O Melhor de Juiz de Fora: Atrativos, Museus e Pontos Turísticos!
Para quem ama viajar, Juiz de Fora é uma cidade perfeita. Com diversos locais interessantes com excelente gastronomia além de diversos atrativos turístico. Rica em fcultural, a cidade possui muitos museus recheado de histórias que devem ser conhecidas.
A cidade que encontra-se na Zona da Mata Mineira, chama atenção por possuir boas instituições de ensino. Fazendo com que cidades vizinhas desloquem seus estudantes para que possam estudar nessas instituições. Uma delas é a UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Além da agenda cultural, a cidade possui diversos centros comerciais como shoppings e galerias que ficam localizadas no Calçadão da Rua Halfeld, que também um dos principais pontos de encontro da cidade.
+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar !
Índice
Quais os Museus que você não pode deixar de conhecer em Juiz de Fora!
Museu Mariano Procópio
É um dos primores de Juiz de Fora, possui uma beleza incomparável, muito bem conservado. Mariano Procópio foi um comendador que construiu a Vila Ferreira Lage para que pudesse receber Dom Pedro II no momento da inauguração da estrada de ferro.
O espaço onde o Museu está localizado possui um parque em seu entorno, uma casa datada de 1861 e mais um anexo criado para que fosse possível abrigar as obras de arte criadas pela família, onde está localizado o Museu, que conta com um acervo de 100 peças. O endereço para visitação é: Rua Mariano Procópio, 1.100.
+ Veja Também Cidades Históricas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
Localizado ao lado do Memorial da República, em sua fachada é possível conferir um das obras do mestre Cândido Portinari, obra que foi intitulada de Tiradentes, pois retrata a Inconfidência Mineira. O Museu conta com um acervo que pertencia à Murilo Mendes, um grande poeta e também crítico, nascido em Juiz de Fora. O endereço para visitação é Rua Benjamin Constant, 790.
+ Veja Também Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!
Cândido Portinari
Um dos pintores mais conhecidos nascidos no Brasil, na cidade de Brodowski localizada no interior de São Paulo, em 1903. Uma de suas obras, uma das mais singelas, é conhecida como Cavalos. Representada apenas por um único cavalo, que foi reproduzido em dezenas de pequeninos painéis de pastilha de vidro.
As peças foram colocadas na fachada do Edifício Clube de Juiz de Fora, que fica na esquina da Rua Halfeld, no centro de Juiz de Fora. Essa foi uma das obras que o mestre Portinari conseguiu ver concretizada em sua vida.
+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!
Museu do Crédito Real
Criado com a intenção de preservar toda a história do Banco do Crédito Real, que a mais antiga instituição de Minas Gerais, criada por Dom Pedro II em 1889. O prédio teve sua construção iniciada em 1929 e hoje é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O acervo conta com uma diversas documentações bancárias que foram constituídas por empréstimos, financiamentos dentre outros tipos de documentações que encontram-se em exposição fixa. O Museu é excelente para quem deseja estudar a história econômica. As informações bancárias que estão armazenadas no Museu são de 1889 a 1998, com grandes preciosidades.
Outras surpresas que Juiz de Fora reserva para você
Não pense que Juiz de Fora é composta apenas por Museus, porque tem mais atrações turísticas pela cidade, confira a seguir:
Espaço Mascarenhas
Localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade. A Getúlio Vargas, rouba nossa atenção devido a grandiosidade de sua construção. Conhecido como Centro Cultural conta mais de 70 janelas apenas em sua fachada e uma cor rosa, abriga um espaço cultural, a Biblioteca Municipal e também o Mercado Municipal.
Cine-Theatro Central
Teve sua inauguração em 1929, tornando-se um dos ícones de Juiz de Fora, toda a ornamentação do local foi criada pelo pintor Ângelo Bigi. O teatro possui capacidade para 1.232 lugares e o espaço é utilizado para espetáculos teatrais, também de música e dança.
O endereço é: Praça João Pessoa, s/nº – Centro – Calçadão da Rua Halfeld. Não se preocupe a visitação é gratuita e caso tenha interesse, a visitação pode ser guiada, basta entrar em contato com a administração do local.
+ Veja Também Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais !
Parque da Lajinha
Para os amantes da natureza, uma bela oportunidade para contempla-la é visitar o Parque da Lajinha. Localizado em Juiz de Fora, o local conta com 2 cachoeiras, um tour em volta do lago e o canto dos pássaros. O visitante pode conhecer um pouco mais sobre História ao ver os bondinhos e o relógio do Sol.
O parque possui uma área de 880mil metros quadrados, que está dividida entre mata nativa, lago, trilhas e jardins. O endereço para visitação é: Avenida Paulo Japiassu Coelho, no trevo de cruzamento para o Aeroporto e a BR 040.
+ Veja Também Conheça os 7 Roteiros no Brasil Para Quem Curti uma Aventura!
Parque Halfeld
Os amantes de verde vão ficar apaixonados pelo Parque, foi construído do século XIX, era o antigo Jardim Municipal. A primeira reforma foi em 1879 que ele totalmente ajardinado e depois em 1906 teve sua reforma concluída. O parque tem o nome de Halfeld pois foi o Coronel Francisco Mariano Halfeld que financiou toda a obra de reforma do local.
Está esperando o que para conhecer Juiz de Fora? Compre sua passagem agora mesmo!