Conheça Conceição do Mato Dentro – Como Chegar, Atrativos e Dicas!

Conceição do Mato Dentro vista aérea

02/08/2021

Querendo viajar para o estado de Minas Gerais? Então não deixe de visitar Conceição do Mato Dentro, capital mineira do ecoturismo. Devido às suas diversas belezas naturais e paisagens. Compostas por cachoeiras, mirantes, patrimônios da arquitetura e muito mais!

Além de admirar sua vista, aprenda mais sobre sua cultura. Por meio da experimentação de vários pratos típicos da região e exploração de seus centros históricos. Uma vez que carregam história e tradição.

Conceição do Mato Dentro, conhecida também por Terra das Piscinas Naturais, com certeza não te deixará na mão. Prometendo uma grande aventura. Cheia de mergulhos e banhos de cachoeiras. Portanto descubra a seguir algumas informações importantes e aproveite essa viagem ao máximo!

Como chegar em Conceição do Mato Dentro

O percurso da Rodoviária de  Belo Horizonte até Conceição do Mato Dentro deve ser realizado por meio da MG-010. Estrada asfaltada que tem oferecido mais segurança e satisfação. De modo a garantir 167km rodados com muita tranquilidade.

Além disso, o motorista e passageiros são premiados com natureza e belas paisagens. Já que o destino é integrado ao Caminho dos Diamantes da Estrada Real. Proporcionando a travessia pelos cânions da Serra do Cipó.

O que fazer: Principais pontos turísticos de Conceição do Mato Dentro

Conceição do Mato Dentro é um prato cheio aos turistas que amam o contato com o meio ambiente e histórias locais. Visto que é o local onde eram feitas as distribuições do ouro aos portos do Rio de Janeiro. Dando o nome de Estrada Real. Sendo rico em minérios, atualmente, há o Mineroduto Minas-Rio, maior plano de mineração do mundo, adquirido em 2018 pelo Anglo American. Esse projeto favoreceu aos desempregados, causou alguns acidentes perigosos ao meio ambiente. Porém já foi inspecionado e reativado com permissão de órgãos competentes.

Se por acaso seu foco nessa viagem for as áreas naturais, esteja atento à infraestrutura. Pois, embora alguns lugares sejam bem sinalizados, necessitam do auxílio de guias turísticos. Uma vez que apresentam estradas de terra e trilhas complicadas.

Confira as atrações turísticas mais famosas de Conceição do Mato Dentro!

Cachoeira do Tabuleiro Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro MG

Fonte: Pousada da Gameleira

A Cachoeira do Tabuleiro é o principal ponto turístico da região. Em consequência de sua popularidade como terceira maior queda d’água do país. Com cerca de 273m de altitude. Por causa disso, foi considerada a mais bela do Brasil, por dois anos consecutivos, segundo o Guia 4 Rodas.

Situado a 2km do distrito de Tabuleiro, para chegar ao Parque Nacional Municipal do Tabuleiro, é preciso passar por uma estrada de terra.

Ao chegar no local, o visitante deve pagar uma taxa que auxilia na manutenção do parque e na disponibilização de colete salva-vidas gratuito. Estando pronto, você pode optar pelas diversas trilhas. Contudo devemos informar que nem todas são de fácil acesso. Já que algumas demandam certo preparo físico devido às escadarias e caminhada entre as pedras, principalmente se anseia por chegar ao poço.

Apesar disso, quem vai ao poço, garante que o esforço vale a pena ao nadar.

Porém, caso não queira gastar muita energia, não desanime. Pois há a Trilha do Mirante, fácil de caminhar e que proporciona uma ótima vista de tirar o fôlego.

 

+Veja também Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!

 

Capela Santana

A Capela Santana foi construída em 1744, por Gabriel Ponce de Leon, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. E avó de Jesus, Sant’Ana. Incentivando o povoamento no arraial do Vintém. Local que, até então, possuía riquezas minerais. Entretanto, com o fim dos minérios, foi abandonada, sendo restaurada apenas entre 1880 e 1886.

Assim seu volume foi mantido. De forma a conservar a estrutura externa, apesar das alterações em sua decoração. Repleta de arabescos e pinturas marmorizadas. Que têm atraído diversos visitantes.

Mirante da Serra da Ferrugem

Mirante Serra da Ferrugem - Conceição do Mato Dentro

Fonte: Fuja

Antes de viajar ao Mirante da Serra da Ferrugem, esteja atento ao clima. Pois caso esteja num período chuvoso, pode haver a danificação do acesso.

Em suma, esse com certeza é uma atração que não pode passar em branco. Uma vez que garante a vista panorâmica de todo município de Conceição do Mato Dentro. Incluindo o paredão de várias cachoeiras. Como a Cachoeira do Tabuleiro.

Além disso, é o lugar ideal par quem quer praticar esportes radicais. Já que possui alta altitude. Estimulando o voo livre, mountain bike e cicloturismo.

Se preferir algo mais simples, tente a caminhada ao pico ou a cavalgada.

