Conheça os Melhores Atrativos de Itacuruçá no Rio de Janeiro!

Ilha de Itacuruçá - Mangaratiba

07/06/2019

Distrito integrante do município de Mangaratiba, Itacuruçá está localizado na região litorânea da Costa Verde, ao Sul do estado do Rio de Janeiro.

O local é bastante conhecido por suas belíssimas praias, paisagens naturais e história, afinal, é um dos primeiros lugares do Rio explorado pelos portugueses, ainda XVII, quando vindos da da Bahia, conquistaram o território com a ajuda dos índios Tupinambá.

Quer conhecer um pouco mais desse paraíso no litoral carioca? Então confira como chegar, quais são os principais pontos turísticos e passeios para se fazer em Itacuruçá.

+ Veja Também O Que Fazer em Mangaratiba: Onde Fica, Como ir, Praias e Dicas!

Como chegar?

Da cidade até o distrito são cerca de 26 quilômetros, enquanto que do distrito até a capital carioca o trajeto é de 96 quilômetros. Para chegar até lá, as melhores opções são:

  • Partindo de carro do Rio de Janeiro, basta pegar a Avenida Brasil e ir até a Rodovia Rio Santos. Depois basta seguir por aproximadamente 20 minutos até chegar a Itacuruçá.
  • Já se você mora muito longe do Rio, a opção é comprar uma passagem aérea até a capital carioca antes de seguir o trajeto descrito acima.

Roteiros Turísticos



Passeio de barco

Os passeios de barco são um dos melhores passeios que você pode fazer em Itacuruçá. Algumas agências oferecem o serviço utilizando barcos do tipo saveiro, que geralmente partem da Praia de Itacuruçá com destino para as mais diversas ilhas da região, como Ilha dos Gatos, Ilha Furtada, Ilha de Jaguanum, Ilha dos Marins, Ilha Jardim e outras ilhotas.

Praia de Itacuruçá

Praia de Itacuruçá Fonte: Wikipédia

A principal praia da região é a Praia de Itacuruçá, que conta com uma grande extensão e costuma atrair diversos turistas durante a alta temporada. Contando com uma ampla faixa de areia clara e fina e um lindíssimo mar azul, suas águas são calmas, perfeitas para relaxar com a família e os amigos.

Por conta disso, é bastante procurada para o banho, incluindo grupos que estão acompanhadas de crianças. O local também atrai amantes de esportes como futevôlei, vôlei e slackiline.

Em relação a estrutura, a orla é bastante urbanizada, com vários quiosques que oferecem mesas com guarda-sol na areia e cardápio de petiscos e bebidas. Ao redor da praia, a mata nativa deixa a beleza do local ainda melhor, além de ser uma ótima opção de passeio para quem gosta de um contato mais intenso com a natureza. Com o grande espaço na areia, é comum ver visitantes jogando futebol ou vôlei.

Ilha de Itacuruçá

Ilha de Itacuruçá Fonte: Vamos trilhar

A Ilha de Itacuruçá é um dos locais mais visitados da região do distrito por conta de sua exuberante beleza e ótima infraestrutura para atender os turistas. Além da bela paisagem, no local é possível realizar mergulhos nas diversas praias como a Prainha, Praia Grande, Águas Lindas, Praia do Boi e Sapioeira. Todos muito frequentadas. Na Orla, as mais variadas pousadas, restaurantes e quiosques são ideias para quem deseja passar o dia ou até uma semana aproveitando este paraíso.

Além das praias, outra atração do local é o interior da Ilha de Itacuruçá, onde os visitantes podem explorar as mais diversas trilhas que levam até pequenas e lindas cachoeiras. A paisagem é incrível, principalmente por causa dos morros, que chegam até a 330 metros de altura e proporcionam uma vista deslumbrante da Baía de Sepetiba.

Praia Brava

Praia Brava em Itacuruçá Fonte: Booking

Outra praia de destaque do distrito é a Praia Brava, que conta com cerca de 500 metros de extensão e é caracterizada por oferecer hospedagens em tradicionais casas de veraneio em seu entorno e um mar cristalino de tirar o fôlego, de tão belo.

É um destino recomendado principalmente para aqueles que não gostam de praias muito movimentadas, mas também não desejam ficar totalmente isolados. Em resumo, ideal para quem deseja curtir as férias com bastante tranquilidade.

Por lá, a prática de alguns esportes são comuns, como vôlei de praia, altinha e vela. Porém, atenção, o nome não é a toa, pois em determinados pontos da praia, o mar é bastante agitado. Não é recomendado para quem vai viajar com crianças.

Praia Grande

Praia Grande Fonte: Oskaras

Já se você é daqueles turistas que gosta de agitação, a Praia Grande é o local perfeito em Itacuruçá. Muito movimentada e bastante frequentada pelo público, em sua grande maioria, formado por jovens, possui um mar tranquilo e é cercado pela mata.

Por lá é possível tomar longos banhos e aproveitar de uma ótima infraestrutura como bares, restaurantes, pousadas. Além disso, de lá, muitos barcos saem diariamente levando os turistas para outras praias ou ilhas da Costa Verde.

Centro Cultural

Centro Cultural Fonte: Wikimedia commons

Localizado onde era situada a antiga Estação Ferroviária do distrito, o Centro Cultural é o lugar ideal para turistas que gostam de aproveitar para conhecer sobre História. No Centro você encontra e pode apreciar objetos e documentos que ajudam a contar a trajetória do local, incluindo contos quase folclóricos famosos da região.

Além disso, o Centro Cultural de Itacuruça também realiza e promove feiras de artesanatos nas quais é possível comprar artefatos e obras de arte feitas pelo moradores do distrito.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas atravessando o lago do Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia
O Que Fazer em Itatiaia – RJ? Conheça Passeios Maravilhosos!
Angra dos Reis
O Que Fazer em Angra dos Reis? Os Roteiros Imperdíveis Para Você!
Campo de Lavanda em Cunha SP
O que fazer em Cunha-SP? Confira 5 melhores roteiros turísticos!
Pousada do Sandi - Pousadas em Paraty
13 Melhores Pousadas em Paraty Perto do Centro Histórico!
Barcos em Ilha Grande
O Que Fazer em Ilha Grande? Onde fica, Como ir, Praias e Roteiros!
Veja Todas >
Cadastur