Camanducaia – Melhores dicas para curtir esse município de Minas Gerais!

Se você procura um destino de viagem com paisagens deslumbrantes, clima frio e boa gastronomia, não deixe de conhecer Camanducaia, município localizado na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade oferece diversas opções de lazer e turismo, ideais para quem busca relaxar em meio à natureza.
A principal atração da cidade é o distrito de Monte Verde, conhecido como a “Suíça Brasileira” e um dos destinos favoritos dos casais apaixonados.
Quer saber tudo sobre este destino super romântico? Então continue a leitura para conferir as melhores dicas sobre Camanducaia.
Índice
Camanducaia – Conheça a história da cidade

Fonte: G1 Globo
O nome da cidade tem origem indígena e na língua Tupi significa “feijão queimado”, o mesmo nome dado ao rio que corta a região.
Camanducaia começou a ser povoada em meados do século XVIII por fugitivos e aventureiros que buscavam por ouro na região.
Onde fica Camanducaia?

Fonte: Viajali
Camanducaia fica no extremo Sul de Minas Gerais, na região de Pouso Alegre. A distância até Belo Horizonte é de 460 km e a 136 km de São Paulo. A cidade está localizada em uma região de montanhas na Serra da Mantiqueira e
está em uma altitude de 1015 metros acima do nível do mar.
Monte Verde fica ainda mais alto, com 1600 metros de altitude.
Como chegar em Camanducaia?

Fonte: Canva
Existem diversas formas de se chegar a Camanducaia. Confira abaixo as principais opções:
De ônibus
Camanducaia fica bem próxima de São Paulo. A companhia que faz o trajeto entre a capital paulista e o município mineiro é a Viação Cambuí com embarque no Terminal Rodoviário Tietê.
Tanto para quem sai de Belo Horizonte quanto do Rio de Janeiro, é necessário pegar dois ônibus. De qualquer uma das capitais, o primeiro desembarque deve ser feito em Pouso Alegre. Na cidade, a Viação Cambuí tem ônibus para Camanducaia de hora em hora.
De avião
O aeroporto mais próximo de Camanducaia é o Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP, que fica a cerca de 170 km de distância. Também há a opção de desembarcar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas ou no Aeroporto de Confins em BH.
A partir de qualquer um desses aeroportos, é possível alugar um carro ou pegar um ônibus para chegar à cidade.
De carro
Prefere viajar de carro? Então confira as opções. Saindo de São Paulo pela BR-381, a Rodovia Fernão Dias, a viagem leva cerca de 2 horas. Já para quem faz o trajeto pelo sul de Minas, a viagem pode durar até 3 vezes mais.
Nesse caso, também é necessário seguir pela BR-381 por mais de 450 km.
Qual a melhor época para visitar Camanducaia?

Fonte: Canva
Por estar em uma região montanhosa, Camanducaia tem temperaturas baixíssimas durante o inverno. De maio a agosto, as temperaturas ficam abaixo dos 20º C. Em meados de julho, quando ocorre o auge do inverno, as temperaturas ficam próximas de 0º C e caem geadas.
Para quem quer se sentir como se estivesse na Europa este é o momento ideal. Se é o seu caso, prepare os agasalhos!
Mas também é importante saber que o clima é ameno durante o ano todo. Então a cidade também pode ser visitada durante o verão.
O que fazer em Camanducaia – Melhores Passeios

Fonte: Temporada Livre
O ecoturismo é o ponto forte de Camanducaia. Então prepare-se para trilhas, cachoeiras, fazendas e outros pontos turísticos naturais. Confira as principais atrações e passeio para fazer em Camanducaia:
Monte Verde

Fonte: 3 em 3
Monte Verde é um distrito de Camanducaia que é um destino obrigatório entre os viajantes que visitam a região. O lugar é famoso pelas suas paisagens naturais deslumbrantes, clima frio e traços europeus. As baixas temperaturas criam uma atmosfera romântica e, por isso, é um destino bastante popular entre casais.
Um passeio pelo centro do distrito para apreciar a arquitetura semelhante à europeia é indispensável. O local também conta com bela cachoeira e chocolaterias com sabores deliciosos para degustação.
Para quem curte uma programação com mais aventura e natureza, vale a pena conhecer as trilhas e apreciar a vista do Mirante do Aeroporto.
+ Veja também Saiba Como Você Realmente Pode Aproveitar Monte Verde – MG!
Orquidário MV

Fonte: Canva
Para os apaixonados por plantas, vale a pena incluir uma visita ao Orquidário MV. São cerca de 1500 espécies de orquídeas e 150 espécies de plantas carnívoras. O acervo também conta com bromélias, cactus, suculentas e outras plantas exóticas. Os turistas podem apreciar e conhecer de perto as espécies, além de comprar para levar para casa.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Fonte: Guia Turismo
A igreja fica bem no centro de Camanducaia e é um local que atrai os turistas para conhecerem as esculturas e ornamentos inspirados na arte barroca. A praça ao redor da igreja também é um ponto de encontro e descanso com um clima tranquilo típico do interior de Minas.
Serra da Mantiqueira

Fonte: Viajantes Aprendizes
Se você pretende ficar mais dias na região, vale a pena visitar outros locais na Serra da Mantiqueira. O lugar é incrível para quem busca contato com a natureza, seja em trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.
Considere incluir em seu roteiro cidades como Campos do Jordão, Penedo, Delfim Moreira e Gonçalves.
+ Veja também Saiba como você pode aproveitar a Serra da Mantiqueira!
Parque Ecológico Verner Grinberg

Fonte: Wikimédia Commons
Um lugar ideal para quem curte uma aventura em meio à natureza. O parque ecológico conta com várias trilhas, desde as mais simples às mais complicadas.
As As trilhas Chapéu do Bispo e a Trilha do Platô possuem um nível de dificuldade fácil. A trilha da Pedra Redonda é a mais famosa da região e tem uma dificuldade intermediária com 1990 metros de altura. Para os mais experientes, vale explorar a trilha do Pico do Selado.
Este pico mais alto do Sul de Minas, com 2082 metros de altitude. Nessa trilha é recomendável ir com guia.
Fazenda Esperança

Fonte: Civitatis
Um ótimo atrativo para quem busca sossego e contato com a natureza. Além disso, a Fazenda Esperança conta com trilhas leves e belíssimas cachoeiras ao redor.
Fazenda Radical

Fonte: Cidade e Cultura
Como o nome diz, a Fazenda Radical é ideal para quem gosta de se aventurar! O local conta com várias atividades, incluindo arco e flecha, arvorismo, tirolesa, slackline, escalada e passeios de quadriciclo.
São opções que agradam adultos e crianças.
Lugares para se hospedar em Camanducaia

Fonte: Canva
Camanducaia conta com diversas opções de hospedagem, que vão desde hotéis e pousadas mais simples até resorts de luxo. Confira abaixo algumas opções de hospedagem na cidade:
Fazenda Mantiqueira: localizado a 6 km do centro de Camanducaia, o hotel-fazenda conta com um lago, colinas verdes, churrasqueira e campo de futebol.
Chalés Boa Vista: localizado a 22 km de Camanducaia e 17 km de Monte Verde. Alguns chalés possuem cozinha compacta equipada com geladeira e fogão e todas as acomodações possuem banheiro privativo.
Chalés Recanto da Cachoeira: localizado a 19 km do Celeiro Shopping Monte Verde, os chalés possuem jardim, terraço, serviço de quarto e uma bela paisagem das montanhas.
Onde comer em Camanducaia?

Fonte: Canva
Camanducaia também é famosa pela excelente gastronomia. Então não deixe de apreciar a culinária mineira típica da região. Confira algumas sugestões de restaurantes:
Restaurante Villa Amarela: um dos mais tradicionais da cidade. O restaurante serve comida brasileira, alemã, italiana, portuguesa e, claro, pratos tradicionais de Minas Gerais;
Empório Monte Verde Bar e Chopperia: localizado em Monte Verde. Além da cervejaria, o local serve comida brasileira, alemã e receitas mineiras.
Camanducaia é um município encantador, que oferece diversas opções de passeios e atividades para quem busca contato com a natureza e a cultura da região. Não deixe de incluir a cidade em seu roteiro de viagem e conheça todas as belezas que a Serra da Mantiqueira tem a oferecer. Até o próximo artigo!