Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Ibitipoca – MG: Onde Fica, Cachoeiras e Pousadas !

Ibitipoca

Natureza, paisagens deslumbrantes, mirantes de tirar o fôlego de qualquer turista: assim é Ibitipoca ou mais precisamente, Conceição de Ibitipoca, um povoado localizado em Minas Gerais que vem ganhando fama e recebendo cada vez mais visitantes a cada ano que passa.

E não é pra menos: o lugar parece cenário de filme e conta com uma singularidade difícil de encontrar em qualquer outro do mundo inteiro. Embarque com a gente rumo ao circuito das águas e das montanhas, conheça o destino perfeito para quem ama desbravar! Confira tudo que separamos no texto de hoje!

+ Veja Também Montes Claros MG: Onde fica, Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!

Onde fica Conceição de Ibitipoca, como e quando ir para lá?

Parque Estadual Ibitipoca Fonte: Mapa de hotéis

Conceição de Ibitipoca é um vilarejo pequeno, mas rico em belezas. Fica em Minas Gerais, mais precisamente ao sul do estado, bem próximo do Rio de Janeiro e também de algumas cidades do estado de São Paulo.

A cidade colada a Ibitipoca chama-se Lima Duarte. De lá, são alguns quilômetros de uma estrada estreita e bem bonita. Para chegar ao Vilarejo, existem algumas opções, como carro, ônibus ou mesmo avião.

Para quem vai de avião, é possível pousar tanto em São Paulo, como no Rio. De ambas as cidades saem ônibus que vão até Lima Duarte e onde será possível fazer o trajeto final com o transporte local até Ibitipoca.

Se você mora em estados próximos e sabe dirigir, pode ser uma boa saída alugar um carro e realizar esse percurso por conta própria. Do Rio de Janeiro até a Vila são cerca de 260 km e a viagem dura 4 horas em média.

Em relação ao tempo, vale lembrar que a região é bastante fria, especialmente por ser muito montanhosa e por ser rica em vegetação. Os melhores meses são os de meia-estação, como a primavera, por exemplo.

O que fazer em Ibitipoca? Qual seu maior atrativo?

Cachoeira em Ibitipoca Fonte: Trip Feeling

Embora a Vila Conceição de Ibitipoca seja um charme a parte, com suas ruas de pedras, sua tranquilidade que só o povo mineiro pode oferecer e muita natureza, o principal atrativo da região e o que faz os turistas desejarem essa viagem é o Parque Estadual do Ibitipoca, localizado a poucos quilômetros do centrinho da Vila e conhecido como ser parte do circuito das águas.

Se você vai fazer essa viagem, saiba que existem diversos passeios e pessoas prontas para te levar até o Parque, especialmente se sua hospedagem for na própria vila. E, acredite, esse é um lugar que merece sua visita. Separamos alguns dos principais pontos do parque:

+ Veja Também Conheça os Atrativos Mais Visitados de Belo Horizonte – MG!

Cachoeira Pico do Pião

Cachoeira Pico do Pião Fonte: Casal de Mochilao

Entre montanhas e muito verde, você irá encontrar a cachoeira Pico do Pião, um mirante de tirar o fôlego e uma cachoeira de águas limpas e geladas te espera. Pico do Pião é uma das primeiras paradas para quem quer se banhar e nadar um pouco na piscina natural que se forma por ali.

+ Veja Também Cidades Turísticas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!

Lago dos Espelhos

Lago dos Espelhos em Ibitipoca Fonte: Trilhasetrips

O Lago dos Espelhos é como uma espécie de praia pequena de água doce, perfeita para mergulhar e curtir algumas horas em meio a natureza. Além do grande lago que se forma, o turista ainda pode aproveitar uma refrescante queda d’água, que pode ser acessada nadando por dentro das águas. Um lugar incrível!

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos Fonte: Pousadinhas

Para os amantes de cachoeiras, a cachoeira dos macacos é imperdível. Com uma queda d’água em diversos níveis, ela forma um lago bem amplo aos seus pés e é perfeita para mergulhos e horas de descanso.

+ Veja Também Parque Nacional do Caparaó: Onde fica, Cachoeiras e Roteiros!

Gruta da cruz

Gruta da cruz em Ibitipoca Fonte: Na mala dos araguez

Já quem ama grutas e cavernas, não pode deixar de visitar a Gruta da Cruz. Seu acesso é bem simples e pode ser feito por pessoas de todas as idades que tenham uma boa mobilidade. A gruta forma um enorme paredão de pedra para quem vai até o fim dela, contornado por vegetações típicas e uma queda d’água linda!

+ Veja Também Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!

Trilha Janela do céu

Trilha Janela do céu Fonte: Vamos trilhar

Deixamos por último o lugar mais apaixonante do Parque de Ibitipoca, a Trilha Janela do Céu. Por entre as pedras, você e seu grupo irão subir bastante, rumo a uma formação rochosa de tirar o fôlego. A janela do céu não leva esse nome à toa: com um visual maravilhoso e um espelho d’água perfeitamente desenhado para a paisagem, as suas fotos vão ficar impressionantes!

Lembre-se do ponto mais incrível de todas essas atrações: elas são todas exploradas por meio de trilhas do Parque, muito seguras e sinalizadas, e com uma natureza deslumbrante se formando a cada passo. Você vai se apaixonar!

+ Veja Também 5 Passos Para Escolher um Bom Hotel com Conforto e Economia!

Onde se Hospedar em Ibitipoca? Dicas de pousadas!

Se você já se apaixonou por Ibitipoca e pelo seu parque estadual, saiba que é possível se hospedar na própria vila e arredores. Separamos algumas opções de pousadas:

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Pousada Alto dos Manacás

Pousada Alto dos Manacás Fonte: Alto dos manacás

Conta com um visual incrível dos quartos e até mesmo uma piscina coberta com direito a vista completa da região. Fica bem próxima ao parque e de lá saem diversos passeios. A pousada Alto dos Manacás é completa, com restaurante, suítes e espaço externo grande, bem no meio da serra da mantiqueira.

+ Veja Também Saiba Como Funciona o Aluguel de Malas de Viagem e Economize!

Pousada Janela do céu

Pousada Janela do céu Fonte: Booking

Também pertinho do Parque Estadual do Ibitipoca, a Pousada Janela do Céu é rústica e oferece comodidades, como TV de tela plana, terraço com um visual incrível e funcionários simpáticos e hospitaleiros.

+ Veja Também Como Fazer as Malas: 5 Dicas Para Levar Tudo o Que Precisa!

Reserva Canto da vida

Reserva Canto da vida Fonte: Booking

Grudada no parque, a Reserva Canto da Vida oferece a opção de camping e também de chalés, ideal para quem vai com grupos grandes para Ibitipoca. Muito confortável e em meio ao verde, é uma opção com um excelente custo-benefício.

Para mais opções de pousadas na região de Ibitipoca e até mesmo na cidade de Lima Duarte, visite nosso site!

Gostou de Ibitipoca e das suas belezas? Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais – esse paraíso te espera!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310