Festas Juninas no Brasil – 4 Melhores Cidades Para Você Curtir!

Grupo de festa junina

13/06/2019

O mês de Junho é uma das épocas mais aguardadas do ano para os amantes de festas juninas, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Os festejos comemoram os dias de Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06) e as opções para se divertir são muitas, como o baião, o forró, as danças típicas juninas e também as deliciosas comidas.

Que tal aproveitar o casamento na roça, usar aquela roupinha caipira com muitas cores e formatos, beber quentão e também experimentar muitas delícias, principalmente à base de milho. É uma época deliciosa, que dura pouco, em algumas regiões, até o final do mês de Agosto, já em outras regiões, acaba no final do Julho. Tudo que é bom, dura pouco, por isso tem que aproveitar o máximo que conseguir.

Depois do Carnaval, a chegada das festas juninas são os mais aguardados eventos em todo o Brasil. Cada região do Brasil comemora de uma forma essa época, porém existem características marcantes que unem todas as formas, como as caipiras (roupas típicas) e as comidas.

Até mesmo fora do Brasil as comemorações juninas são conhecidas, já que a Embratur aumentou a divulgação do evento e apresentações das festas típicas, principalmente na Europa. Ao todo são 87 cidades espalhados pelos 21 estados brasileiros, com a maior concentração entre o Nordeste e o Norte do Brasil, onde as festas são mais tradicionais.

Está em dúvida de qual festa você irá conhecer esse ano, vamos te ajudar com uma listinha com as melhores festas juninas do Brasil.

Festas juninas pelo Brasil

São Paulo (SP)

Pessoas dançando na festa junina em São Paulo Fonte: Blocos de rua

Na capital paulistana, as quermesses fazem a diversão e alegria dos seus visitantes, que abriga todo o tipo de público, de adultos até os menores. As crianças ficam fascinadas pelas quadrilhas e diversas brincadeiras que acontecem, sem contar nas delícias dos quitutes que são típicos dessa época deliciosa do ano.

Uma dica para começar aproveitar as festas juninas em São Paulo é a Festa Junina da Igreja da Consolação, que conta com diversos shows de forró e também de sertanejo, regado ao quentão e muita canjica. A festa começa no dia 09/06 e vai até 01/07, apenas nos finais de semana.

Mas se está procurando uma festa raiz, o melhor lugar de São Paulo é o Centro de Tradições Nordestinas, que está com outra edição da Festa Junina São João de Nóis Tudim, que inicia também no dia 09/06 e vai até o dia 23/06, com muito forró, quadrilhas e um parque de diversões para a criançada aproveitar bastante.

Campina Grande (PB)

Festa junina em Campina Grande Fonte: Alugue pousadas

O título de maior festa junina do mundo está entre Campina Grande e Caruaru, são mais de 2 milhões de pessoas por ano que chega até a cidade para aproveitar os shows que conta com diversos gêneros musicais, muito xote, xaxado, danças regionais, quadrilhas e repente. Além disso, conta com inúmeras barraquinhas com pratos típicos da festa com o toque da cultura local.

A festa acontece entre os meses de Junho e Julho, com 30 dias sem interrupção, e em 2019 terá uma novidade incrível, que é a capela de gelo, uma atração que foi construída pela Trident para que os visitantes possam fazer seu casamento com direito a uma certidão especial feita pelo Trident Fresh e muitas fotos para registro do momento.

Rio de Janeiro (RJ)

Arraial no morro - Rio de Janeiro Fonte: Veja rio

Quem disse que carioca não gosta de um bom arraiá? As festas juninas cariocas são carregadas de tradição, com muito forró pé de serra no Beco das Sardinhas a partir de 09/06, sempre aos domingos, com quadrilhas e um clima mágico que só as bandeiras penduradas em becos e vielas podem dar à cidade maravilhosa. Não podemos esquecer do centro de tradições nordestinas que tem muita quadrilha durante os meses de Junho e Julho, e atrações especiais nos dias dos padroeiros, é uma festa linda!

Uma das festas mais procuradas no Rio de Janeiro é a Festa Junina de Boa Viagem, em Niterói na Concha Acústica de Niterói, tem o roteiro completo de uma verdadeira festa junina com muitas barraquinhas, comidas típicas, brincadeiras e quadrilha, que acontece de 07 a 10 e 14 a 17 de junho, e tem até torneio de quadrilha profissional, é incrível, não dá para perder!

Caruaru (PE)

Festas Juninas - Pessoas dançando Fonte: Cidades na net

Uma das maiores festas juninas do mundo aqui bem aqui em terras nordestinas, considerada a capital do Forró, o evento possui mais de 300 atrações musicais de estilos variados, entre o forró, axé e o sertanejo bem como as famosas quadrilhas, que chegam a ter 4.000 componentes.

Só em Caruaru você encontra as famosas drilhas que são grupos de quadrilha que tem a apresentação parecida com os blocos de carnaval do Rio e de Salvador. Além disso, Caruaru também abriga nessa mesma época o festival de comidas gigantes, onde as pamonhas, os cuscuz e até mesmo os bolos ganham proporções gigantescas, como nunca visto em nenhum lugar do mundo.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Festival de inverno em Bonito
Festival de Inverno – 7 Eventos Que Você Precisa Conhecer!
Orquestra no Festival de Inverno Campos do Jordão
Festival de Inverno Campos do Jordão – Programação, Roteiro e Dicas!
Bauernfest
Bauernfest em Petrópolis – 2019: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Grupo de festa junina
Festas Juninas no Brasil – 4 Melhores Cidades Para Você Curtir!
Holi Teen Festival
Holi Teen Festival: O que é, Como ir, Ingressos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur