O que fazer em Aiuruoca: Como chegar, atrativos, pousadas e dicas!

Aiuruoca - Pico

13/11/2019

Todas as férias precisam ser bem aproveitadas, afinal, para a maioria das pessoas elas só acontecem uma vez no ano. Se você está planejando esse descanso merecido, mas ainda não sabe onde ir, vamos te ajudar. Que tal relaxar e ao mesmo tempo curtir tudo o que a natureza oferece? Neste artigo te passar o destino ideal para isso, o paraíso do Ecoturismo: Aiuruoca.

Essa cidadezinha fica no estado de Minas Gerais, conta com uma reserva natural de 30 km² e possui belezas naturais que precisam ser conhecidas! Por isso, vamos explicar onde fica, como ir, o que fazer e todas as dicas pra você aproveitar e nesse paraíso que é Aiuruoca.

Aiuruoca é o destino perfeito para quem quer descansar, sem deixar de viver o que a natureza tem a oferecer



Como chegar em Aiuruoca?

Entrada de Aiuruoca Fonte: Correiodopapagaio

Aiuruoca fica ao sul de Minas Gerais, bem perto do Rio de Janeiro e São Paulo. Aninhada a 1.000 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, essa cidadezinha se harmoniza na paisagem. O acesso a cidade é fácil, e a estrada, ao menos até o centro, é boa.

Se você vai a partir da região norte, pode pegar a BR-267, até a entrada para a cidade. Já a partir do sul você pode entrar em Itamonte e chegar à Aiuruoca pela LMG-881.

A melhor forma de aproveitar ao máximo, visitando todos os pontos turísticos de Aiuruoca, é indo de carro, porém, você pode ir de ônibus. Para isso existem linhas diretas que saem e Belo Horizonte e São Paulo. Apesar disso, é bom você saber que geralmente, é preciso ir de ônibus até Caxambu para daí se deslocar até Aiuruoca.

Se você vai pegar um ônibus a partir do Rio de Janeiro, você primeiro deve ir para Juiz de Fora, e de lá, pegar um ônibus para Aiuruoca.

As estradas do interior de Aiuruoca são ruins. Um carro alto leva vantagem, mas é possível ir com qualquer carro baixo.

Pontos turísticos

Como falamos, Aiuruoca tem lugares que merecem ser conhecidos por todos ao menos uma vez na vida. Para te ajudar, fizemos uma listinha com dicas de passeio:

Pico do Papagaio

Pico do papagaio Fonte: Picos do Brasil

Uma das melhores formas de desfrutar de um passeio é fazendo caminhada. No Parque Estadual da Serra do Papagaio você pode curtir uma caminhada de 7 horas, ida e volta. Esse passeio exige algum preparo físico. A trilha passa por trechos de Mata de Candeial, Campos Rupestres e Floresta Tropical de Altitude.

Ao chegar ao cume, a uma altitude de 2100 metros, você é recompensado com uma visão de 360 graus da região.

O pico do Papagaio é a principal formação rochosa de uma cadeia de montanhas pertencente à serra da Mantiqueira.

Vale dos Garcias

Cachoeira no Vale dos Garcias Fonte: Tripadvisor

Outra ótima opção em Aiuruoca é o Vale dos Garcias. Nele você pode visitar o Poço do Joaquim Bernardo, indicado principalmente para pessoas da 3ª idade ou famílias por ser um local lindo e de fácil acesso.

Aliás, no Vale dos Garcias você encontra várias cachoeiras, entre elas a Cachoeira do Tiziu, Cachoeira da Esperança e a Cachoeira dos Garcias, além da conhecida prainha. Aliás, vale destacar, entre tantas, a Cachoeira dos Garcias. Ela é maravilhosa e, como é anexo ao restaurante, não é necessário pagar nada para entrar. O local possui uma boa infraestrutura, com estacionamento, banheiro, restaurante, lojinha para compra de lembrancinhas e claro com uma boa trilha até a base da cachoeira.

Com cerca de 30 m de queda livre de água cristalina, a Cachoeira dos Garcias é formada pela junção de dois ribeirões

Poço das Fadas

Poço das Fadas Fonte: Aiurouca

O Poço das Fadas fica bem pertinho do Casarão do Matutu que é uma casa centenária, patrimônio histórico municipal e que mantêm até hoje sua arquitetura típica da época, sendo um mini museu da região.

O acesso ao Poço das Fadas deve ser feito através de uma trilha curte e leve, de cerca de 10 minutos. Com uma queda d’água de pequeno porte e cercada de mata atlântica, o Poço das Fadas é propício para imersão com 2,5 m de profundidade, tendo uma água limpa e cristalina.

Essa atração natural é indicada para crianças e adultos, afinal, a cachoeira é de fácil acesso.

Quer mais um motivo para dar uma passadinha no Poço das Fadas? Então saiba que ele é considerado como um dos melhores lugares para tomar banho em Aiuruoca, e além de lindo, tem tamanho e profundidade razoáveis.

Para chegar até o Poço das Fadas não é necessário guia.

Cachoeira dos macacos

Cachoeira dos macacos em Aiuruoca Fonte: Tireabundadosofa

A cachoeira dos Macacos é formada pelo Ribeirão do Água Preta, principal Bacia Hidrográfica que percorre os povoados do Matutu, Pedra e Batuque. A Cachoeira dos Macacos fica na beira da estrada principal do Vale do Matutu. Inclusive, não tem nem onde deixar o carro, então, atenção.

O local é bem preservado, havendo possibilidade para banhos, porém não há poços para mergulho. Uma dica importante: para visitar a Cachoeira dos macacos contrate um guia ou condutor local!

O acesso não é muito fácil, mas vale a pena!

Além desses pontos, há vários outros como a cachoeira do fundo, Lage e Bananal, que tem um roteiro rápido e fácil para qualquer pessoa, e a Cachoeira Deus me Livre, que tem 3 quedas d’água de cerca de 15 metros de altura cada.

As pousadas de Aiuruoca são magníficas, pensadas para fazer com que o público tenha uma experiência de imersão com a natureza.

Programe-se e boa viagem!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cassino em Lambari MG
Lambari MG – 6 Pontos turísticos para você aproveitar na cidade!
Aiuruoca - Pico
O que fazer em Aiuruoca: Como chegar, atrativos, pousadas e dicas!
Santuário do Bom Jesus do Matosinho - Turismo religioso em Congonhas
Turismo Religioso em Congonhas – MG: Como ir, Horários e Dicas!
Cachoeira em Minas Gerais
11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!
Cachoeira em São Roque de Minas
O Que Fazer em São Roque de Minas? Onde Fica, Roteiros e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur