Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Diamantina MG? Onde fica, Como ir e Dicas!

Vesperata em Diamantina

Procurando um lugar para curtir muita história, belezas naturais, artesanato e culinária local? Diamantina, em Minas Gerais, pode ser a solução! O Transportal Viagens selecionou as melhores dicas sobre o que fazer em Diamantina para você.

Localizada a 300 km de Belo Horizonte, Diamantina é uma pequena cidade mineira de grande importância histórica. Não é à toa que recebe o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O município recebe cerca de 3 milhões de turistas por ano, devido ao seu famoso charme bucólico ímpar e suas excelentes opções da gastronomia mineira.

Construída no início do século XVIII, Diamantina era conhecida como Arraial do Tijuco. Devido ao antigo córrego de mesmo nome, onde os bandeirantes que percorriam a Estrada Real fizeram as primeiras lavras na região em busca de ouro, mas acabaram por encontrar diamantes.

O destino também é conhecido por ser a cidade natal de Juscelino Kubistchek e Chica da Silva. Por ser uma cidadezinha pequena, para os tours no centro histórico, carros não são necessários. É possível fazer tudo a pé.

+ Veja Também Montes Claros MG: Onde fica, Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!

Como chegar

Casas Históricas em Diamantina - MG Fonte: Casa de doda

De avião, o aeroporto mais próximo é o de Belo Horizonte. De carro, a vias que dão acesso à cidade são: BR-040, BR-135, BR-159, MG-140, MG-010 ou pela BR-381. Quem prefere ir de ônibus, pode se encaminhar para as rodoviárias Tietê (SP) e Belo Horizonte (MG), e de lá se direcionar para a cidade dos diamantes.



Quando visitar

Vesperata Fonte: Cidades históricas

Para os visitantes que desejam explorar trilhas e cachoeiras, o período mais indicado é de abril a outubro, quando o tempo está mais seco. De novembro a março, as chuvas costumam ocorrer com maior frequência. Uma das temporadas mais concorridas da cidade é durante o Carnaval. Outra atração que também enche a cidade de turistas é a Vesperata, atração de música tradicional. Trata-se de duas apresentações mensais entre os meses de abril a outubro, em finais de semana intercalados.

+ Veja Também Conheça os Atrativos Mais Visitados de Belo Horizonte – MG!

Dicas de roteiros para você fazer em Diamantina!

+ Veja Também O Que Fazer em Cordisburgo – MG: Onde Fica, Cachoeiras e Roteiros!

Casa de Juscelino Kubistchek

Casa de Juscelino Kubistchek em Diamantina Fonte: Turismo de minas

Aos amantes de história, a modesta casa onde viveu o ex-presidente da República, hoje, abriga um museu sobre a vida de JK. O acervo de quadros, fotografias e objetos pessoais contam um pouco da jornada do ilustre político desde sua infância. O museu, situado no centro histórico da cidade, funciona de terça a sábado, de 8h às 17h e, domingos e feriados, de 8h às 13h. A entrada custa em torno de R$5,00.

+ Veja Também O Que Fazer em São Thomé das Letras – MG: Roteiros e Dicas!

Estrada Real

Estrada Real - Diamantina Fonte: Pedalando pelo Brasil

Aberto oficialmente pela Coroa Portuguesa na época do Brasil Colônia, Diamantina integra o trecho do Caminho dos Diamantes. Também conhecido como Caminho dos Escravos, são mais de 190 cidades e 1.600 km no percurso até o porto do Rio de Janeiro. A Estrada Real tinha como finalidade controlar o escoamento de ouro e diamantes e, exerceu um importante papel no desenvolvimento político, cultural e socioeconômico do Brasil. Hoje, é passarela da natureza exuberante e cenários históricos da região mineira.

O caminho tem início no Mercado dos Tropeiros e termina no Distrito do Mendanha. É recomendável que o percurso seja feio com o acompanhamento de um guia, já que atravessa o Parque Estadual do Biribiri e, tem tempo estimado para caminhada de 8 horas.

+ Veja Também Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!

Casa da Chica da Silva

Casa da Chica da Silva Fonte: Freitassabino

O museu onde foi a residência de Chica da Silva não pode faltar no seu roteiro! Chica da Silva era filha do português Antônio Caetano de Sá e da negra Maria da Costa. Ao unir-se com o contratador de diamantes João de Oliveira, atingiu uma posição de destaque na sociedade. Algo muito inusitado e incomum para época. O museu funciona das 12h às 17h30, de terça a sábado e, das 9h às 12h, aos domingos.

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis em Diamantina Fonte: Wikimedia

Construção que tem com estilo predominante o rococó, a igreja está situada em uma das principais ruas da cidade. Os horários para visitação são de 8h às 12h e 14h às 17h, de segunda a sábado. Durante sua visita, não deixe de subir a torre dos sinos para aproveitar a vista e fazer ótimos registros da cidade.

+ Veja Também Bilhete Nominal e Segunda Via da Passagem de Ônibus!

Parque Estadual do Biribiri

Parque Estadual do Biribiri Fonte: Miscelaneasete

Composto por cerrado, campos rupestres e fauna e flora riquíssimos, o Parque Estadual do Biribiri foi criado em 1998 e fica a aproximadamente 13 km do centro de Diamantina, na Serra do Espinhaço. Além das trilhas, o parque tem belas cachoeiras, como a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais, que dispõem de ótimas piscinas e poços para banho. A estrada é de fácil acesso, a entrada é gratuita e a região oferece diversas opções de ecoturismo como caminhadas, escaladas e rapel. Para a hora da refeição, a Vila de Biribi, onde fica localizado o parque, conta com opções de bares e restaurantes.

+ Veja Também 8 Melhores Destinos de Ecoturismo no Brasil Para Você Conhecer!

Rua da Quitanda

Rua da Quitanda Fonte: Blog da Anabela Jardim

Essa parada não pode faltar na sua programação! Depois de passar o dia explorando o patrimônio cultural e natural de Diamantina, nada como descansar um pouco num barzinho ou restaurante situado bem no centro dessa cidade encantadora e se deliciar com a culinária mineira, que dispensa apresentações.

A rua da Quitanda é uma das principais atrações da cidade e ponto certo para diversão. É nela que acontece a famosa Vesperata. Sua principal característica são os bares, rodeados por casarões históricos.

+ Veja Também Conheça os 8 Melhores Cânions Para Quem Ama Aventura e Altura!

Serra do Espinhaço

Cachoeira do Tabuleiro - Serra do Espinhaço Fonte: Clube do cicloturismo

A Serra do Espinhaço estende-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus trechos mais conhecidos são: Serra do Cipó (MG), Chapada Diamantina (BA), Serra dos Cristais (MG) e Serra de Ouro Branco (MG). Diamantina foi construída em meio a região da Serra do Espinhaço, seu entorno é rodeado por 5 importantes unidades de conservação. De quase todas ruas da cidade é possível avistar o pico do Itambé, de 2002 metros.

+ Veja Também O que é um Hostel? Como Funciona, Quanto Custa e Dicas!

Outras atrações em Diamantina que você não pode deixar de conferir:

  • Antiga Casa da Intendência;
  • Capela Nossa Senhora da Luz;
  • Antiga Estação Ferroviária de Diamantina;
  • Igreja Nossa Senhora do Amparo;
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês;
  • Casa da Glória;
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo;
  • Basílica Sagrado Coração de Jesus;
  • Museu do Diamante;
  • Catedral Metropolitana da Diamantina;

Se encantou por Diamantina? Então não perca essas e outras dicas aqui no portal e compartilhe em suas redes sociais! Até a próxima!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310