Conheça tudo sobre Bauernfest, a maior festa em Petrópolis !
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Conheça tudo sobre Bauernfest, a maior festa em Petrópolis !

Baunernfest

A Bauernfest ou a também chamada Festa do Colono Alemão, acontece anualmente em Petrópolis, região de serra no Estado do Rio de Janeiro. Ela tem como principal objetivo homenagear os imigrantes alemães que se instalaram na cidade há alguns séculos.

No texto de hoje, separamos algumas informações sobre essa incrível celebração, que atrai turistas do Brasil inteiro durante a época de alta temporada da serra. Vamos explicar como você pode chegar até lá, quais são os atrativos do evento e datas que ele ocorre. Confira!

O que é a Bauernfest de Petrópolis?

Baunernfest - Palácio de Cristal Fonte: Baunernfest petropolis

A Bauernfest de Petrópolis, como falamos mais acima, é uma festa anual que acontece no mês de junho com o intuito de homenagear os imigrantes Alemães. Com diversas atrações para todas as idades, a festa casa bem com o clima de inverno, quando Petrópolis está repleta de turistas do país inteiro.

Tradicional na região, sua primeira edição foi em 1989 e hoje seu tamanho aumentou de forma extraordinária – são mais de 300 mil participantes, e o número só cresce. Algumas dos atrativos valem a pena serem citados:

Danças Folclóricas

Baunernfest - Danças Folclóricas Fonte: Baunernfest petropolis

Um dos principais atrativos da Bauernfest são as danças folclóricas. Elas resgatam o valor de um povo que sofreu muito para conseguir imigrar para outros países e vencer problemas como as guerras, por exemplo. São danças que animam a multidão e mostram um pouco da cultura Alemã, com as roupas típicas da época da imigração e acessórios incríveis.

Vale a pena acompanhar as dezenas de grupos que participam da Bauernfest todos os anos e conferir a programação com antecedência para não perder nenhuma apresentação. Todos os anos, o site oficial anuncia quais serão os participantes – que geralmente são os mais antigos acrescentados dos novos grupos.

Bandas típicas

Baunernfest - Bandas típicas Fonte: Banda uhul

Algumas das bandas de música típica Alemã se apresentam na Bauernfest. São dezenas de apresentações durantes os dias do festival – que unem cultura e muita diversão para os turistas e moradores de Petrópolis. As apresentações acontecem em diversas ruas próximas ao Palácio de Cristal e não é incomum ter mais de uma acontecendo ao mesmo tempo.

Por isso, vale a pena dar uma olhada no site oficial todos os anos e ver quais bandas vão tocar – se houver uma favorita, chegue cedo para conseguir acompanhar. Geralmente, o evento fica bem cheio e é preciso se programar para não perder nada!

Bebidas

Baunernfest - Bebidas Fonte: Diana viaja

Que os Alemães adoram cerveja não é nenhuma novidade. Durante as festividades do Bauernfest, há uma série de barracas típicas vendendo as mais variadas cervejas originais na Alemanha, além de concursos de chopp a metro, que garante boas risadas e traz a oportunidade de que os turistas interajam com o festival.

Para participar do concurso, é preciso ter mais de 18 anos e estar ciente das regras. O prêmio é uma medalha e um kit especial da festa. Tradicional na Bauernfest, vale a pena observar o concurso e dar algumas risadas – mesmo se você não for participar.

+ Veja Também Petrópolis: 10 Programas Que Você Não Pode Deixar de Fazer!

Comidas do Evento

Baunernfest - Quiosque da Casa do Mamão Fonte: Generalidades especializadas

Para quem quer aproveitar a Bauernfest para conhecer as delícias típicas da Alemanha, não vai se arrepender. São 38 barraquinhas espalhadas pela região do Palácio de Cristal, com pratos originais do país europeu. O famoso salsichão é uma dessas comidas típicas que estará por lá esperando os turistas mais curiosos.

Além disso, há alguns dos doces mais saborosos da Alemanha e muita cerveja. Segundo a organização, essa é a época em que mais se vende pratos vindo do país – além de mais de mais de 70 mil litros de chopp e cerveja em poucos dias de festival. Esqueça a dieta!

Shows no Palácio de Cristal

Shows no Palácio de Cristal - Baunernfest Fonte: Veja rio

Por fim, não podemos esquecer das festividades dentro do palácio de Cristal. Toda a Bauernfest acontece em torno dele e pelas ruas próximas, porém, alguns dos shows mais esperados ficam lá dentro. O Palácio em si já é um ponto turístico obrigatório em Petrópolis e vale a pena sua visita em qualquer época do ano, mas, durante a Bauernfest ele ganha nova vida – e muita gente!

Além dos shows, algumas barracas ficam no entorno do palácio, assim como toda a decoração Alemã. Se você puder se hospedar por perto e não se importar com o barulho das festividades, vale muito a pena brigar por uma vaga de hotel nas ruas ao redor. Assim, dispensará o carro e aproveitará o festival ao máximo!

Como ir até a Bauernfest de Petrópolis?

Baunernfest - Evento Fonte: Sou Petrópolis

Ir até Petrópolis geralmente exige uma passagem de ônibus da cidade do Rio de Janeiro até ela. Você pode conseguir comprar a sua diretamente no site da Transportal Viagens – o preço da passagem varia de acordo com a data de compra. Sugerimos que você faça compra um tempo antes do festival, já que ele é bem concorrido.

Essas foram algumas das nossas dicas sobre a Bauernfest. Que tal conhecer uma das maiores festas Alemãs do país e ainda aproveitar ao máximo o friozinho da Serra do Rio de Janeiro?

Visite nosso site para mais informações sobre preço das passagens nessa época!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310