Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O que fazer em Cunha-SP? Confira 5 melhores roteiros turísticos!

Campo de Lavanda em Cunha SP

Conhecida por suas belas paisagens e pontos turísticos naturais, Cunha é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo que recebe visitantes de todo o Brasil. Por lá, é possível encontrar diversão para todos os gostos. Desde passeios tranquilos junto a natureza até aventuras radicais para aqueles que gostam de adrenalina.

Se você deseja conhecer melhor o que está linda cidade tem a oferecer, está no lugar certo. Confira os 5 melhores roteiros turísticos de Cunha.

+ Veja Também O Que Fazer em Paraty? Onde fica, Como Chegar, Praias e Dicas!

5 Roteiros imperdíveis para fazer em Cunha



1 – Pedra da Macela

Visão aérea da Pedra Macela Fonte: Wikipedia

Localizada na Serra da Bocaina, a Pedra da Macela é um dos grandes pontos turísticos de Cunha e região. Com uma altitude de 1840 metros, é explorada por diversos turistas que visitam a cidade e desejam ter uma experiência um pouco mais radical próximo da natureza. Com trilhas bem delimitadas e sinalizadas, é possível explorar a serra até chegar na Pedra, que te presenteia com uma linda vista da região. O local atrai bastante turísticas que tem a curiosidade de apreciar o horizonte no alto da serra, onde está situada a Pedra da Macela.

+ Veja Também 8 Cidades Pelo Mundo que Pagam Você Para Morar Nela !

2 – Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e é outro ponto turísticos natural bastante visitado de Cunha. Localizado no extremo norte, sua área total possui aproximadamente 13,3 mil hectares e abriga uma ampla biodiversidade em todo o parque. A reserva fica a cerca de 25km do centro da cidade e oferece trilhas variadas em meio à mata Atlântica. Por lá é possível fazer três trilhas diferentes: a Trilha do Rio Paraibuna, Trilha das Cachoeiras e Trilha do Rio Bonito.

+ Veja Também Trilha do Ouro: Saiba Aproveitar Esse Roteiro Cheio de Aventura!

Trilha do Rio Paraibuna

Cachoeira na Trilha do Rio Paraibuna em Cunha Fonte: Adamu trekking

Com 1,7 quilômetro, é a única trilha que não precisa de agendamento e pode ser explorada livremente. Basta pesquisar as informações ou então solicitar orientação dos funcionários do parque. A trilha é bastante tranquila e com lindas paisagens ao longo do trecho. Logo de cara, ela já inicia ao lado de uma cachoeira que forma piscinas naturais, onde muitos turistas param para nadar. No entanto, um alerta: a água é bem gelada! A trilha segue até encontrar um rio, que guia o restante do caminho até chegar ao final.

+ Veja Também Parque Nacional da Serra da Capivara: Onde fica, Atrativos e Dicas!

Trilha das Cachoeiras

Cachoeira na Trilha das Cachoeiras em Cunha Fonte: Vamos fugir

Para quem gosta de uma trilha mais desafiadora, a Trilha das Cachoeiras é a ideal. Com 14,4 quilômetros, o caminho, como o nome já diz, passa por algumas cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha, além de explorar um trecho bem próximo ao rio Bonito, onde você pode parar para tomar banho. Ao longo do caminho, é possível avistar algumas aves, macacos e até rastros de gatos do mato e onças-pardas.

Trilha do Rio Bonito

Pessoa entrando na Trilha do Rio Bonito em Cunha SP Fonte: Trilheiros macuco no borná

A Trilha do Rio Bonito tem 7,6 quilômetros percorrendo a margem do próprio rio Bonito. Ela é mais indicada para atletas que estão acostumados a explorar esse tipo de trilha, pois tem subidas e trechos em mata um pouco mais fechada, que exigem muito fôlego e um grande preparo físico. Nela você encontra a cachoeira da laje, ponto de banho dos trilheiros. Além disso, pelo caminho você também pode avistar pegadas de animais como: anta, queixada e onça-parda.

Com exceção da Trilha da Paraibuna, as demais é necessário agendamento prévio para fins de segurança e registro. Você precisa ligar em um dos telefones da sede administrativa do parque e marcar um dia e horário. Os agendamentos são gratuitos e os passeios geralmente acontecem aos sábados a partir das 9h. O horário de funcionamento da sede administrativa é de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 17h.

+ Veja Também Conheça as Melhores Cachoeiras de Carrancas em Minas Gerais!

3 – Cachoeira do Desterro

Visão aérea da Cachoeira do Desterro em Cunha Fonte: Youtube

Para que gosta de cachoeiras, Cunha é um prato cheio. Além das diversas que existem dentro do Parque da Serra do Mar, também é possível explorar outras no interior da cidade. Uma delas é a Cachoeira do Desterro que tem uma queda de 12 metros de altura e não é tão volumosa, ou seja, ideal para quem gosta de tomar um banho natural.

Para chegar até lá, basta pegar a estrada do monjolo. Ao todo, são nove quilômetros, sendo dois de estrada asfaltada e mais sete de estrada o estacionamento, onde você deixa seu veículo e segue por uma trilha de 300 metros até a cachoeira.

+ Veja Também O Que Fazer em Ibitipoca – MG: Onde Fica, Cachoeiras e Pousadas !

4 – Cachoeira do Pimenta

Vista aérea da Cachoeira do Pimenta Fonte: Pousada vista verde

Outra cachoeira bastante visitada é a Cachoeira do Pimenta, que tem uma impressionante queda de 70 metros e pode ser avistada de longe. No local você encontra lanchonete e sanitários para passar o dia mais tranquilo. No total, a Cachoeira é formada por três lances, como se fossem várias cachoeiras em uma só e para explorá-los, existe uma trilha. A cachoeira é visitada por bastante turistas e dependendo do dia, pode estar lotada.

+ Veja Também 6 Vantagens de Comprar Passagem Aérea ou de Ônibus Pela Internet!

5 – Lavandários

Por do Sol no Lavandário de Cunha Fonte: Nativos do mundo

Por fim, mais um grande roteiro turístico para explorar em Cunha são os lindos Lavandários. O local abriga lavandas do tipo dentada, típica das lavandas francesas. Com uma belíssima vista do campo e um cheiro encantador, é possível visitar as lavandas nos fins de semana. Lá tem estacionamento, lanchonete e lojinhas e o ingresso por pessoa custa R$ 10.

Gostou de cunha? Que tal comparar as passagens para essa cidade maravilhosa? Compare a melhor forma de você visitar Cunha em São Paulo!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310