Chocofest: Saiba tudo sobre o maior evento de Páscoa do Brasil!

Chocofest

29/03/2019

Considerado o principal evento de Páscoa do Brasil, anualmente o Chocofest reúne milhares de pessoas no Rio Grande do Sul. Em 2019, o evento será realizado de 11 à 21 de abril, em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.

Esta será a segunda vez que as festividades ocorrerão no município, já que a cidade serrana e turística também sediou o evento em 2018, quando reuniu mais de 100 mil visitantes de todos os cantos do Brasil.

Quer saber mais sobre a festa? Então prepare-se, pois preparamos um texto especial para você saber tudo sobre o Chocofest! Confira.

+ Veja Também Páscoa em Gramado e Canela: Saiba O Que Aproveitar!

O evento da Chocofest

Coelhinhos da Chocofest Fonte: Guia do turismo Brasil

Como mencionado acima, na última edição em Nova Petrópolis, o Chocofest reuniu mais de 100 mil visitantes em duas semanas de evento. Desta vez, a expectativa é ainda maior. Com mais atrações e o mesmo formato do ano passado quando, a expectativa da organização é atrair mais de 180 mil pessoas ao longo dos 10 dias de evento.

Tradicionalmente, todas as ruas centrais da cidade recebem uma decoração especial, onde as principais atrações ficam concentradas. A programação conta com desfile de carros temáticos e personagens fantasiados, reunindo mais de 200 artistas da região.

Além de Nova Petrópolis, cidades como Canela e Gramado também já receberam o evento, que chegou a Nova Petrópolis em 2019. O evento tornou-se um marco para o turismo da cidade de apenas 21 mil habitantes, provocando um enorme trânsito de turistas de todos os lugares do país.



Atrações

Crianças no Chocofest Fonte: O sul

A programação da Chocofest estende-se por 10 dias e conta com inúmeras atrações. Abaixo, listamos algumas das principais:

  • Desfile de Páscoa: evento mais tradicional do Chocofest, o desfile de Páscoa é realizado no centro da cidade e conta com passeata de carros e personagens aos fins de semana;
  • Planeta das Guloseimas: realizada na Rua Coberta, contará com a Vila de Açúcar, Pinturas em Chocolate, Casa da Bruxa, Espaço do Coelho reciclador e Multi Palco com atrações musicais diárias;
  • Espetáculos teatrais e culturais: em diversos pontos da cidade ocorrem apresentações de teatro e demais performances culturais;
  • Árvore da Páscoa Osterbaun: outro evento tradicional que reúne a população e visitantes na confecção de ovos coloridos para enfeitar as árvores da cidade;
  • Rastro do Coelho: brincadeira que reúne diversas pessoas com o objetivo de encontrar ovos e doces escondidos em pontos turísticos de Nova Petrópolis, como a Aldeia do imigrante e o Labirinto Verde;
  • Páscoa pelo Mundo: por meio da pintura, inúmeros artistas convidados retratam sua visão de Páscoa em ovos gigantes;
  • Casa da Vovó Coelha: espaço dedicado exclusivamente para oficinas, culinária e produtos relacionados a Páscoa.

Todas as atrações do Chocofest são gratuitas e totalmente abertas ao público. Basta programar-se e escolher em qual ir.

Como chegar em Nova Petrópolis?

Nova Petrópolis - Praça enfeitada para páscoa Fonte: Jornal o sul

Nova Petrópolis é uma pequena cidade localizada na Serra Gaúcha a apenas 90 quilômetros de Porto Alegre. Conhecida por sua belíssima natureza, é um dos berços da colonização alemã no Sul do Brasil. Conta com ótimas opções de gastronomia e rede hoteleira em crescimento e empresas de destaque nacional. Além das tradicionais festas, as atrações naturais e as cervejarias são alguns dos principais destinos turísticos.

É possível chegar até a cidade de várias maneiras, seja por meio de carro, ônibus ou avião. Algumas das opções mais exploradas pelos visitantes são:

  • Aeroporto Internacional Salgado Filho: como Nova Petrópolis fica apenas 90 quilômetros de Porto Alegre, ir de avião é uma das alternativas mais comuns. O trajeto entre as duas cidades leva em média duas horas para ser realizado.
  • Aeroporto Regional de Caxias do Sul Hugo Cantergiane: outro aeroporto bem próximo é o de Caxias do Sul, também localizada na Serra Gaúcha e apenas 30 quilômetros de Nova Petrópolis. O trajeto entre as duas cidades leva em média 30 minutos para ser realizado.
  • BR 116: para quem optar por ir de carro, a estrada mais comum é a BR 116, que atravessa o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande Sul. O trecho passa por Curitiba (PR), Mafra (SC), Lages (SC) Vacaria (RS), Caxias do Sul (RS) até chegar em Nova Petrópolis.
  • BR 101: rota alternativa que também corta os três estados do Sul, mas passando por Joinvile (SC), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Palhoça (RS), Santo Amaro da Imperatriz (SC), Lages (SC), Vacaria (RS), Caxias do Sul chegando à Nova Petrópolis.

Onde ficar?

A rede de hotel em Nova Petrópolis e região está em plena expansão após a cidade receber o evento ano passado. São várias as opções de hospedagem. O site oficial do evento recomenda duas:

Hotel Pousada da Neve

Hotel Pousada da Neve Fonte: Booking

Em Nova Petrópolis, o Hotel Pousada da Neve é um local maravilhoso, que se diferencia por suas cores alegres, tranquilidade, serviço diferenciado, conforto e um divino café da manhã estilo colonial.

Hotel Rothenburg

Hotel Rothenburg Fonte: Rothenburg hotel

A apartamentos e chalés, com conforto e tecnologia, disponibilidade de salas de reuniões e convenções, espaço para festas e confraternizações e áreas verdes para eventos externos, com uma bela paisagem panorâmica.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Festival de inverno em Bonito
Festival de Inverno – 7 Eventos Que Você Precisa Conhecer!
Orquestra no Festival de Inverno Campos do Jordão
Festival de Inverno Campos do Jordão – Programação, Roteiro e Dicas!
Bauernfest
Bauernfest em Petrópolis – 2019: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Grupo de festa junina
Festas Juninas no Brasil – 4 Melhores Cidades Para Você Curtir!
Holi Teen Festival
Holi Teen Festival: O que é, Como ir, Ingressos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur