8 Melhores Cidades no Sul de Minas Para Você Aproveitar!

Cânion em Capitólio - Sul de Minas

26/06/2019

O Sul de Minas Gerais possui uma variedade de atrações turísticas. Ali você poderá aproveitar principalmente o frio. Com uma bela paisagem e uma excelente culinária, é um ótimo destino tanto para família como para casais apaixonados.

Até mesmo se você for do estilo aventureiro, o Sul de Minas deve constar em seu cronograma de viagens. Você terá a oportunidade de ficar em contato com a natureza e fazer caminhadas e tirolesa. As cidades dessa região são de fácil acesso para quem está em São Paulo e Rio de Janeiro. Assim, veja aqui as principais cidades do Sul de Minas Gerais e comece a se programar!



Cidades no Sul de Minas para aproveitar

Capitólio

Rio na Trilha do Sol - Capitólio - Sul de Minas Fonte: Flickr

Essa opção é para os amantes da natureza. Todo o Sul de Minas possui belezas naturais. Mas, Capitólio pode te fornecer outras experiências.

Como é um destino que começou a ser explorado mais tarde, você também perceberá que há uma menor quantidade de turistas. Ainda mais se você for do tipo que gosta de viajar sem ter de lidar com multidões e filas. Veja algumas de nossas dicas:

  • Trilha do Sol: para quem gostar de fazer caminhadas, essa é uma ótima opção. Você irá pagar aproximadamente 40 reais para entrar. Não pense que o valor é caro, pois ali você poderá desfrutar de cachoeiras, trilhas e piscinas naturais.
  • Paraíso Perdido: o nome faz jus ao local. Essa é a principal atração da cidade. Você poderá apreciar suas quase 18 piscinas naturais e várias quedas d’água. Não deixe de ir até lá.

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Pouso Alegre

Vista aérea da cidade Pouso Alegre Fonte: Papinho

A cidade de Pouso Alegre é um dos locais que mais tem história no estado de Minas. Ela é o centro do Circuito de Estâncias Hidrominerais. Esse percurso começa em Poços de Caldas.

Por lá não deixe de conhecer:

  • Fonte de Água Mineral da Faisqueira: ali você irá conhecer mais sobre o processo da produção de água mineral e como ela é extraída do meio ambiente.
  • Catedral Metropolitana: veja essa incrível Igreja Católica. Aproveite para apreciar sua arquitetura e até mesmo descansar após caminhar pela cidade.

+ Veja Também 9 Lugares Pouco Conhecidos no Brasil, Mas Que Você Deve Visitar!

Monte Verde

Monte Verde - Sul de Minas Fonte: Naturam

A chamada Suíça de Minas Gerais recebeu tal apelido por conta de seu clima, construções e paisagem. E, assim como na Suíça possui ótimas opções de chocolates para você levar no retorno para casa.

Ir para lá é uma oportunidade para uma viagem romântica. O clima mais frio é convidativo para um bom vinho.
O destino assemelha-se a Campos do Jordão em São Paulo. Mas só que sem tantos turistas e também com preços mais em conta.

+ Veja Também Saiba Como Você Realmente Pode Aproveitar Monte Verde – MG!

Não deixe de conhecer em Monte Verde:

  • Parada da Fonte: uma incrível loja de comidas mineiras com doces, cachaças e queijos. São de ótima qualidade e uma parada fundamental para você. Não deixe de comprar lembranças ali ou até mesmo para você comer depois!
  • Passeio de quadriciclo: você poderá desfrutar de uma incrível aventura! Vá até a fazenda Radical e faça o passeio. Você não irá se arrepender. É uma ótima aventura.

Poços de Caldas

Poços de Caldas - Cachoeira Véu da Noiva - Sul de Minas Fonte: IBR turismo

Esse é um dos principais destinos do Sul de Minas Gerais. Isso ocorre principalmente por conta de suas águas termais. Ali você poderá relaxar e se desligar da correria do dia a dia. Assim, além das águas termais não deixe de ir:

  • Rampa do voo livre: se você gosta de voos, ali é o local ideal. Mas se n’ao for dos mais aventureiros, vale a pena ir somente pela belíssima vista;
  • Cachoeira véu das noivas: ali você também poderá ver um trenzinho e ir ao mirante para ter uma melhor vista. A queda é de aproximadamente 10 metros de altura e vale a pena ser visitada.

+ Veja Também Turismo de Aventura em Poços de Caldas: 10 Atrações Imperdíveis!

Varginha

Varginha - Nave Espacial Fonte: Sistema mineiro de inovação

A cidade possui uma das economias mais desenvolvidas do Sul de Minas. Isso te oferecerá ótimas opções de acomodações e também de restaurantes.

  • Nave espacial: não deixe de tirar uma foto deste monumento. Ele faz referência às lendas de extraterrestres. É uma imensa caixa d’agua em formato de nave.
  • Represa de furnas: um dos melhores destinos da cidade. Ali você poderá fazer um excelente passeio de jet-ski. E se você não gostar desta atividade, pode aproveitar a gastronomia e visitar as casas flutuantes.

+ Veja Também O Que Fazer em Varginha MG  – Descubra os Melhores Roteiros!

São Lourenço

Trem das águas - São Lourenço Fonte: ABPF sul de minas

A cidade é uma das integrantes do circuito das águas de Minas. Faz parte da Serra da Mantiqueira, assim você já sabe que a vista e o contato com a natureza será espetacular.

  • Trem das águas: não deixe de fazer o passeio de trem. Ao todo são 20 quilômetros de passeio em um trem a vapor. Muito indicado para ir com as crianças.
  • Roda do café: se você ama este grão, não deixe de fazer a rota do café. Ali você irá descobrir mais sobre a sua história e como é produzido. Os guias são excelentes.

+ Veja Também Conheça São Lourenço – MG: Onde Fica, Pontos Turísticos e Passeios!

Extrema

Extrema - Sul de Minas Fonte: Guia do turismo Brasil

Este é o seu destino se você for um apreciador de cachaças. Ali você encontrará uma série de alambiques.

  • Pedra do Sol: ali você terá muitas atividades. Principalmente no Parque Ecológico do Pico dos Cabritos, onde você poderá praticar trilhas, rapel e voo livre.
  • ota das rosas: uma trilha para você se encantar. Não deixe de ver o Santuário de Santa Rita de Extrema, feito de latão e impressionante.

+ Veja Também 7 Lugares Românticos Para Viajar no Dia dos Namorados!

Passos

Passos - Lago de Furnas Fonte: Passos para o mundo

O Lago de Furnas também passa pela cidade. Assim você poderá ver uma ótima paisagem com cânions.

  • Porto Passos-Glória: é um dos locais mais badalados da cidade. Se você gosta de por do sol, não deixe de ir até lá. Vá com antecedência e pegue um bom lugar nos bares para apreciar a natureza;
  • Capela de Nossa Senhora da Penha: uma Igreja imensa. Em torno dela você encontrará vários restaurantes. Não deixe de passear por ela no domingo, em seguida aproveite a feira no centro para experimentar doces da região.

Gostou do artigo de hoje da Transportal Viagens? Então compartilhe em suas redes sociais e até o próximo post!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Aiuruoca - Pico
O que fazer em Aiuruoca: Como chegar, atrativos, pousadas e dicas!
Santuário do Bom Jesus do Matosinho - Turismo religioso em Congonhas
Turismo Religioso em Congonhas – MG: Como ir, Horários e Dicas!
Cachoeira em Minas Gerais
11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!
Cachoeira em São Roque de Minas
O Que Fazer em São Roque de Minas? Onde Fica, Roteiros e Dicas!
Cama de Hotéis e Pousadas em Diamantina
Melhores Pousadas em Diamantina MG – Como Chegar, Serviços e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur