São Vicente SP – Onde Fica, Praias, Atrativos Culturais e Dicas!

Praia em São Vicente SP

30/08/2021

São Vicente é o destino perfeito a quem curte uma boa praia, práticas esportivas e conhecimento histórico. Isso porque é considerado a cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 22 de janeiro de 1532 como a primeira vila da América Portuguesa. Por Martin Afonso de Souza, de acordo com ordens do rei de Portugal, D. João III. Tendo sido descoberta em uma expedição de Gaspar Lemos, em 1502. E nomeada em homenagem a São Vicente Mártir.

Sua população é de mais de 360 mil habitantes. Contabilizando densidade demográfica de de 2378,59 habitantes por quilômetro quadrado. De modo a receber o título de segunda cidade mais populosa do litoral paulista.

Apesar disso, sua economia tem como ponto principal o turismo de veraneio. Uma vez que o município está situado próximo a Santos e Praia Grande. Disponibilizando refrescância, diversão e belas praias. Além de belezas arquitetônicas e culturais.

Assim, visite São Vicente e se admire com suas variadas atrações. Essa será uma viagem de dias que dará um gostinho de quero mais.

Onde fica São Vicente SP

Mapa da cidade de São Vicente

Fonte: Guia Mais Mapas

O município de São Vicente está localizado no estado de São Paulo. A cerca de 70km de distância da capital. Apesar disso, o que mais chama atenção é sua localização na Baixada Santista. Aproximando seu território das inúmeras praias de Santos e da Praia Grande. Visto que são alguns dos pontos turísticos mais desejados do estado.

Logo uma parte de sua área se encontra na Ilha de São Vicente. Enquanto que a outra está na Região Turística Costa da Mata Atlântica, menos popular e conhecida pelos turistas.

Para chegar a São Vicente a partir da capital paulista, siga a BR-050 ou a Rodovia Anchieta. Em seguida, mais para oeste, vá pela Rodovia dos Imigrantes.

 

+Veja também O que fazer em Santos? 7 Melhores Atrativos Turísticos

 

Conheça suas melhores praias

Com ambientes naturais de tirar o fôlego de qualquer um. Sem dúvida, você não pode perder algumas das praias de São Vicente. Até porque essas atrações são alguns dos principais motivos da viagem a esse destino. Então confira alguns pontos, a seguir. E não deixe de se divertir ou relaxar!

Praia dos Milionários

Praia dos Milionários

Fonte: Mundo Logout

A Praia dos Milionários é a mais tranquila de São Vicente. Uma vez que possui águas calmas e uma extensão pequena, de 200 metros. De modo a evitar tumultos. E ser ideal às famílias e indivíduos que desejam paz.

Acompanhada por uma bela vista da baía de São Vicente, Ilha Porchat e Ponte Pênsil. Além disso, é um ótimo lugar para a prática da pesca e alguns mergulhos.

A origem do seu nome possui duas teorias. Uma afirma estar associada à antiga atividade de mergulho realizada por pessoas ricas que passavam de lancha. Enquanto que a outra está relacionada aos diversos prédios de alta classe que rodeiam o local.

Sua infraestrutura é bem avaliada. Devido à presença de bons quiosques próximos à praia. Além de chuveirinho.

Praia de Itararé

Sem comparação em extensão com a Praia dos Milionário. A Praia de Itararé apresenta 2400 metros. Sendo uma das praias mais frequentadas por turistas de todas as idades. Isso porque apresenta boas ondas, perfeitas para o surfe. E mais de 40 estabelecimentos para petiscos, bebidas e outras refeições.

Seus outros atrativos ainda estão ligados ao playground, primeiro jardim de árvores na praia de Mata Atlântica no Brasil. E o teleférico que transporta os turistas ao Morro de Itararé. Também conhecido por Morro da Asa Delta.

Praia de Parnapuã

Praia de Parnapuã São Vicente SP

Fonte: Soul Peruíbe

A Praia de Parnapuã oferece uma ótima vista do pôr do sol. Sendo uma área indicada também por sua limpeza e beleza. Contudo, muitas vezes, se encontra inacessível. Pois é considerada território de reserva indígena. De modo que é protegido pelo Instituto Florestal. Então recomendamos que busque por uma autorização para acessá-la.

Além disso, o nível de suas águas se altera com frequência e de forma rápida. Assim pode se tornar perigoso aos turistas.

Mas ao obter a permissão de entrada, respeite o ambiente e se sinta à vontade para contemplar e relaxar. Pois há salva-vidas extremamente profissionais que garantirão a sua segurança.

Praia de Itaquitanduva

Praia de Itaquitanduva São Vicente

Fonte: Refúgios no Interior

A Praia de Itaquitanduva pertence ao Parque Estadual Xixová-Japuí. Possuindo extensão similar ao da Praia dos Milionário, contando com apenas 300 metros.

Seu acesso é um pouco complicado. Pois há poucas pessoas que a conhecem. Já que há duas entradas: uma pelo bairro e outra pela reserva. De modo que é indicado adentrar pela unidade de conservação. Sendo necessário apenas se identificar na portaria.

Além disso, o caminho até a praia costuma ser realizado apenas por surfistas e aventureiros. Uma vez que se trata de 20 minutos de trilha a pé, em meio à mata.

Antes de visitá-la tenha em mente que suas águas são indicadas principalmente à prática do surfe. Devido às ondas que podem tornar o mergulho uma atividade perigosa.

Além disso, leve alguns itens básicos, como garrafa de água. E mantenha seu lixo com você para posteriormente descartar. Isso porque não há quiosques, bares e restaurantes no local. Apresentando menos infraestrutura para o turismo.

 

+Veja também 4 Melhores Praias do Litoral Sul de SP Para Você Conhecer!

 

O que fazer: Principais pontos turísticos de São Vicente

Como São Vicente não é composto apenas por praias. Conheça também alguns de seus pontos turísticos mais visitados durante as viagens.

Uma dica essencial é estar atento aos horários de funcionamento. E se informar antes da visita. Dessa forma, com certeza não haverá inconvenientes em suas férias na cidade.

Memorial 500 anos

Memorial 500 Anos - São Vicente SP

Fonte: Mapio.net

O Memorial 500 anos está localizado no topo da Ilha Porchat. De modo que é conhecido também como Monumento Niemeyer ou Mirante de São Vicente. Proporcionando uma das melhores vistas da região.

Além disso, sua arquitetura foi tombada como patrimônio da cidade. Já que foi construída em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Logo é um ponto turístico que vale a pena ser explorado.

Apesar de toda a subida árdua até chegar ao destino.

Ponte Pênsil de São Vicente

Ponte Pênsil de São Vicente SP

Fonte: IPT

A Ponte Pênsil é um dos cartões-postais do município de São Vicente (SP). Pois foi a primeira estrutura nesse estilo projetada no Brasil. Seu caminho é considerado rústico e um grande marco no tempo e na arquitetura. De maneira que foi tombado como patrimônio histórico da cidade.

Ao atravessar essa construção, você pode optar por andar, ir de bicicleta ou dirigir. Contudo é importante ter em mente que é uma via estreita onde só se passa um carro por vez. Portanto tenha paciência. Algo assim também pode acontecer com os pedestres em períodos de feriados, férias ou finais de semana. Havendo uma fila para contemplação e passagem de São Vicente à Praia Grande.

Morro da Asa Delta

Morro da Asa Delta

Fonte: Mundo Logout

Assim como o Memorial 500 anos, o Morro da Asa Delta ou Voturuá é um dos melhores pontos para contemplação da cidade. Pois, além de São Vicente, você pode avistar Santos, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

Sua outra atração conta com muita coragem. Visto que é possível realizar o voo de asa deltas e o parapente. Em uma altura de 180 metros.

Assim é compreensível todo investimento em relação à sua infraestrutura. Disponibilizando um excelente mirante, lanchonete e sanitários, aos visitantes.

Píer dos Pescadores de São Vicente

O Piér dos Pescadores de São Vicente é perfeito para quem procura paz e tranquilidade. Já que se trata de uma plataforma de 700 metros de extensão. Possibilitando uma boa caminhada ou atividade de pesca. Aos moradores e turistas.

Tudo ao lado da Ponte Pênsil e Avenida Getúlio Vargas. Além de oferecer uma boa vista à Baía de São Vicente.

Teleférico de São Vicente

Teleférico em São Vicente São Paulo

Fonte: Embarcando.com

O Teleférico de São Vicente é a atração turística que liga a Praia de Itararé ao Morro da Asa Delta. Que passa por percursos de Mata Atlântica e estrada de ferro.

Possui uma taxa de ida e volta que muitos dizem valer a pena. Uma vez que proporciona um passeio tranquilo e belo na subida e na descida. Além de uma ótima vista no Morro.

Praça 22 de Janeiro

Praça 22 de Janeiro

Fonte: Diário do Litoral

Para finalizar a viagem ou um dia de muito turismo, que tal optar pela Praça 22 de Janeiro? Também chamada de Parque Ipupiara. Essa é uma ampla área verde, próxima à Biquinha de Anchieta e à Praia Gonzaguinha.

É um ambiente adequado às famílias e às crianças. Pois possui playgrounds, quiosques. E monumentos para admirar e adquirir mais conhecimentos. Já que é nela que há o Centro Cultural da Imagem e do Som. Incentivando certas apresentações e shows durante alguns eventos.

Infraestrutura turística de São Vicente

 

Cidade de São Vicente SP

Fonte: Jornal Vicentino

São Vicente é um município de São Paulo rico em diversas belezas naturais e história. Trazendo assim diversos turistas curiosos e ansiosos por terras repletas de praias, conhecimento e tranquilidade. De modo a possuir a atividade turística como uma de suas principais rendas.

A partir de então, houve o aumento do investimento em sua infraestrutura. Proporcionando mais bares, restaurantes e quiosques. Além de saneamento e manutenção em suas atrações.

Apesar disso, alguns ambientes são protegidos e reservados. Mantendo apenas uma limpeza que garante o bem da natureza. Sem interferir no meio ambiente. Mesmo que não disponibilize tanto conforto ao turista.

Dessa forma, São Vicente é uma das cidades mais indicadas para viagens. Já que além da importância aos visitantes. Se preocupa também com o ecossistema.

Melhor período para visitar São Vicente

Estátua em praça SP

Fonte: Jornal Vicentino

Ao decidir por viajar à São Vicente, esteja à vontade para escolher qualquer mês. Isso porque durante todo o ano a cidade possui um clima mais quente ou ameno. Podendo haver um pouquinho de sol até mesmo no inverno. Estação que depende apenas de um casaquinho leve para passar o frio.

Além disso, saiba que nas altas temporadas de férias o município fica mais cheio. E durante o verão costuma haver mais dias chuvosos. Então sugerimos optar pelas baixas temporadas.

Portanto pesquise sobre o clima local para os dias de viagem. Pois há quem prefira curtir a história em tempos maios frios. E as praias em semanas quentes.

 

Então se prepare e aproveite uma de suas melhores viagens na primeira cidade do Brasil!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus