O que fazer em Barra Funda SP – Pontos turísticos, roteiros e dicas!

Prédios em Barra Funda

21/11/2019

Em meio a armazéns e trilhos de trem, a região da Barra Funda, em São Paulo, abriga alguns dos bares alternativos mais descolados da cidade paulista. Localizada na região oeste, a Barra é um dos locais que os turistas precisam conhecer ao passar pela maior cidade do Brasil.

A Barra Funda possui casas noturnas, com estilos que variam do hip-hop à vanguarda, além de galerias de arte contemporânea e muito mais. Neste artigo, vamos resumir um pouco do que pode ser encontrada nessa área tão encantadora de São Paulo.

Roteiros para fazer em Barra Funda



Memorial da América latina

Memorial da américa latina Fonte: Memorial

A primeira coisa que você precisa saber é que esse complexo foi projetado por ninguém mais, ninguém menos, que o famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Logo, já podemos ter ideia da importância do Memorial.

Criado em 1989 e com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina é um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas. Ele abriga um pavilhão de exposições, onde você pode encontrar a rica produção artesanal do continente que está permanentemente exposta, além de uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina e um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado.

Quer ter uma ideia de como é o memorial? Então faça uma visita virtual, clicando aqui. No site você também confere outras informações do memorial.

O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664.

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga Fonte: Wikipedia

Outro ponto importantíssimo da Barra Funda é o Museu do Ipiranga. O edifício histórico está localizado no Parque da Independência. O Museu Paulista da Universidade de São Paulo é uma instituição científica, educacional e cultural que tem como referência permanente um grande e importante acervo.

O Museu foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e um marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista.

O museu possui um acervo com cerca de 150 mil itens, abrangendo coleções de objetos, mobiliários e obras de arte com relevância histórica, sobretudo as que possuem relação com o período que abrange a Independência do Brasil.

É importante destacar que desde agosto de 2013 o museu está fechado para o público “para obras, restauros e reparos”. A previsão de reabertura é 2022. Vale a pena esperar né?

Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 450.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20.

Museu Geológico

Museu Geológico de São Paulo Fonte: Infraestruturameioambiente

Se você é fã de achados geológicos, não pode deixar de conferir outra atração da Barra Funda: Mugeo (Museu Geológico de São Paulo). Criado em 14 de novembro de 1967, ele tem exposições permanentes que constituem-se, basicamente, de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos. Essas peças foram reunidas com o trabalho da Comissão Geográfica e Geológica, a partir do século passado.

O Museu representa o reflexo de mais de um século de pesquisas nas áreas de Geociências no Estado de São Paulo.

O Museu Geológico fica na Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, dentro do Parque da Água Branca na Barra Funda. O telefone de lá é o (11) 3872-6358.

Além das exposições permanentes o Museu oferece eventos especiais, como oficinas e exposições temporárias.

Onde comer na Barra Funda

Prato de restaurante em Barra Funda Fonte:Vejasp

A Barra Funda conta com vários bares e restaurantes, para os mais diversos paladares. O local é referência da gastronomia, tanto que abriga o SP Gastronomia, maior evento gastronômico do Brasil, promovido pelo governo de São Paulo. O evento acontece no mês de outubro.

O site TripAdvisor listou os melhores restaurantes da Barra Funda. No topo da lista aparece: MariaLima Bar e Restaurante (que fica na Rua Carlos Weber, 1490 Esquina com a Rua Brentano); Lanchonete Viseu (Avenida Thomas Edison 198 – 0,3 km de Palmeiras); e Lanchonete Do Gaspar (Rua Tagipuru 800 ). A lista completa você confere clicando aqui.

Como chegar na Barra Funda?

Rodoviária de Barra Funda Fonte: Youtube

Se você está planejando sua viagem para São Paulo, a Transportal pode te ajudar. Acesse nosso site, clicando aqui, e coloque os dados da sua viagem: origem, destino, e as datas. Independente de como você quer chegar, seja de avião ou ônibus, a Transportal te auxiliando pesquisado o melhor preço para sua passagem.

A Barra Funda tem muitas outras opções de turismo, para todos os gostos.Pesquise e desbrave as belezas que só a Barra Funda tem.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Praia em Ubatuba
Ubatuba: 5 dicas valiosas para você aproveitar a cidade!
Veja Todas > Booking.com