que tudo isso está documentado no Estatuto da Juventude e pela ANTT que cuida dos transportes Terrestres do Brasil

Viajar de graça pelo Estatuto do Idoso

Idosos viajando Fonte: Guardiões de vidas

Esse é um benefício bem divulgado, mas sempre vale a pena reforçar: as pessoas acima de 60 anos, podem viajar de graça de ônibus (ou pagando 50% dependendo da renda mensal), atravessando estados.

Assim como com os jovens, a lei garante que dois assentos de ônibus devem ser reservados para pessoas acima de 60 anos e que possuem no máximo 2 salários mínimo de renda.

Além disso, caso os dois primeiros assentos sejam ocupados, a companhia deve vender mais 2 assentos com 50% de desconto.

Vale deixar claro que, essas promoções valem apenas para ônibus normais. Ou seja, os ônibus executivos e mais confortáveis não estão incluídos nessa categoria.

Para conseguir viajar de graça nessas condições, o idoso deve fazer a compra da passagem com uma antecedência mínima de 3 horas antes da partida do ônibus.

Isso porque, faltando apenas 3 horas para a partida, a companhia pode colocar os 2 assentos a venda com os demais. Por isso, vale a pena chegar antes para garantir.

Viajar de graça sendo portador de deficiência

Cadeirante Fonte: Anadem

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) em 2013, publicou uma lei que se aplicava a todas as empresas: era preciso que todos os ônibus da frota fossem adaptados para pessoas com deficiências e ainda, fosse oferecida as passagens gratuitamente.

Assim como as demais categorias, a empresa deve reservar dois assentos para pessoas que comprovarem terem deficiências físicas, mentais ou auditivas. Elas podem levar todo o material que precisarem para se sentirem seguras e confortáveis, como um cão-guia.

Além disso, todos os funcionários devem estar devidamente treinados para atender de maneira certa essas pessoas.
Vale lembrar que, essa regra de passagem gratuita para pessoas com deficiência, vale para viagens entre municípios e estados.

Viajar de graça com os filhos

Pais viajando com crianças Fonte: DHoje interior

O que muitos pais não sabem, é que crianças antes de completarem 6 anos de idade podem viajar gratuitamente de ônibus, tanto nacionais, quanto internacionais.

Isso se aplica desde que, a criança viaje no colo de seus pais. Além disso, é necessário que o bilhete do transporte seja comprado diretamente no guichê da companhia.

Gostou de saber mais sobre como viajar de graça? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Viajar com Cão-Guia
Viajar com Cão-Guia – Como funciona, Regras e Dicas!
Menina no alto do monte - Pacote de viagem
Pacote de Viagem Barato Pela Internet – Viaje Gastando Pouco!
Pessoas na praia
O Que Levar Para Praia? 6 Dicas Para Arrumar Sua Mala!
Rio card - passando cartão na maquina
Descubra Como Funciona o Rio Card – Dicas Importantes Para Uso!
Pessoa segurando celular no Aplicativo Uber
Uber – Saiba o Passo a Passo de Como Funciona o Aplicativo!
Veja Todas >
Cadastur