Gonçalves MG: Melhores Dicas de Melhores Roteiros Para Você Fazer!

Cachoeira cruzeiro em Gonçalves

13/02/2019

Gonçalves em Minas Gerais é uma cidade turística da Região Imediata de Itajubá, no sul de Minas. O município fica mais próximo da capital São Paulo (aproximadamente 240 km) do que a capital do seu próprio estado, Belo Horizonte (aproximadamente 464 km).

Porém, infelizmente não existem ônibus direto de São Paulo ou Rio de Janeiro até Gonçalves, por isso terá que ir até Cambuí ou Paraisópolis e seguir para Gonçalves MG ou alugar um carro.

Com um clima ameno típico de tropical de altitude da Serra da Mantiqueira, Gonçalves em Minas recebe todo ano milhares de turistas (principalmente paulistas) que procuram a tranquilidade de Minas combinada com a tradicional ótima recepção que os moradores da região fazem.

Gonçalves pode proporcionar passeios tanto para aqueles que querem sossego, através das mais de 40 pousadas das quais algumas possuem até lareira, banheiras de hidromassagem, tudo isso seguido de uma maravilhosa vista da paisagem natural onde a cidade é cercada.

Para quem quer conhecer mais da região ou prefere roteiros mais agitados, a natureza se encarrega de trazer milhares de aventuras como a visita de várias cachoeiras com trilhas como a trilha da Cachoeira das Bromélias e outras trilhas que levam a outros lugares como a Pedra do Forno, que, além da incrível visão ainda possui escaladas e trilhas puxadas no local.

+ Veja Também Conheça as Melhores Cachoeiras de Carrancas em Minas Gerais!

Cachoeiras de Gonçalves MG

Cachoeira em Gonçalves Fonte: Guia de viajante

As principais cachoeiras de Gonçalves são: da Fazendinha, da Neca, do retiro, do Simão, das Andorinhas e do Cruzeiro. A maioria necessita de uma caminhada, às vezes um pouco mais leve, outras demoram um pouco mais para chegar, mas todas são recompensadoras.

A cachoeira do Retiro, por exemplo é uma das cachoeiras que possui mais fácil acesso e, talvez por isso, seja uma das mais visitadas pelos turistas. Além de algumas trilhas levarem ao recompensador banho de cachoeira, o caminho serve também como uma ótima e intensiva aula de educação ambiental com a observação da fauna e flora ao redor.

+ Veja Também Aventure-se no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar! 

Pedra Chanfrada

Pedra Chanfrada em Gonçalves Fonte: Peneira cultural

A pedra chanfrada fica a 10 km de distância de Gonçalves na estrada de terra em direção ao bairro São Sebastião e Terra Fria. O restaurante Pé da Pedra é o ponto de partida para a trilha que sobe até o cume da Pedra.

A caminhada leva em torno de 30 a 50 minutos de subida constante e muitos recomendam ir com um guia junto porque a trilha possui bifurcações. Após a dura caminhada, os viajantes são recompensados pela vista maravilhosa da formação rochosa de quase 100 metros de altura.

+ Veja Também Melhores Pontos Turísticos de São João Del Rei em Minas Gerais!

Pedra do Forno

Grupo de pessoas no alto da pedra do forno Fonte: Aventura box

Com aproximadamente 1970 metros de altitude, a pedra do forno é uma das atrações mais conhecidas de Gonçalves MG. O início da trilha começa com um ponto indispensável na volta: o restaurante Zé Ovídio e sua comida caseira de Minas.

A caminhada da trilha é considerada nível médio e demora em torno de 1 hora até o final. Cercada de uma mata de araucárias, bambuzinhos e samambaias a caminhada termina em uma singela e linda capelinha com a vista da natureza e a pedra chanfrada ao lado.

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Pedra do Cruzeiro

Pedra do Cruzeiro em Gonçalves Fonte: Qual viagem

Chegando a quase 1150 metros de altitude, com vista para a Serra do Venâncios e dos Remédios, Pedra do Cruzeiro é considerada o cartão de visitas da cidade. Sua caminhada é considerada nível fácil para médio e está localizada a aproximadamente 5 km de Gonçalves MG.

Este importante ponto turístico é muito conhecido por abrigar uma Via-Sacra na sexta-feira santa promovida pela comunidade do bairro atrás da pedra em Gonçalves MG, caminhada até o topo para todas as idades tanto para os fiéis rezarem essa data, quanto para socializar e reencontrar as pessoas que gosta.

Local para comer em Gonçalves

Interior do Restaurante Flor de Cerejeira Fonte: Gonçalves MG

Como uma cidade turística, Gonçalves traz desde a gastronomia gourmet até a tradicional cozinha mineira sempre com um toque dos produtores locais que quase sempre prezam por alimentos orgânicos produzidos ali mesmo.

A maior parte dos restaurantes e café estão situados próximos a Igreja Nossa Senhora das Dores, como o Flor de Cerejeira, uma espécie de restaurante que também abriga um café e um armazém de produtos orgânicos.

Se procura algo mais distante e diferente do centro da cidade, podem encontrar lugares como o bar e restaurante Geminus Gastroart, próximo a cachoeira do Simão ou o já citado restaurante ao Pé da Pedra que fica no começo da trilha da Pedra Chanfrada.

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Pousadas em Gonçalves

Banheira da pousada Villa Catarina Fonte: Portal turismo em Gonçalves

Existem várias opções de pousadas e chalés para todos os tipos de grupos, gostos e orçamentos. A pousada Villa Catarina, por exemplo possui chalés espaçosos que possuem até hidromassagem com vista para o vale. Os Chalés cafundó ficam no bairro mundo novo, a 7 km do centro de Gonçalves, mas para quem não dispensa conforto e aconchego para dormir, não pode deixar de conferir.

Aqui apresentamos algumas das melhores dicas para o que fazer em Gonçalves MG, então só falta você comprar a passagem para a cidade. Já se decidiu quando irá? Veja em nosso site o a melhor data para a sua viagem e tenha ótimas experiências!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Santuário do Bom Jesus do Matosinho - Turismo religioso em Congonhas
Turismo Religioso em Congonhas – MG: Como ir, Horários e Dicas!
Cachoeira em Minas Gerais
11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!
Cachoeira em São Roque de Minas
O Que Fazer em São Roque de Minas? Onde Fica, Roteiros e Dicas!
Cama de Hotéis e Pousadas em Diamantina
Melhores Pousadas em Diamantina MG – Como Chegar, Serviços e Dicas!
Casa dos contos
Museu Casa dos Contos em Ouro Preto: Como Chegar, Dicas e Horários!
Veja Todas >
Cadastur