Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Conheças os 8 Atrativos Para Você Fazer em Petrolina – PE!

Petrolina

Às margens do Rio São Francisco, o famoso Velho Chico, Petrolina é uma cidade que encanta qualquer pessoa em busca de tranquilidade, belezas naturais e muita cultura brasileira. Com opções de passeios para toda a família, ela traz na sua bagagem histórica tudo aquilo que o adoramos no nosso país: música, comida boa e natureza exuberante.

No texto de hoje, separamos dicas sobre o que fazer em Petrolina, como roteiros imperdíveis para quem vai para a região pela primeira vez. Confira mais abaixo!

+ Veja Também Conheça as 9 Melhores Praias de Aracaju Para Você Aproveitar o Mar!

Onde fica Petrolina? Como ir até lá?

Catedral de Petrolina Fonte: Consilide sua marca

Petrolina é uma cidade localizada no sertão de Pernambuco e está a quase 800 quilômetros da capital do estado, Recife. Com uma população de pouco mais de 200 mil habitantes, algumas das maiores celebridades musicais do país tiveram a região como berço, como é o caso da cantora Ivete Sangalo.

Pode-se esperar, então, muita música, cultura, arte e lugares incríveis para conhecer em Petrolina. Para quem tem vontade de uma viagem para o nordeste com roteiros diferentes das praias, essa é uma das opções mais bacanas!



Atrativos da cidade: O que fazer durante a viagem?

As águas do Velho Chico separam Petrolina da sua vizinha, Juazeiro, já pertencente ao Estado da Bahia. O Rio que antes já serviu de canal para imensos navios, hoje tem águas mais rasas nessa região e conta com os passeios turísticos em barcos menores. Porém, ir até a orla da cidade é um dos primeiros e mais importantes passeios para o turista de primeira viagem.

Além de apreciar a divisão entre as duas amigáveis vizinhas, separamos uma rota com os atrativos mais bacanas. São 8 imperdíveis – anote aí!

+ Veja Também Conheça os 9 Melhores Hotéis de Aracaju Para Você Ficar!

1 – Visitar o artesanato do Mestre Quincas!

Artesanato do Mestre Quincas em Petrolina Fonte: Flickr

Para quem adora artesanato, a loja do famoso artista Mestre Quincas irá ser uma parada obrigatória! Embora já falecido, seu estilo e obra se mantém até os dias de hoje e atraem centenas de compradores toda semana. Vale a pena conferir!

+ Veja Também O que fazer em Aracajú: 7 dicas para aproveitar ao máximo Aracajú!

2 – Passeio de barco na Barragem de Sobradinho pelo Vapor do Vale

Passeio de barco na Barragem de Sobradinho pelo Vapor do Vale Fonte: De Petrolina para o mundo

Um passeio incrível é conhecer a barragem de Sobradinho, que fica a alguns quilômetros de Petrolina – que geralmente é acessada por meio do passeio Vapor do Vale. O roteiro é bem agradável e inclui vinícolas, ilhas cercada de água doce e dunas. Sem dúvidas, explorar o Vale do Rio São Francisco dessa forma vai valer sua viagem!

+ Veja Também Conheça as 7 Melhores Praias de Sergipe Para Você Visitar!

3 – Passar o dia na Gruta do Sumidouro

Interior da Gruta do Sumidouro Fonte: Deskgram

A Gruta do Sumidouro é perfeita para os amantes da natureza – na sua forma mais pura e simples. Com vegetação intocada e um belo lago formado no seu interior, ir à Gruta costuma ser um dos passeios mais indicados pelos guias da região.

+ Veja Também Saiba Tudo Sobre Recife: Como ir, Quando ir, o que fazer!

4 – Museu do Sertão

Museu do Sertão Fonte: G1

Bem no centro da cidade, o Museu do Sertão vale a pena ser visitado: são dezenas de acervos históricos e muita coisa para conhecer sobre a região!

+ Veja Também O Que Fazer em Porto de Galinhas: Onde fica, Praias, Passeios e Dicas!

5 – Ir até as diversas ilhas da cidade

Visão aérea da Ilha do Fogo - Do lado da ponte entre Petrolina e Juazeiro Fonte: Jornal grande Bahia

Um dos passeios mais conhecidos da cidade é passar pelas diversas ilhas banhadas pelo Rio São Francisco. A primeira delas está do ladinho da ponte entre Petrolina e Juazeiro, a Ilha do Fogo – o visual por lá é imperdível. Já a Ilha do Massangano está um pouco mais distante, embora ainda perto do centro e é perfeita para banho e passar o dia nos restaurantes locais. Por fim, vale muito a pena conhecer a Ilha do Rodeadouro, um verdadeiro paraíso natural do Velho Chico!

+ Veja Também Parque Nacional Vale do Catimbau PE – Passeios, Trilhas e Pousadas

6 – Centro de artes Ana das Carrancas

Centro de artes Ana das Carrancas Fonte: Arte popular do Brasil

Ana Carrancas foi uma artesão bastante conhecida da região e seu acervo está quase completo no Centro de Artes da cidade. É um passeio imperdível para quem ama arte e quer comprar uma lembrancinha antes de ir embora!

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos em Aparecida do Norte Para Você Visitar!

7 – Catedral (Igreja sagrado coração de Jesus)

Lado de fora da Igreja sagrado coração de Jesus - A catedral de Petrolina em Pernambuco Fonte: Flickr

A Catedral de Petrolina, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, fica localizada bem no centro da cidade e chama a atenção pelos seus vidros ornamentados e seu interior bem espaçoso. Dar uma passada lá mesmo em dias que não há missa é sempre indicado pelos locais e os guias turísticos, já que a Catedral é belíssima por dentro e por fora!

+ Veja Também  Saiba Como Funciona o Aluguel de Malas de Viagem e Economize!

8 – Bodódromo

Placa de Bodódromo em Petrolina Fonte: Vapor do vinho

Quem conhece a região, sabe que por lá a carne de Bode é mais do que apreciada e feita em diversas receitas diferentes. Um bom lugar para experimentar o poder gastronômico da cidade é conhecer o Bodódromo, que nada mais é do que um complexo de restaurantes especializados nas comidas típicas de Petrolina. Imperdível!

+ Veja Também O que é um Hostel? Como Funciona, Quanto Custa e Dicas!

Dicas Finais sobre Petrolina – O que levar e quando ir para lá?

Como dica final, vale muito a pena lembrar que Petrolina é bastante quente, o que pode interferir na sua decisão do melhor dia para viajar e até mesmo do que levar para passar suas férias.

No verão, é indicado sempre ter roupas leves e se importar em levar consigo nos passeios bastante água e frutas, se possível. Apesar do tempo quente, é nessa época que a cidade está mais cheia e há muitas opções de roteiros refrescante, como os banhos no Velho Chico!

Gostou do texto de hoje? Não deixe de dar uma olhada em nosso site para verificar onde se hospedar e as comparar as passagens para chegar até Petrolina!

E não deixe também de compartilhar nosso artigo nas redes sociais! Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310