Como aproveitar o carnaval: 6 dicas que podem te ajudar!

Pessoas no carnaval fantasiadas

13/02/2020

De fato, para aproveitar o carnaval, você precisa escolher uma boa cidade para o passar. Eu sugiro, sem sombra de dúvidas, o Rio de Janeiro. Está aí uma cidade que não brinca com essa festa.

Para ajudar você a entender mais sobre como aproveitar o carnaval, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como funciona o carnaval no Rio de Janeiro?

Carnaval de Sapucai - Criança fantasiada

A cada ano, as melhores escolas de samba competem pelo invejável título de “campeão do carnaval”. Para vencê-lo, eles são julgados pela coreografia, cenografia, música, figurino, ritmo e tema escolhido.

Os desfiles acontecem no Sambódromo, um espaço aberto projetado por Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília. Com 800 metros de comprimento, a avenida Marquês de Sapucaí é cercada por arquibancadas e lojas de concreto, onde 72.000 espectadores se aglomeram, de habitantes de favelas a bairros de luxo, além de turistas de todo o mundo.

As imagens são conhecidas: milhares de dançarinos em trajes deslumbrantes, carros alegóricos tão altos quanto edifícios, mulheres baianas em turbantes vestidos grandes e coloridos, centenas de percussionistas que pontuam o desfile em uma explosão de cores, luzes, música e paixão.

Mas o carnaval não para nos desfiles muito regulares do Sambódromo. Espalhou-se livre e espontaneamente por toda a cidade. Estes são os blocos, esses grupos de bairro que reúnem de algumas dezenas a mais de um milhão de foliões.

+ Veja também Carnaval de rua São Paulo 2020 – Dicas, bloquinhos e atrativos!

Quando começa o carnaval 2020?

Carro alegórico no carnaval

Oficialmente, dura cinco dias e começa na sexta-feira com a entrega das chaves da cidade ao rei Momo, o rei do carnaval, e termina na terça-feira anterior a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma.
A edição 2020 acontecerá de 21 a 25 de fevereiro. Todo ano, ele começa 47 dias antes da Páscoa, então sua data é flutuante.

As catorze escolas do Grupo de Acesso abrem os desfiles na sexta-feira (21 de fevereiro) e no sábado (22 de fevereiro).

O Grupo Especial, que reúne as treze melhores escolas, acontece no domingo (23) e segunda-feira (24 de fevereiro). Os jurados anunciam os resultados na quarta-feira, 26 de fevereiro.

Finalmente, as seis melhores escolas terminam a semana com o Desfile dos Campeões no sábado, (29 de fevereiro).

6 dicas para aproveitar o carnaval

+ Veja também Carnaval do Rio 2020 – Ingressos, Programação, Escolas e Dicas!

1 – Se vista para a ocasião

Mulheres com roupas leves Fonte Cbn

Cabe a você escolher se deseja ter um traje completo ou apenas lantejoulas e ornamentos, como decorações para o cabelo, máscaras e colares de flores. O mais importante é estar confortável.

As roupas grandes são muito pesadas e o aquecem. Prefira tênis, mesmo se você quiser usar chinelos: você corre o risco de perdê-los e certamente terá os pés pisados! Por isso, cuide de seus pés. Além disso, as festas de rua podem ser muito intensas, as pessoas jogam seus copos ou garrafas no chão.

É realmente fácil encontrar acessórios em todos os lugares, existem fornecedores em todos os cantos. Sinta-se livre para comprar mais e solicitar descontos.

Use sua roupa de banho sob o traje. É útil para se molhar com água (ou cerveja) quando você está com muito calor e para pular no mar para se refrescar.

+ Veja também Carnaval de Salvador 2020 – Ingressos, programação e dicas!

2 – Mantenha-se vivo até o último dia

Bloco de carnaval

Cinco dias de comemoração sem parar, a partir das 9h, é cansativo! Se você quiser aproveitar o carnaval do Rio até o último dia, deve ficar em boa saúde. Minhas dicas profissionais são:

  • Beba água. Muita água! É um erro que frequentemente cometemos! Especialmente quando você está muito ocupado bebendo sua cerveja ou caipirinha. Além disso, você evitará uma ressaca fenomenal. Mesmo se você não beber álcool, não se esqueça de beber água. O calor pode deixá-lo doente e desidratar.
  • Coma saudável: eu sei! Hambúrgueres e cachorros-quentes são os melhores, mas não exagere! Você está em um país tropical, com toneladas de frutas, vegetais e sucos de frutas. Aproveite a oportunidade para se encher de vitaminas e não ficar doente mais tarde!
  • Passe protetor solar! Em fevereiro, estamos no verão ainda e o sol queima muito! Portanto, para não correr riscos, considere passar um protetor eficaz várias vezes ao dia.

3 – Ficar perto de um vendedor de cerveja é uma boa estratégia

Cerveja

Quando os blocos estão lotados, os vendedores de cerveja podem ficar sem cerveja rapidamente. Mas se você estiver com o fornecedor da festa inteira, poderá:

  1. Ver quando a cerveja está prestes a acabar e se reabastecer antes que aconteça.
  2. Depois de ser um cliente fiel ao longo do dia, seu vendedor pode lhe dar um pequeno desconto.
  3. Não se preocupe se você não sabe sambar

É muito fácil encontrar um lugar para ajudá-lo e ensiná-lo! E mesmo que você não seja um bom dançarino, o principal é se divertir! Ninguém o julgará, e honestamente: não há nada melhor do que praticar para melhorar!

5 – Aproveite os pequenos blocos

Mulheres dançando em Bloco de Rua

A cada ano, os blocos mais famosos estão cada vez mais lotados. Algumas pessoas gostam, mas acho que está se tornando cada vez mais caótico. O lado bom é que os pequenos blocos estão em alta, mantendo a diversão e a autenticidade de uma verdadeira festa de rua.

Aqui está uma pequena lista dos melhores blocos do Rio:

  • Multibloco (mais pop, funk carioca)
  • Toco-Xona (LGBT)
  • Carnaval Selvagem (música hipster / afro)
  • Boi Tolo (samba clássico)
  • Cachorro Cansado (samba tradicional)
  • Cinebloco (filme temático)
  • Bagunça Meu Coreto (samba tradicional)
  • Agitoê (Axé / música afro)

É ótimo planejar quais você deseja participar com antecedência. Existe um aplicativo com todas as informações necessárias sobre os blocos: a que horas eles começam, onde e qual o caminho que os blocos seguirão.

6 – Cuide de si e de suas coisas

A regra é simples: leve o mínimo de coisas possível com você. Um pouco de dinheiro, seu telefone, um número de telefone de emergência, a chave e o endereço de onde você dorme é tudo o que você precisa.

De fato, existem bastante pessoas que se aproveitam e podem acabar lhe roubando em meio a multidão.
Gostou de saber como aproveitar o carnaval? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Carnaval de rua São Paulo
Carnaval de rua São Paulo 2020 – Dicas, bloquinhos e atrativos!
Carnaval em São Paulo
Carnaval em São Paulo 2020: Ingresso, programação, blocos e dicas!
Carnaval de Salvador - Bloco de bateria
Carnaval de Salvador 2020 – Ingressos, programação e dicas!
Carnaval do Rio - Desfile
Carnaval do Rio 2020 – Ingressos, Programação, Escolas e Dicas!
Pessoas andando segurando a imagem de nossa senhora - Círio de Nazaré
Círio de Nazaré 2019 – Significado, Onde Fica, Programação e Dicas!
Veja Todas > Booking.com