Antiga Casa de Câmara e Cadeia, Conceição do Mato Dentro

Reconhecida por sua arquitetura exuberante de madeira que relembra os tempos coloniais. O sobrado já foi área de Cadeia, Fórum e Câmara Municipal. Apresentando grandes nas janelas de seu andar inferior. Visto que era onde se localizavam as celas dos prisioneiros.

Atualmente, o local abriga a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (AMME). Que juntamente com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço, busca melhorar a qualidade de vida da população.

Dessa forma, há uma boa manutenção de seu edifício. Garantindo que a história se mantenha em suas estruturas.

Cachoeira Rabo de Cavalo

Cachoeira Rabo de Cavalo MG

Fonte: Blog Casal Mil

Assim como a Cachoeira do Tabuleiro, a Cachoeira Rabo de Cavalo tem suas peculiaridades e belezas naturais. Pois nela há três quedas d’água e um poço que possibilita o banho e mergulho.

Para chegar ao local, dirija por 20km de estrada de terra e caminhe por 2km. Seus pontos positivos são: boa sinalização, trilha fácil e estacionamento. Contudo saiba que há uma taxa e não é tão acessível a quem possui dificuldade de locomoção. Já que possui uma parte pedregosa. Assim é indicado sempre contar com um profissional.

Apesar disso, visite ao menos a parte com trilha bem estruturada e guarda-corpo. E evite os duas chuvosos. Porque as estradas costumam não ser adequadas ao acesso de veículos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Embora tenha sido erguida em 1730, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e seu coreto ainda se mantêm conservados.

Sua criação foi obra de pessoas escravizadas da época. Já que proibiam a entrada desses indivíduos na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Assim os escravos roubaram a santa da matriz e a levou para a própria igreja.

Para conhecer o seu interior, é necessário adquirir a chave com uma vizinha. Após conseguir o acesso, admire o altar e as pinturas dos santos negros do catolicismo.

Por fim, aproveite para visitar o Chafariz da Praça Dom Joaquim. Localizado entre os caminhos da Igreja Matriz e da Igreja do Rosário dos Pretos. Além de avistar a Igreja do Rosário e parte da cidade no Santuário Bom Jesus do Matozinhos.

Onde comer

Pessoas em trilha - Conceição do Mato Dentro

Fonte: Explore Minas

Ao tratar da gastronomia de Conceição do Mato Dentro, é quase impossível não falar de comida mineira e italiana. Assim, sugerimos:

  • La Fattoria: restaurante situado no centro histórico. De forma a proporcionar fácil acesso ao turista, localizado na Rua Bias Fortes, 41. Experimente pizzas, massas e carnes com o acompanhamento de cervejas artesanais. Em um ambiente confortável e familiar;
  • Rupestre: no distrito de Tabuleiro, Eloi Chave, 44. É ideal aos vegetarianos, veganos e amantes comida caseira. Apesar disso, o que mais chama atenção são sua boa hospitalidade e seus sucos naturais;
  • Bar e Restaurante Solar da Lili: encontrada na Rua Raul Soares, 29. Perfeito para quem deseja uma típica comida mineira. Pois oferece alimentos feitos em fogão a lenha, disponibilizados em self-service. Além disso, indicamos seus churrascos;
  • Milton Quente: devido apresentar apenas pizzar, o local funciona apenas a noite. Contudo a espera vale a pena. Sendo entregue por delivery ou degustado no estabelecimento, na Rua Joaquim Américo, 120;
  • Restaurante e Churrascaria Serra Velha: com boa comida caseira, hospitalidade e preços acessíveis. O restaurante tem agradado diversos turistas que passam pela Avenida Juscelino Kubitschek.
    Portanto opções é o que não falta a quem deseja uma boa comida em Conceição do Mato Dentro.

Onde se hospedar em Conceição do Mato Dentro

Hotel Atis

Fonte: Booking

A hospedagem em Conceição do Mato Dentro costuma ser tranquila. Visto que seus hotéis e pousadas mais populares oferecem estacionamento gratuito e wi-fi. Apesar disso, não podemos garantir que o acesso à internet será perfeito. Porém temos certeza de que será aconchegante. Já que alguns oferecem café da manhã e possuem ar-condicionado.

Para isso, indicamos Atis Hotel, Tabuleiro Eco Hostel e Splendore Hotel.

 

Portanto, compre sua passagem de ônibus e se prepare para mais uma viagem de limpar a alma!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Carrancas em Minas Gerais
O que fazer em Carrancas MG? Cachoeiras, passeios e pousadas!
Vista aérea de Passos em Minas Gerais
O que fazer em Passos – MG – Atrativos, restaurantes e hotéis!
Cachoeira do Ézio - Delfinópolis - MG
Delfinópolis – MG: Passeios, Cachoeiras, Camping e Pousadas!
Parque estadual da Serra do Papagaio
Parque estadual Serra do Papagaio – Trilhas, Ingressos e Dicas!
Cassino em Lambari MG
Lambari MG – 6 Pontos turísticos para você aproveitar na cidade!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus