Coronel José Dias – Piauí: Onde fica, Atrativos e Dicas!

Pedra furada em Coronel José Dias

11/11/2019

No interior do estado do Piauí está localizado o município de Coronel José Dias, cuja população corresponde a pouco mais de quatro mil pessoas. Esta pequena cidade piauiense guarda, em seu coração, um dos mais atrativos pontos turísticos brasileiros concernentes à cultura e à história brasileira e americana.

O local abriga diversos sítios arqueológicos, ou seja, evidências de atividades humanas no passado histórico que tenham importância científica para auxiliar na compreensão da história da humanidade. Podem ser relacionados a comunidades antigas e construções da época, como quilombos, ou de pinturas rupestres e são estas que estão presentes no território deste município.

Coronel José Dias, que homenageia o antigo dono das terras que hoje correspondem ao território do município e que as doou para a União, permitindo a criação da cidade, ainda oferece atividades ecológicas e culturais. A seguir vamos apresentar os principais atrativos do local e ainda facilitar sua viagem até lá com dicas de transporte, gastronomia e hospedagem.



Como Chegar a Coronel José Dias?

Coronel José Dias - Museu Fonte: São raimundo

A viagem até a cidade de Coronel José Dias pode ser realizada de forma aérea e/ou terrestre. Sendo um município localizado a 527,7 quilômetros da capital piauiense, caso a viagem seja realizada, em parte, de forma aérea, indica-se que o aeroporto escolhido esteja nas cidades de Petrolina, Picos (Altamira, PI) ou Floriano (Floriano, PI), que ficam, respectivamente, a 220,4 quilômetros, 224,70 quilômetros e 237,10 quilômetros de Coronel José Dias.

De cada um destes aeroportos deve-se seguir a viagem de forma terrestre, de ônibus ou carro, que pode ser locado nos aeroportos citados.

+ Veja Também 6 Destinos Baratos no Nordeste Para Ter Uma Viagem Inesquecível!

Coronel José Dias e seus pontos turísticos

A seguir conheceremos um pouco mais sobre os atrativos culturais, históricos e naturais que a cidade piauiense resguarda.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Parque Nacional da Serra da Capivara Fonte: O eco

Localizado na Serra da Capivara, este parque foi criado no ano de 1979 e abriga mais de 1.000 sítios e gravuras e pinturas rupestres, condizentes ao período pré-histórico, em seus 100.000 hectares de território.

Em suas ricas formações rochosas o parque guarda inúmeras gravuras, inscrições e pinturas da época pré-histórica que indicam a presença humana e contam um pouco de sua história. No parque também há diversos cânions, além de formações que acumulam águas durante as chuvas e formam pequenos lagos naturais.

Dos sítios arqueológicos presentes no parque 204 são possíveis de visitação pública, sendo que dentre estes 17 possuem estrutura que permite o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção. O local também possui diversas trilhas de variadas dificuldades e permite seus percursos por caminhada ou com bicicletas.

Além de permitir a observação da fauna típica da caatinga, o local ainda conta com o Museu do Homem Americano, que procura contar a evolução do hominídeo e apresentam detalhes sobre as escavações arqueológicas realizadas na região e suas exuberantes descobertas.

Este parque, que foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade, não cobra valores para sua visitação, que é gratuita com exceção aos guias, que caso sejam requisitados cobram valores à parte. O parque está aberto aos turistas entre 8h e 12h e 14h e 18h, não sendo permitido camping ou qualquer tipo de pernoite nos seus limites.

+ Veja Também Parque Nacional da Serra da Capivara: Onde fica, Atrativos e Dicas!

Museu da Natureza

Museu da Natureza na Serra da Capivara Fonte: Superinteressante

O Museu da Natureza está localizado ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara e foi inaugurado em dezembro de 2018. O local conta a história da região e as mudanças sofridas por ela em razão das mudanças climáticas, que afetaram a fauna e a flora regional.

Com doze salas que estão dispostas em espiral o museu apresenta a história da natureza da região e sua relação com o homem. O local está aberto para visitação diariamente, com exceção das terças-feiras, entre 14h e 19h e o ingresso custa R$ 30,00, disponibilizando meia entrada para estudantes, professores e idosos.

Onde se hospedar em Coronel José Dias

Abaixo vamos apresentar os melhores locais para se hospedar em Coronel José Dias. Agora, caso você não esteja procurando por um hotel ou pousada, saiba que o município também possui opções de locação via Airbnb.

Pousada e Restaurante Trilha da Capivara

Pessoas na Pousada e Restaurante Trilha da Capivara Fonte: Tripadvisor

Localizada a apenas 16,3 quilômetros das principais atrações da cidade piauiense, esta pousada oferece quartos simples e confortáveis que estão guarnecidos por um restaurante presente no local.

Albergue Serra da Capivara

Albergue Serra da Capivara Fonte: Facebook

Localizado no interior do Sítio Barreirinho, este albergue está localizado na zona rural da cidade de Coronel José Dias. Com quartos disponíveis para pessoas com dificuldade de locomoção, o local possui acomodações com ar condicionado e frigobar, além de fornecer café da manhã e possuir uma loja de conveniência.

Pousada e Camping Pedra Furada

Pousada e Camping Pedra Furada Fonte: Tripadvisor

Presente dentro do Sítio do Mocó, esta pousada que também oferece espaço para camping leva o nome de uma das principais formações rochosas da região, presente dentro do Parque Nacional e é muito próximo a este. Oferece café da manhã e ótima hospitalidade.

Venha conhecer um pouco mais da história humana em Coronel José Dias, desfrutando da natureza e das belas paisagens por ela oferecidas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Igreja de São Cristóvão - Sergipe
O que Fazer em São Cristóvão? 4 Roteiros Para Fazer!
Aracaju
O Que Fazer em Aracaju: Como Chegar, Passeios e Informações Úteis!
Vista aérea da Orla de Atalaia
Orla de Atalaia – Aracaju: Conheça os Melhores Atrativos Turísticos!
Petrolina
Conheça os 8 Melhores Pontos Turísticos em Petrolina – PE!
Praias de Sergipe
Conheça as 7 Melhores Praias de Sergipe Para Você Visitar!
Veja Todas >
Cadastur