Oktoberfest, a Festa Alemã Mais Aguardada do Ano Pelos Brasileiros!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Oktoberfest, a Festa Alemã Mais Aguardada do Ano Pelos Brasileiros!

Oktoberfest em Santa Cruz do Sul

O Brasil é um país festeiro e possui diversos eventos temáticos que ocorrem em todas as regiões. Desde o carnaval – que acontece simultaneamente e possui suas particularidades de acordo com o local da festança – até o Festival de Parintins, o brasileiro faz contagem regressiva para festas temáticas. É o caso da Oktoberfest, que ocorre na região Sul, e é aguardada com muita ansiedade pelos apaixonados pelo evento e também por quem deseja ter a oportunidade de conhecer a famosa festa alemã.

Se você é uma dessas pessoas que não vê a hora de poder aproveitar tudo o que a Oktoberfest tem a oferecer, fique de olho neste post e acompanhe todas as dicas!

Oktoberfest

Oktoberfest - Acessórios Fonte: Jopavi Turismo

O evento é tão tradicional na Alemanha que já completou mais de 200 anos! A primeira edição aconteceu em 1810 quando o rei Ludwig I decidiu fazer uma celebração para comemorar seu casamento com a princesa Teresa em uma festa com milhares de convidados em um parque na entrada de Munique, inclusive, o local até hoje recebe a “Festa da Cerveja”.

A comemoração foi intensa e movimentou bastante a cidade, por esse motivo, no ano seguinte houve a decisão de repetir a dose e a partir daí a Oktoberfest se instalou no calendário anual da Alemanha, não acontecendo o evento apenas 24 vezes desde o seu surgimento por motivos como guerras e epidemias.

Oktoberfest Munique

Oktoberfest Munique Fonte: Wikimedia

Em Munique ocorre a maior Oktoberfest do mundo, contando com cerca de 6 milhões de visitantes! Mas não é só na Alemanha, viu? Outros países também promovem esse grande evento, é o caso dos Estados Unidos, Itália, Argentina e, claro, o Brasil.

Atrativos da Orktoberfest

Oktoberfest - Santa Cruz do Sul Fonte: Radio santa cruz

Com uma história como essa, é notório que a Oktoberfest tem muito a proporcionar. Se falarmos especialmente das edições que acontecem no Brasil ainda mais, não é mesmo? Afinal, os brasileiros são fãs declarados de cerveja e um evento que tem a bebida como uma das principais atrações não é nada mal.

Blumenau, em Santa Catarina, promove a segunda maior Oktoberfest do mundo, mas outras cidades brasileiras também abrigam grande público no evento, como as gaúchas Santa Cruz do Sul e Igrejinha, as paranaenses Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e São Jorge d’Oeste, e desde 2017 a capital paulista também se rendeu aos encantos da festa alemã e promoveu a primeira edição da Oktoberfest.

Todas essas cidades possuem atrações turísticas, mas é claro que com a movimentação da “Festa da Cerveja” as atenções se voltam para o evento.
Na programação, além da degustação de cerveja, é possível apreciar os grupos de danças típicas, os desfiles de traje alemão que exaltam a cultura do país, o concurso de Fritz e Frida, jogos dos clubes de caça e tiro e também atrações musicais que agitam o evento.

Festival de Cerveja

Festival de Cerveja - Oktoberfest Fonte: Curta Mais

Como falado anteriormente, Blumenau recebe a segunda maior Oktoberfest do mundo. Em 2018, mais de 560 mil pessoas passaram pelo evento. É muita gente, né?

Quem esteve na festa apreciou um verdadeiro festival de cerveja, já que além das 4 cervejas industriais disponíveis, o público também pode degustar 4 marcas de cervejas artesanais.

Cerveja Artesanal

Cerveja artesanais - Oktoberfest Fonte: Diário dos Campos

Para os apaixonados pela bebida foi uma grande oportunidade de conhecer novos rótulos, mas mais do que isso, saborear diversos estilos de cerveja não tão comuns no mercado como American IPA, American Pale Ale, Dark Lager, English Brown Ale, German Weizenbier.

Para quem gosta de um desafio, o Chope em Metro é uma boa pedida! Uma das disputas mais acirradas do evento, quem conseguir tomar um chope (600ml) em menos tempo e sem desperdiçar o conteúdo da tulipa de um metro recebe uma medalha. No último dia do evento o grande campeão é consagrado.

Importante lembrar que a Oktoberfest não é apenas um festival de cerveja, mas também uma grande reunião das tradições germânicas, incluindo a culinária. Os principais pratos da gastronomia alemã também fazem parte da festividade, como exemplo podemos citar o joelho de porco, marreco com repolho roxo, krakauer, entre outros. Que tal experimentar essas delícias?

Hospedagem

Hospedagem em Santa Cruz do Sul Fonte: Booking

Para ter disposição para aproveitar toda a maratona que envolve curtir a maior Oktoberfest fora da Alemanha é preciso encontrar uma boa hospedagem, não é mesmo?

Afinal, se hospedar bem significa ter o apoio necessário para uma estadia agradável, conforto para recarregar as energias depois de um dia movimentado e segurança para desfrutar dos bons momentos na cidade sem grandes preocupações.

Blumenau conta com uma série de acomodações visto que recebe milhares de turistas durante todo o ano – não somente em outubro -, mas se você está em dúvida, conheça agora as opções de hospedagem e veja qual mais se encaixa às suas necessidades.

Gostou de saber mais sobre a Oktoberfest?

Então, aproveite o tempo restante até outubro e planeje sua viagem para viver essa experiência inesquecível em Blumenau, um dos principais destinos em Santa Catarina.

Além disso, não deixe de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito de sua preferência!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310