Museu Casa dos Contos em Ouro Preto: Como Chegar, Dicas e Horários!

Casa dos contos

20/08/2019

Prédio histórico mineiro, a Casa dos Contos foi construída entre 1782 e 1787 para servir como residência do cobrador de impostos da Capitania de Minas Gerais, João Rodrigues de Macedo.

Desde então, o casarão serviu para vários fins, incluindo: casa de fundição, cárcere para os inconfidentes, Museu da Moeda, Museu do Fisco, Correios, Prefeitura, Caixa Econômica Federal e sede da Administração Pública da Capitania de Minas, época em que surgiu o nome Casa dos Contos, termo designado para repartições fazendárias portuguesas.

Atualmente, o prédio é um dos museus mais importantes do estado, recebendo milhares de visitantes anualmente. Quer conhecer mais sobre o local? Confira nosso artigo especial sobre o assunto.



Onde fica e como chegar no museu Casa dos Contos?

Casa dos Contos – Ouro Preto Fonte: Viajento

A Casa dos Contos fica em Ouro Preto, uma cidade localizada em Minas Gerais há cerca de 100 quilômetros da capital Belo Horizonte. Partindo da própria BH, existem diversas opções de transportes e excursões. Listamos algumas delas abaixo:

Avião

Ouro Preto não possui aeroporto, mas você pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Confins, o mais próximo de Ouro Preto e que recebe voos de todas as regiões do Brasil. Na capital, você pode optar por alugar um carro no próprio aeroporto ou comprar uma passagem de ônibus para finalizar o trajeto.

Carro

Partindo de Belo Horizonte, você pegará um trajeto tranquilo e com lindas paisagens para desfrutar até Ouro Preto. Com inúmeras empresas de locação de veículos em BH, é bem fácil encontrar um carro para realizar a viagem. A partir de Belo Horizonte, você pode pegar a BR-356, que leva direto ao seu destino em 1h30 em média.

Outras rodovias que levam direto a Ouro Preto são a BR-040, partindo do Rio de Janeiro, em um trajeto de 400 km ou ainda partir de São Paulo, pela BR-381 até Belo Horizonte e depois pela BR-356 até Ouro Preto. Serão 680 km de estrada.

Ônibus

Existe uma grande variedade de horários e linhas partindo principalmente de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, como a Viação Pássaro Verde e Viação Útil. O preço pode variar de R$ 35 a R$ 135 a passagem partindo de um desses três destinos.

Chegando em Ouro Preto, procure pelo endereço: Rua São José, 12, Centro. Alguns pontos de referência próximos são o Cine Teatro Vila Rica, o Grande Hotel Ouro Preto e a Associação Comercial.

+ Veja Também Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais!

Horários e ingressos

A Casa dos Contos está de portas abertas para visitação de terça a sábado, das 10h às 16h45. Aos domingos e feriados o horário de funcionamento encerra às 14h45. Segunda-feira é o único dia que o museu não abre.

A visitação é gratuita, porém, o tour não guiado. Os visitantes podem andar livremente pelo museu e conhecer as peças na ordem que desejarem.

Atrações no Museu

Miniatura do Museu Casa dos Contos Fonte: Mineironaestrada

Em 1984, a Casa dos Contos passou por uma grande reforma e restauração para abrigar os itens do museu. Apesar disso, a arquitetura é um convite aos séculos passados, possuindo uma linda e imponente fachada.

Logo no saguão de entrada, a sala multimeios exibe um filme institucional de aproximadamente 10 minutos. Ele serve com uma guia, explicando a história do casarão e as atrações de cada sala do museu.

Espaço das moedas

Acervo de moedas no museu casa dos contos Fonte: Tripadvisor

Por lá você encontra um espaço especialmente dedicado a moeda, contando a evolução do dinheiro, objetos dos séculos XVIII, XIX e XX, homenagens a pessoas importantes da história de Minas Gerais, como Cláudio Manoel da Costa e Durval Pereira, um Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e a Casa de Fundição, que mostra como era feito esse processo de fundir, uma das principais atividades do século passado.

O museu ainda expõe obras de arte contemporânea do acervo doado por diversos artistas de todo o Brasil, apresentando mostras culturais temporárias frequentemente, promovendo lançamentos de livros, exibições musicais e artístico-culturais.

Esculturas

Escultura no museu Casa dos Contos Fonte: Tourouropreto

Além disso, outras duas atrações a parte são a senzala, localizada no porão do museu e única da cidade que preserva as características originais do século XVIII, expondo inúmeras peças ligadas à escravidão, como objetos de tortura de escravos e testemunhos materiais de um período que jamais deve ser ignorado, bem como a biblioteca Luiz Camillo de Oliveira Netto, que possui mais de 7.700 volumes e leva o nome do historiador mineiro membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor da Universidade de Brasília.

Mirante para Ouro Preto

Vista para cidade de ouro preto Fonte: Viajento

O passeio encerra com chave de ouro na torre do prédio, onde os visitantes encontram um mirante, construído em 1844 para abrigar a Secretaria da Fazenda da Província, junto do Tesouro Nacional. A subida até essa área acontece por uma escada bastante, íngreme, porém, todo o esforço vale a pena, pois o local proporciona uma linda vista da cidade de Ouro Preto para finalizar o tour.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cachoeira em Minas Gerais
11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!
Cachoeira em São Roque de Minas
O Que Fazer em São Roque de Minas? Onde Fica, Roteiros e Dicas!
Cama de Hotéis e Pousadas em Diamantina
Melhores Pousadas em Diamantina MG – Como Chegar, Serviços e Dicas!
Casa dos contos
Museu Casa dos Contos em Ouro Preto: Como Chegar, Dicas e Horários!
Turismo religioso em Minas Gerais - Igreja
Turismo Religioso em Minas Gerais – Roteiros Imperdíveis Para Fazer!
Veja Todas >
Cadastur