O Que Fazer em Itatiaia – RJ? Conheça Passeios Maravilhosos!

Pessoas atravessando o lago do Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia

04/06/2019

Itatiaia é uma ótima viagem para quem quer explorar paisagens da natureza no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma cidade pequena, ela tem um charme todo especial, com cara de cidade estrangeira, daquelas bem do interior mesmo.

Ali há um Parque Nacional que vai até Minas Gerais. Não deixe de passar por ali, lá estão as principais atrações turísticas. É um ótimo passeio para ir com a família. Normalmente os casais que estão em lua de mel e desejam algo no Estado do Rio de Janeiro, uma das opções é a cidade de Itatiaia. São diversas opções de roteiros para um fim de semana em Itatiaia. Caso possa, vá mais de uma vez à cidade. Pois todos os passeios são incríveis.

Melhores roteiros para fazer em Itatiaia



1 – Pico das Agulhas Negras

Mulher sentada no inicio da trilha para o Pico das Agulhas Negras Fonte: Trilhando Montanhas

Esse nome com certeza te causou espanto. O Pico das Agulhas Negras é como seu nome, é impressionante. Possui quase 3 mil metros de altitude e é o ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro. Para chegar lá você deve ir ao Parque Nacional de Itatiaia. Entretanto, para chegar ao seu pico existem vários caminhos. Algumas trilhas são mais fáceis e outras mais difíceis.
O ponto mais alto é apenas para alguns. Aqueles que tiverem melhor preparação física não devem deixar de ir ao ponto mais alto. De lá você consegue ver o estado do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. A vista é incrível.

O pico recebeu tal nome porque tem imensas montanhas de pedras pretas. São formações procedentes de irrupções vulcânicas que foram esfriando ao longo de anos e formaram algo que parecem mesmo agulhas negras. É espantosa essa formação. Uma dica, não tente ir até lá na época do inverno. É muito frio e chove. O que dificulta amais ainda qualquer tentativa de subida.

Deixe para ir no verão. Correrá menos risco de cair e ainda não sofrerá com a temperatura que facilmente bate o menos zero. Um fim de semana em Itatiaia será mais do que o suficiente para você conhecer as Agulhas Negras. Vá em um fim de semana em Itatiaia e passe um dos dias pelo Pico das Agulhas Negras. Você não irá se arrepender.

+ Veja Também 6 Melhores Cachoeiras da Chapada dos Veadeiros Para Turista!

2 – Cachoeira de Deus

Cachoeira de Deus Fonte: Flickr

Se você gosta de curtir um dia na cachoeira, não deixe de passa um fim de semana em Itatiaia para ir na Cachoeira de Deus. Ali você poderá aproveitar o que há de melhor da natureza e se divertir. É uma ótima opção para ir com toda a família, pois a caminhada para chegar na cachoeira é de uns 5 minutos. Ou seja, ninguém sofrerá com longas caminhadas.

Para chegar lá, o melhor é ir de carro e só seguir até o final da estrada principal de Penedo. A água é linda, não a toa foi batizada com esse nome. Leve seus lanches e água para curtir um dia inteiro lá. Se você quiser aproveitar mais, fique em um dos hotéis pertos da cachoeira e você poderá ir a pé mesmo caso queira fazer uma caminhada maior.

3 – O Parque Nacional

Placa do Parque Nacional do Itatiaia Fonte: ICMBio

No dia que você tiver de ir embora, não deixe de passear pelo parque. Você pode fazer muitas outras trilhas além da do Picos de Agulhas Negras. Vale a pena passar uma manhã inteira por ali conhecendo algumas de suas cachoeiras.

Ou mesmo se for para um fim de semana em Itatiaia, calcule seu tempo para passar um dia ali e depois ir na cidade aproveitar a gastronomia e fazer as compras durante a noite. O Parque Nacional é um verdadeiro tesouro da natureza. Não deixe de ver a cachoeira Véu da Noiva, é imensa.

E vá à Cascata da Maromba, com suas lindas quedas para tirar ótimas fotos e apreciar a natureza. Caso tenha tempo, também passe pelo Museu Regional da Fauna e Flora. Muito bom para levar crianças que vão conseguir associar o que elas veem nas aulas de geografia com o que verem.

Ali tem em bonecos toda a fauna da região. E toda a flora também está exposta e explicada. Não pense que é um museu chato. Mas é muito bem cuidado e elaborado.

+ Veja Também Penedo: Dicas incríveis para você aproveitar a cidade por Inteira!

Onde comer e ficar

Almoço no fogão de lenha em Itatiaia Fonte: Viajei bonito

Itatiaia é uma cidade já preparada para os turistas. Um fim de semana em Itatiaia pode ser passado em uma pousada ou em um hotel. Isso depende do critério do turista. Além disso, você encontra vários apartamentos para alugar por um fim de semana em Itatiaia.

Caso vá para um final de semana romântico, fique em um local com chalé. Aproveite um bom vinho, principalmente no inverno. As vistas dos chalés costumam ser maravilhosas. Você não vai se arrepender! Vá ao Vista Linda Hotel, um dos melhores da região. Vale muito a pena, o próprio nome do hotel já diz o que te espera.

Os melhores restaurantes estão no centro da cidade. Você encontrará comidas de vários tipos. Os preços nem sempre são dos mais em conta. Mas vale fazer um esforço para ir lá. A culinária é muito boa e sempre muito agradável. Após um bom jantar, não deixe de passear a pé pela cidade para fazer a digestão. É uma volta muito agradável em um lugar tão calmo e bonito.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas atravessando o lago do Abrigo Rebouças - Pedra do Altar - Itatiaia
O Que Fazer em Itatiaia – RJ? Conheça Passeios Maravilhosos!
Angra dos Reis
O Que Fazer em Angra dos Reis? Os Roteiros Imperdíveis Para Você!
Campo de Lavanda em Cunha SP
O que fazer em Cunha-SP? Confira 5 melhores roteiros turísticos!
Pousada do Sandi - Pousadas em Paraty
13 Melhores Pousadas em Paraty Perto do Centro Histórico!
Barcos em Ilha Grande
O Que Fazer em Ilha Grande? Onde fica, Como ir, Praias e Roteiros!
Veja Todas >
Cadastur