Cidades Históricas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Cidades Históricas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!

Mariana - Minas Gerais

Já faz um tempo que o estado de Minas Gerais foi descoberto como um grande pólo turístico. A Chapada Diamantina, a Serra da Canastra, Belo Horizonte e, é claro, as cidades históricas de MG são destaques em qualquer rota de turismo pela região.

Se você ainda não se deu a chance de conhecer esse belíssimo estado, sugerimos começar por cidades como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, São João del Rei, entre outros locais históricos.

Criamos este post com algumas dicas especiais sobre lugares imperdíveis em Minas Gerais. Veja!

Lugares em Minas Gerais que merecem fazer parte da sua lista de roteiros!

Brumadinho

Museu de Inhotim - Brumadinho Fonte: Tele Vans bh

A poucos quilômetros da capital, mais precisamente 60 quilômetros, Brumadinho é uma cidade pequena com um pouco mais de 35 mil habitantes. Mas nem por isso é um local pacato e pouco movimentado, afinal, abriga muitos pontos turísticos e não só o famoso Museu de Inhotim.

Passando pela cidade, conheça a Serra da Moeda e o Parque Estadual do Rola Moça com seus mirantes belíssimos.

Ouro Preto

Ouro Preto - Minas Gerais Fonte: LiberArti

Visitar Ouro Preto é uma experiência inesquecível! A cidade sabe como receber bem seus visitantes. Além de ser uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, o lugar encanta todo tipo de turista, desde os mais aventureiros até quem prefere um passeio mais tranquilo.

As muitas igrejas, ladeiras e museus de Ouro Preto te esperam para um roteiro recheado de história e conhecimento.

Casa dos Contos

Museu Casa dos Contos - Minas Gerais Fonte: Wikipédia

O Museu Casa dos Contos é marca registrada da arquitetura barroca mineira e é atração obrigatória para quem deseja conhecer a fundo a região. Localizada em Ouro Preto, a Casa dos Contos é um casarão que foi construído durante os anos de 1782 e 1787 e hoje possui salas de exposições, acesso ao Parque Horto dos Contos, o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e também o Museu da Moeda e do Fisco.

São João del Rei

São João del Rei - Minas Gerais Fonte: Só são joão del rei

Distante apenas 13 quilômetros de Tiradentes, uma das cidades históricas de MG, São João del Rei é uma boa pedida!
Museus e igrejas não faltam na cidade, por isso, coloque um sapato confortável e se prepare para andar bastante. Ah, também é possível fazer um lindo passeio de Maria Fumaça até a cidade vizinha.

Inhotim

Inhotim - Minas Gerais Fonte: 360meridianos

Já falamos sobre Brumadinho, mas é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a sua maior atração: Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo!

Entre os belos jardins, inúmeras obras de artes, experiências sensoriais e muito aprendizado. O local é tão incrível que não é raro encontrar turistas estrangeiros que vêm até o país exclusivamente para conhecer o Inhotim. E você vai perder essa oportunidade?

Serra da Canastra

Cachoeira do Capão Forro, Serra da Canastra, Minas Gerais Fonte: Trilhando Montanhas

Mais uma experiência mineira imperdível! São Roque de Minas, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Vargem Bonita, Sacramento, Piumhi e a famosa Capitólio fazem parte da região que compõe a Serra da Canastra.

Quer fazer trilhas e desfrutar de belas paisagens? Serra da Canastra! Quer voar de balão? Serra da Canastra! Quer passear de bondinho? Serra da Canastra! Quer conhecer cachoeiras? Serra da Canastra! Quer degustar os melhores queijos do país? Serra da Canastra!

Serra da Canastra tem roteiro para todos os gostos!

Estrada Real

Estrada Real - Minas Gerais Fonte: Concurso Estrada Real

É impossível falar das cidades históricas de Minas Gerais e não citar a Estrada Real – que passa também pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a maior rota turística do país.

A Estrada Real possui 4 caminhos:

  1. Caminho Velho: de Ouro Preto a Paraty;
  2. Caminho Novo: de Paraty ao Rio de Janeiro;
  3. Caminho dos Diamantes: de Ouro Preto a Diamantina;
  4. Caminho Sabarabuçu: distrito de Ouro Preto.

Chica da Silva

Casa Chica da Silva - Minas Gerais Fonte: Famosos Que Partiram

Diamantina, cidade a 290 quilômetros de Belo Horizonte, recebe muitos turistas por também ser considerada uma das cidades históricas de MG. Lá, uma das principais atrações é a Casa Chica da Silva, local onde um dos principais nomes da história do Brasil viveu por 15 anos.

O casarão é grande, luxuoso e, na época, possuía uma capela anexa. Hoje resta somente a portal do templo de Santa Quitéria.

Museu da Inconfidência

Museu da Inconfidência - Ouro Preto - Minas Gerias Fonte: Youtube

Já falamos sobre os museus de Ouro Preto, não é mesmo? Mas para você planejar da melhor sua viagem para as cidades históricas de Minas Gerais, fica aqui uma dica especial: Museu da Inconfidência.

Uma verdadeira aula de história do Brasil contada com obras de arte, objetos, partituras, ornamentações etc.

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis - Minas Gerais Fonte: Lugares inesquecíveis

Parada obrigatória no roteiro de quem visita Ouro Preto, a Igreja de São Francisco de Assis é de uma beleza surpreendente!

Em seu interior, é possível ter contato com verdadeiras obras de arte, como é o caso das pinturas no teto realizadas por Manuel da Costa Ataíde e esculturas em pedra sabão feitas por Aleijadinho.

Passeio de Maria Fumaça

Passeio de Maria Fumaça - Minas Gerais Fonte: Barbacena em Tempo

Diz aí: existe a possibilidade de passar pelas cidades históricas de MG e não fazer um passeio de Maria Fumaça? Impossível, não é mesmo?
Então, aproveite a oportunidade para viajar de Ouro Preto a Mariana a bordo da Maria Fumaça mais famosa da região. Garantimos que cada segundo vale a pena!

Bate e volta cidades históricas

Ouro Preto em Minas Gerais Fonte: Feliz Melhor Idade

Uma grande vantagem de viajar pelas cidades históricas de Minas Gerais é que a distância entre elas não é grande, ou seja, é possível fazer o famoso “bate volta” e desfrutar das principais atrações da região.

Podemos usar como exemplo a distância entre Ouro Preto e Belo Horizonte que é de menos de 100 quilômetros.

Centro histórico

Diamantina - Igreja Matriz Fonte: Viajando Bem e Barato

O que todas essas cidades têm em comum? Os centros históricos que contam muito sobre a relevância de cada uma delas no cenário estadual.
Um rápido passeio pelo centro de cada uma das cidades citadas nesse texto equivale a uma aula de história do Brasil.

Visitar as cidades importantes na história de Minas Gerais é ter um contato intenso com passagens importantes da história do nosso país, como o período colonial.

Prepare-se para ampliar seus conhecimentos!

Museu do Oratório

Museu do Oratório - Minas Gerais Fonte: Um Jeito Bem Diferente

Finalizando nossas dicas de passeios em Minas Gerais, não poderia faltar o Museu do Oratório em Ouro Preto que oferece uma verdadeira viagem antropológica aos seus visitantes.

No local são encontradas mais de 300 imagens dos séculos XVIII a XX, além de 162 oratórios. História da arte, estilos arquitetônicos e materiais da época podem ser vistos no Museu do Oratório.

Que tal conhecer as cidades históricas de Minas Gerais?

Depois de saber mais sobre as cidades históricas de Minas Gerais, certamente você está questionando o motivo de ainda não ter conhecido essa região tão importante para o país.

Aproveite! Agora é a hora de escolher a hospedagem e as passagens áreas para as cidades históricas de MG. Prefere ir de ônibus? Então, veja aqui as melhores passagens de ônibus e boa viagem!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310