Goiás – Conheça os Melhores Atrativos e Roteiros de Viagem!
Desde sempre o estado de Goiás é conhecido por suas belezas naturais, climas rígidos e lugares afrodisíacos, ao entrar no estado qualquer um vai se sentir mudando de época e talvez de mundo, cada cidade e paisagem, cada pequena curva de Rio, tudo leva um pequeno refúgio cheio paisagens que são quase mágicas.
Entre suas muitas belezas sem nome este estado é lar de lugares como, circuito de águas quentes conhecido no Brasil inteiro, o buraco das araras e muitos outros parques cuja fama se estende por todo o Brasil e às vezes o mundo.
Índice
Como ir ?
Goiás é um estado com atrações para todos os lados que se olhar. Então a melhor forma de entrar em território é pegar um vôo de Brasília até o aeroporto de Goiânia de onde você pode seguir por terra para qualquer parte do estado sem grandes dificuldades. O aeroporto Santa Genoveva é muito bem equipado e conta com comodidades como aluguel de carros e restaurantes para quem quer descansar da viagem.
Também é possível ir de Brasília a Goiás usando um ônibus ou até de carro, alugado ou próprio. As estradas ligando os dois estados são bem conservadas e bastante seguras, além de terem lindas paisagens, contudo a viagem por terra só é recomendada se você tiver bastante tempo para gastar uma vez que o caminho pode se estender por centenas de quilômetros dependendo do seu ponto de partida e chegada.
Quer ir de avião ou de ônibus? Faça a sua escolha, no comparador de passagens você encontra as melhores ofertas de forma fácil e intuitiva.
Quando ir
A melhor época para se viajar para Goiânia é entre final de outubro a janeiro na época de chuvas, pois o clima fica mais ameno. Ao contrário do período de secas que ocorre entre os meses de junho a setembro, nesta época o sol ardente torna difícil tolerar até mesmo poucas horas ao ar livre, o que prejudica os passeios, uma vez que o estado é envolto por áreas verdes a céu aberto.
Evite ir na Primavera, estação mais quente do ano. Porém, no geral, a média anual é de 23º, então poderá curtir a vontade tudo que o estado tem a oferecer sem se preocupar com a temperatura.
Melhores Atrações
Nós sabemos que não dá para conhecer todas as atrações de um estado tão rico e belo quanto Goiás, então para facilitar a escolha na hora de montar o seu cronograma de viagem fizemos uma pequena lista com pontos imperdíveis!
Escolha os pontos principais para sua viagem e monte seu roteiro de acordo com as opções que estejam dentro do alcance da sua viagem, não se preocupe que opções de qualidade não vão faltar independente de onde você começar.
Vale da Lua
Estas formações cheias de ângulos e curvas foram esculpidas na própria rocha ao longo de milênios pelas corredeiras do Rio São Miguel, o local ganhou este nome pois sua aparência mística foi comparada a beleza da lua, para chegar ao local o visitante precisa fazer uma curta trilha, embora a caminhada seja de apenas seiscentos metros as paisagens são tão fantásticas e o destino tão maravilhoso que sem dúvida você pode considerar como uma grande aventura.
Festas Religiosas
Índios, portugueses e africanos, o estado de Goiás sempre foi muito ligado às festas religiosas e tanto na capital quanto no interior festas representando estas três culturas que não se misturam em outros lugares podem ser vistas em Goiás Como parte do Espírito de um único grande povo.
A procissão do fogaréu na cidade de Goiás, as muitas cavalhadas em várias cidades e a Congada de catalão são apenas alguns exemplos, quando estiver visitando a região se certifique de procurar saber sobre as festas vão acontecer nas proximidades, todas elas são muito animadas e você vai se sentir parte de uma verdadeira união.
Alto do paraíso
Este lugar cheio de belezas naturais trás uma experiência quase mística para seus visitantes, localizado dentro da chapada dos veadeiros a uma distância relativamente curta da capital Goiânia e também de Brasília, o alto do paraíso é um local onde muitas culturas se encontram, pessoas ligadas ao esoterismo, eco turistas, e todo que procuram se aventurar.
As pessoas convivem em perfeita harmonia, uma harmonia contudo que não é infundada, o local traz uma aura de belezas relaxantes que são difíceis de encontrar em outros lugares do mundo, rios de águas cristalinas, piscinas naturais, Minas de quartzo, paredões de rochas para escalada, tudo isso contornado por cânions, nada além de tranquilidade poderia florescer aqui.
Com intenção de proteger essa beleza toda o governo tornou em 1961 o local em um parque, parque nacional chapada dos veadeiros, para entrar no parque o visitante deve primeiro ir ao vilarejo de São Jorge que fica a 36 quilômetros de alto paraíso.
Caldas novas
Curtir a água, essa é a resposta quando me perguntam o que fazer em Caldas novas, a pequena cidade tem em seu território a maior estância hidrotermal do mundo, a cidade inteira é afetada por este raro fenômeno que faz com que suas águas sejam mornas e tenham até supostamente algumas propriedades medicinais, rios ou piscinas, aqui é sempre agradável mergulhar e relaxar o corpo na temperatura aconchegante principalmente no inverno.
Os Hotéis na cidade já sabem, apostar em piscinas é o melhor jeito de conquistar os turistas, a maioria deles têm áreas reservadas para as grandes piscinas ou concede o direito de entrada em alguns parques aquáticos das redondezas.
Rio Quente Resorts
Se você estiver na região vale a pena visitar o Rio Quente Resorts, um empreendimento hoteleiro que fica a 30 quilômetros de Caldas novas, lá você vai poder visitar o parque das fontes, famoso no Brasil e no mundo.
O local tem várias piscinas naturais rústicas com fontes de água quente, e também o menos conhecido mas igualmente belo Hot Park, um dos maiores parques aquáticos do país com dezenas de atrações fantásticas incluindo piscinas com ondas, piscina com correnteza, tirolesa, aviário, toboáguas, etc.
Todas as atrações ligadas ao Rio Quente Resort são gratuitas para hóspedes mas qualquer um pode visitar o local comprando o ingresso.
+Veja Também Caldas Novas: O que fazer, quando ir, como chegar!
Rio Araguaia
Servindo como um divisor natural entre o cerrado e o pantanal o Rio Araguaia atravessa alguns estados brasileiros. Mas em nenhum outro suas belezas são tão bem aproveitadas quanto em Goiás, Rafiting, pesca esportiva, minúsculas praias a cada curva, as opções são variadas e cada uma mais encantadora que a anterior, algumas trilhas curtas levam a poços que viram piscinas naturais lindas.
O rio é uma coleção de cenas a serem fotografadas em sequência. É o lugar ideal para quem tem crianças ou para grupos de amigos se encontrarem, para visitar o local basta aparecer e curtir. Escolha o trecho do Rio que seja mais próximo do local onde você vai se hospedar, dê preferência a visitar o rio de Manhã para poder aproveitar o dia ao máximo, e não esqueça de comprar algumas lembrancinhas.
Parque das Emas
Localizado no extremo da Serra dos Caiapós o parque das emas é um espaço plano com uma grande extensão de vegetação nativa, por ser um parque que recebe poucas visitas a infraestrutura é mais rústica, ainda assim o parque recebe os turistas com atenção e respeito, o passeio segue modelos internacionais de observação da vida selvagem.
Como o parque conta com uma grande área a imersão no ambiente é completa, mas não esqueça de passar protetor solar antes de começar o passeio, os ingressos só podem ser comprados nas cidades de: Mineiros – GO, Chapadão do céu – GO, e Costa Rica – GO, para comprar o ingresso o interessado deve entrar em contato com o centro de atendimento ao turista, o famoso CAT, com pelo menos 48 horas de antecedência.
Parque dos Veadeiros
Localizado na parte nordeste do estado de Goiás entre os municípios de alto paraíso, cavalcante e colinas do Sul. O Parque conta com uma área de proteção de 240.586,56 quilômetros, com centenas de nascentes, dezenas de cursos d’aguá, formações vegetais, rochas com mais de um bilhão de anos, paisagens de beleza rara e mutável, suas feições se alteram lentamente.
Durante as diferentes estações do ano, além das muitas belezas naturais o parque também abriga antigos locais de garimpo, pedaços da história do Brasil incrustados na terra, o local tem uma importância tão grande que foi declarado pela UNESCO patrimônio natural da humanidade desde 2001.
O parque serve também como área de pesquisa científica e educação ambiental, a visitação pública acontece durante o ano todo tendo como principais atrativos as caminhadas e banhos de cachoeira. Para se locomover pelo parque os visitantes seguem as antigas rotas dos garimpeiros se misturando a história de uma forma atemporal e linda, é um ótimo local para tirar fotos incríveis.
Parque Estadual do Terra Ronca
Que tal deixar de lado as comunidades da cidade e embarcar numa aventura através de um dos lugares mais lindos do planeta? O parque estadual do Terra Ronca é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cavernas e grutas, Localizado cerca de 641 km de Goiânia, na região Nordeste de Goiás.
Sua principal porta de entrada é o município de São Domingos que por si só já é um ponto turístico de beleza ímpar, o parque em si tem uma gigantesca área que abrange 57 mil hectares e é considerado uma das maiores concentrações de cavernas da América, é um lugar que faz a felicidade de mochileiros do mundo todo.
Se encante por Goiás !
Seria possível continuar falando sobre este estado por dezenas de horas e ainda não falar de todas as suas muitas belezas. Então programe sua viagem com calma, monte um roteiro abrangente e se abra a novas experiências, aproveite a culinária local e se surpreenda como nunca antes. A diversão e as emoções dessa viagem vão ficar na sua memória por muitos anos, isso eu posso garantir.
E também de procurar passagens aéreas ou de passagens de ônibus rumo ao destino mais bonito de sua preferência.