Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Paraty? Onde fica, Como Chegar, Praias e Dicas!

Paraty

Cidade com aspecto colonial, que mescla o antigo com o novo, une a arte de rua com a família e o mistura arquiteturas belíssimas com paisagens naturais deslumbrantes, Paraty é um lugar que merece ser explorado com calma – cada pedacinho reserva uma surpresa.

No texto de hoje, separamos uma série de dicas que vão te ajudar a curtir essa viagem incrível independente de quantos dias você passe por lá!Vamos viajar juntos? Confira!

Onde fica Paraty e como chegar até lá?

Rodovia Rio Santos Fonte: Viagens e caminhos

Paraty é uma cidade localizada no Estado do Rio de Janeiro, porém, é bastante frequentada por paulistas, devido à proximidade com a capital – dependendo do trajeto escolhido, o tempo pode variar entre 3 a 5 horas de estrada. Isso significa que, nesses caso, costuma valer a pena utilizar ônibus ou mesmo carro para chegar na cidade.

As rodovias que ligam São Paulo à Paraty são diversas, como a famosa Rio Santos, que está em um estado bacana de conservação e também a Rodovia dos Tamoios, que desemboca em Ubatuba, cidade bem próxima do destino final – cerca de 1 hora e meia pela serra.

Vale a pena se precaver e levar alguns petiscos para a viagem, além de água e sucos. Também é válido encher o tanque e programar paradas para descansar um pouco. Uma boa dica é sempre viajar de manhã para não dirigir à noite – a estrada na chegada é bem bonita e merece ser vista durante o dia.

Se você vai de ônibus, é muito importante comprar sua passagem de ônibus com uma certa antecedência, pois elas se esgotam em dias de alta temporada, por exemplo. Para quem vai de carro, lidar com o trânsito pode ser necessário – veja sempre os aplicativos para confirmar o tempo total.

Se você for de outros estados, ainda é mais interessante desembarcar no Rio de Janeiro e pegar um ônibus ou fretado para Paraty. Venha no nosso site algumas opções de passagens para o Rio.

Por fim, quem viaja entre Cunha e Ouro Preto, pode aproveitar para realizar o trajeto pela famosa Estrada Real, também conhecida por ser parte do caminho do ouro, construída século passado por escravos. Há diversos trechos de natureza exuberante e visões de tirar o fôlego. Cuidado apenas com as curvas e vá devagar!



Chegando à Paraty – Primeiras impressões

Centro Histórico de Paraty Fonte: Viagem e Turismo

Chegando em Paraty, a primeira parada poderá ser o Centro Histórico. De lá, saem os principais passeios e é onde também se reúnem artistas incríveis, como músicos, atores e artistas de rua. A primeira impressão da cidade é de estar em um período colonial antigo, mesclado com uma natureza perfeita.

A Baía de Paraty reserva praias que poderiam estar facilmente em um cenário de filme: mar com ondas bonitas contornado pelas montanhas repletas de verde. O centrinho histórico leva esse nome por motivos simples: seus casarões coloniais e suas ruas de pedras nos remetem aos tempos antigos e poderíamos nos imaginar nos anos 1800, se não fosse pela música ao vivo, bares e muita animação que o lugar reúne.

Se você chegar no fim de tarde, vale muito a pena descansar da viagem no centro da cidade. Como dica, sugerimos que experimente a cachaça da cidade em uma das cachaçarias locais e curta a arte de rua que adentra a madrugada e os dias de Paraty.

No centro também está localizada a Igreja de Santa Rita, que guarda memórias do tempo de Brasil Colônia. Se tiver tempo, reserve-o durante o dia para visitar seu interior e se surpreender com a arquitetura antiga.

É nas ruas do centro de Paraty que também ocorre a festa do divino, uma comemoração religiosa que atrai turistas e devotos do país inteiro – muita música e expressões populares emocionantes. Vale apreciar se você estiver por lá no mês de maio!

Por fim, não podemos esquecer da Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorre todos os anos no centro histórico e reúne inúmeros escritores famosos, independentes e amantes da literatura em um só lugar: ela ocorre sempre nos meses de julho.

+ Veja Também FLIP em Paraty, Conheça Dicas Sobre a Feira Literária Internacional!

Aproveite Paraty – Passeios e pontos turísticos que merecem ser conhecidos!

Conhecemos um pouco do centro histórico de Paraty e suas atrações culturais. Além da cidade ser rica em eventos dos mais variados estilos e sempre contar com uma programação bacana o ano todo, não podemos esquecer que estamos falando de um paraíso natural exuberante. Separamos alguns passeios e pontos turísticos imperdíveis de Paraty! Anote aí!

+ Veja Também MIMO Festival em Paraty: Como ir, Programação, Data, Ingresso!

Passeio de Escuna

Passeio de Escuna em Paraty Fonte: Paraty tours

O Passeio de Escuna é um dos mais conhecidos da cidade e te levará rumo às praias e ilhas mais impressionantes da região. Geralmente, ele dura entre 5 a 6 horas e custa em torno de R$ 50,00 a R$ 70,00. A dica é levar alguns lanches, pois o passeio é longo e cheio de atividades físicas, como mergulhos e pequenas trilhas. Você vai se apaixonar por Paraty visto desse ângulo!

+ Veja Também Festival da Cachaça em Paraty, Dicas e Informações Úteis Para Você!

Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca Fonte: Janelas abertas

Um passeio bacana é até a Cachoeira da Pedra Branca, na estrada que liga Cunha a Paraty. Esse trajeto pode ser comprado na cidade e é importante saber que todo o local é fechado apenas para visitantes pagantes. Embora um pouco distante, vale a pena conhecer, já que a cachoeira é perfeita para banho e conta com algumas quedas d’águas de intensidade baixa – o que possibilita o banho embaixo delas.

+ Veja Também Conheças as 7 Melhores Pousadas em Mangaratiba Para Turista!

Praia do Sono

Praia do Sono em Paraty Fonte: Vamos fugir

A praia do Sono está entre Ubatuba e Paraty – mais precisamente na estrada que liga Paraty à Trindade. A chegada até a Praia do Sono pode ser feita por trilhas ou mesmo por barcos. A dica é chegar até o condomínio de luxo que tem na região, o condomínio das laranjeiras, e comprar uma passagem para aproveitar o passeio ao máximo.

+ Veja Também 19 Melhores Praias de Ubatuba Que Você Precisa Visitar!

Praia Saco do Mamanguá

Praia Saco do Mamanguá Fonte:Trover

A Praia Saco do Mamanguá é uma das mais bonitas da região. Ela tem uma característica interessante: as águas do oceano adentram em uma grande baía, formando uma paisagem incrível que mistura mar e floresta. Um passeio que pode ser comprado no centro de Paraty e é maravilhoso!

+ Veja Também Pousada em Angra dos Reis: 8 Melhores Hospedagens Para Você!

Praia do Engenho D água

Praia do Engenho D água Fonte: Filhinhos da mamãe

A Praia do Engenho D água pode ser visitada por um passeio de barco e reúne beleza histórica com a natureza intocável. Próximo à praia, localiza-se um sítio com alguns dos mais notáveis objetos antigos e construções da época da colonização. Vale dizer que a Praia do Engenho D’água faz parte da Praia Saco do Mamanguá.

+ Veja Também Bilhete Nominal e Segunda Via da Passagem de Ônibus!

Praia do Pontal

Praia do Pontal Fonte: Eu quero viajar

A praia do Pontal fica dentro da área urbana da cidade e é uma das mais agitadas da região, com música ao vivo, artistas de rua e comida gostosa para curtir um dia todo de descanso.

+ Veja Também Economize no Translado com a Conexão Barra no Rio de Janeiro!

Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara - Areia Preta Fonte: Geografianewtonalmeida

Assim como a Praia do Pontal, a Praia do Jabaquara fica na região central da cidade e bem ao fim dela, há um manguezal que reúne espécies diferentes de animais da mata brasileira.

+ Veja Também 5 Passos Para Escolher um Bom Hotel com Conforto e Economia!

Vila de Trindade

Vila de Trindade - Praia Fonte: Wikimedia Commons

A Vila de Trindade fica a poucos quilômetros de Paraty, cerca de 30 minutos de carro. Conhecida por ser rústica e morada de pescadores locais, há poucas pousadas na região, por isso, costuma ser mais confortável ficar em Paraty e fazer um passeio até a região.

Vale a pena tirar o dia todo para conhecer Trindade e suas praias quase intocadas. Algumas delas são perfeitas para a prática de surfe e reúnem músicos e artistas, além de acampamentos.

+ Veja Também Como economizar na Viagem? 6 Dicas Imperdíveis para Você !

Praia do Meio em Trindade

Vila de Trindade - Praia do meio Fonte: Paraty trindade

Falando ainda de Trindade, a praia do meio é uma das mais visitadas da Vila. Com ondas altas quando a maré está cheia, o lugar une turistas com surfistas, transformando o clima calmo em diversão para todas as idades.

+ Veja Também Descubra Quais São As 8 Praias Mais Bonitas do Brasil!

Praia do Cachadaço e Piscina Natural

Piscina Natural do Cachadaço - Paraty Fonte: Guia.melhoresdestinos

É da praia do meio que sai a trilha para a praia do Cachadaço, onde se forma a Piscina Natural do Cachadaço na maré baixa. Nadar com os peixinhos, se apaixonar pela água transparente e curtir um dia todo por lá será uma experiência inesquecível!

+ Veja Também Conheças as 7 Melhores Pousadas em Mangaratiba Para Turista!

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã Fonte: Youtube

Nossa última dica é a Cachoeira do Tobogã, uma aventura localizada na Estrada entre Cunha e Paraty. É possível comprar um passeio na cidade direto para lá e uma das principais atrações é o “escorregador” natural que a cachoeira forma, dando nome à ela. Vale a pena passar um dia inteiro aproveitando esse lugar incrível!

+ Veja Também Saiba Como Funciona o Aluguel de Malas de Viagem e Economize!

Melhores pousadas de Paraty – Onde se hospedar?

Separamos algumas dicas de pousadas para se hospedar em Paraty. Vale dizer que existem desde as maiores e afastadas, até as menores e próximas do centro da cidade. Por isso, é importante pensar qual sua melhor opção, inclusive levando em conta se você vai de carro ou de transporte público. Anote as nossas sugestões:

+ Veja Também 10 Dicas Imperdíveis Para Mulheres que Viajam Sozinhas!

Pousada Porto Imperial

Pousada Porto Imperial Fonte: Booking

A Pousada Porto Imperial fica a apenas 250 metros do centro da cidade e oferece algumas comodidades como café da manhã gratuito e piscina no local. Bem arejada e com boa localização, é uma excelente opção para quem não vai de carro e quer estar perto de tudo.

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos em Aparecida do Norte Para Você Visitar!

Pousada Eclipse Paraty

Pousada Eclipse Paraty - Área de Lazer Fonte: Alugue Pousada

A pousada Eclipse Paraty fica a 1,9 quilômetros do centro da cidade e conta com comodidades como piscina grande e café da manhã incluso na diária. Bem grande comparada com algumas da região, a pousada tem também varanda nos quartos e um espaço compartilhado bastante significativo. Vale a pena para quem vai em família e com crianças!

+ Veja Também 3 Dicas Importantes Que Vai Ajudar Você no Aeroporto Galeão !

Pousada do Príncipe

Piscina da Pousada do Príncipe Fonte: Audley Travel

A Pousada do Príncipe é localizada bem próxima do centro, a apenas 650 metros das ruas principais. Conta com café da manhã na diária, piscina e uma grande área de lazer.

Para mais opções de hotéis e pousadas em Paraty, visite o site da transportal!

Visite Paraty e se apaixone!

Paraty é uma cidade de natureza impecável, música boa, arte na rua e praias impressionantes. Sem dúvidas, é um dos lugares mais interessantes do país e que conta com a vantagem de poder ser explorado em poucos dias – além de ter um bom custo-benefício geral.

Gostou das nossas dicas? Visite o site da Transportal Viagens para buscar hotéis, passagens e até aluguel de carros na região de Paraty.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310