Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!

Museu Inhotim

09/02/2022

O Instituto Inhotim está localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Há quem defina o lugar como um museu integrado com a natureza, mas essa definição ainda é pequena comparada com a experiência que o visitante tem. A criação do Inhotim não foi um processo pontual.

Foram anos de obras de arte sendo implementadas em meio a lagos, jardins e espaços que se integraram formando um lugar digno dos padrões internacionais. São mais de 20 quilômetros de extensão e, acredite: você vai se impressionar com o que encontrará por lá.

+ Veja também Turismo Rural em Minas Gerais: Conheça os Melhores Roteiros!

Belo Horizonte – Excelente destino de viagem!

Fonte: PlanetWare

Embora o Instituto Inhotim fique na cidade de Brumadinho, a hospedagem mais indicada é em Belo Horizonte, que fica a 60 quilômetros de distância e é a capital do estado de Minas Gerais. Isso porque ela traz mais opções de acomodações e também conta com o aeroporto para quem vem de outros estados.

Além disso, há diversos ônibus que saem em direção ao Instituto, o que facilita a vida dos turistas que não querem pagar por táxis ou carros particulares. Belo Horizonte é também uma boa opção de passeio para quem vai passar mais dias viajando. A cidade oferece lazer, cultura e uma vida noturna agitada. Vale a pena conhecer!

+ Veja Também Belo Horizonte – Os principais roteiros que você precisa conhecer!

O Instituto Inhotim

Idealizado por Bernardo de Mello Paz, um empresário de sucesso, o Instituto Inhotim é um dos lugares mais impressionantes em todos os sentidos. Quem vai esperando um simples museu a céu aberto irá se surpreender com seu tamanho e belezas naturais.

Além do mais, o Instituto conta com dezenas de galerias de arte, que podem ser exploradas uma de cada vez, entre trajetos deslumbrantes. É uma mistura de Jardim Botânico com Museu, de uma forma arquitetada para sempre faltar um pedacinho para conhecer. Não perca tempo e planeje sua Excursão ao Instituto Inhotim, com toda certeza, sairá apaixonado por arte!

Separamos algumas das coisas que você vai encontrar por lá!

Obras de Arte

Fonte: Newcitybrazil

As obras de arte do Instituto Inhotim são um espetáculo a parte. São dezenas de galerias espalhadas pelos 20 quilômetros de extensão, que podem ser percorridos a pé ou através de um carrinho disponibilizado no local.

Algumas das obras são fixas, como a de Carroll Duhanam. Hélio Oiticica, que são dois artistas renomados mundialmente. As duas obras de arte de Hélio Oiticica, por exemplo, conversam com a paisagem e merecem sua visita detalhada.

Jardim Botânico

Jardim Botânico - Inhotim

Fonte: Inhotim

O Jardim Botânico é quase uma obra de arte do instituto. Com um paisagismo impecável e uma natureza que encanta qualquer visitante, há muitos destaques nele. Podemos citar entre eles a Samambaia Gigante, que impressiona pelo seu tamanho e beleza. Além dela, por lá há palmeiras azuis, o famoso pau-brasil e o jequitibá – árvores marcos da nossa história.

Tudo isso sem falar dos lagos construídos para que o visitante passe um tempo contemplando a natureza e se apaixonando ainda mais pelo Instituto.

+ Veja também 8 Melhores Cidades no Sul de Minas Para Você Aproveitar!

Arte Contemporânea

Fonte: O melhor mês do ano

A arte contemporânea está em quase tudo no Instituto Inhotim. Um exemplo é a obra de Jarbas Lopes, presente no local desde 2006. São três singelos fusquinhas coloridos, que contrastam com o lago ao fundo e envolvem os turistas com a sua beleza.

Além da beleza, os fuscas também contam com um sistema de som que os interligam. Vale a pena observar bem de pertinho.

Eventos e shows

O Instituto Inhotim - obra Beam Drop

Fonte: Viagem e Turismo

Por fim, temos que citar os eventos e shows que costumam acontecer no Instituto Inhotim. A dica é dar uma olhada no site deles e verificar a agenda. Assistir um show cultural em uma paisagem como a do Inhotim é um privilégio!

Ingressos para o Inhotim

Fonte: Dalmobile

Às quartas-feiras, o Inhotim oferece entrada gratuita aos seus visitantes. Nos demais, é preciso comprar – ou com antecedência ou na hora. Vale a pena verificar no site se os ingressos estão ou não disponíveis no dia em que você irá.

Hospedagem – Onde ficar?

Como falamos logo no início do texto, indicamos que você se hospede em Belo Horizonte, já que existem transportes diversos para o instituto em dois horários do dia. Além disso, a cidade é um ponto turístico a mais para os dias extras e oferece uma vida noturna bem agitada. Isso sem contar com os restaurantes e eventos culturais que podem ser feitos depois do seu passeio.

Entre em nosso site e veja qual hotel é mais indicado para você e sua família. Separamos dois que são os mais procurados e possuem um bom custo-benefício.

Ibis Budget

Fonte: Booking

O íbis é uma rede de hotéis padronizados, que costumam agradar pelo custo-benefício. Eles possuem quarto para até três pessoas e café da manhã gratuito.

Savassi Hotel

Fonte: Booking

Outro hotel com muita procura é o Savassi Hotel. Além de um bom preço as avaliações são excelentes e garantem que o visitante fique em uma boa localização para explorar a cidade nos dias em que não for ao instituto.

Reserve sua Hospedagem !

Gostou das nossas dicas?

Aproveite e veja em nosso site algumas opções de transporte da sua cidade até Belo Horizonte. Se você vem de longe, a passagem aérea pode ser a melhor saída, enquanto o ônibus é excelente para quem está mais próximo.

E não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito de sua preferência!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
que Serra do Espinhaço
Serra do Espinhaço – Como Chegar, Cachoeiras e Esportes Radicais!
Cachoeira - Trilha do Sol
Conheças os Encantos da Trilha do Sol em Capitólio: Atrativos e Dicas!
Conceição do Mato Dentro vista aérea
Conheça Conceição do Mato Dentro – Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Carrancas em Minas Gerais
O que fazer em Carrancas MG? Cachoeiras, passeios e pousadas!
Vista aérea de Passos em Minas Gerais
O que fazer em Passos – MG – Atrativos, restaurantes e hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus