O Que Fazer em Tiradentes - MG ? Dicas, Roteiros, Passeios!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Tiradentes – MG ? Dicas, Roteiros, Passeios!

Igreja São Francisco de Paula - Centro Histórico de Tiradentes - MG

Tiradentes – MG é uma cidade pequena com muitos elementos históricos, que transportam o visitante para outros períodos do Brasil, e mais especificamente, de Minas Gerais. É perfeita para se afastar definitivamente da correria do dia a dia. É como se o visitante fosse transportado para um museu a céu aberto. Casarões coloniais, arte barroca, igrejas seculares, elementos sacros por todos os lados: não se engane com o tamanho da cidade, já que tudo isso pode exigir bastante disposição de quem a visita.

Como chegar a Tiradentes – MG?

Rua Direta em Tiradentes - MG Fonte: Muita Viagem

A cidade de Tiradentes – MG está a 190 km da capital mineira, Belo Horizonte. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins é o mais próximo, se você estiver em outro estado. Para Tiradentes – MG, há passagens aéreas baratas e passagens de ônibus em todas as épocas do ano. Você pode chegar à Tiradentes – MG de carro ou de ônibus.

Neste caso, há duas rotas: a partir da BR-040 até a BR-383, pouco depois da cidade de Congonhas, seguindo mais 105 km até Tiradentes; ou pela BR-040 por 170 km até Barbacena, seguindo pela BR-265 por 55 km até Tiradentes. Em ambos os trajetos, são cerca de 3 horas de duração. Você pode ainda chegar à cidade através de um voo até São João Del Rei, que está a 10 km de Tiradentes.

Passeios em Tiradentes – MG

O ponto alto de Tiradentes – MG é o Centro Histórico e os museus da cidade. Há nesta região e cercanias diversos restaurantes, bares, pousadas e comércio. Não dá para deixar de falar da icônica gastronomia mineira, que encanta a qualquer um e esta é uma oportunidade de conhecê-la.

Centro de Tiradentes

Largo das Forras em Tiradentes Fonte: Flickr

Há três ruas que correspondem ao centro de Tiradentes – MG: o passeio pode começar pelo chamado Largo das Forras, a praça central do município, e depois passar às ruas Padre Toledo, a Rua Direita e, sequencialmente, a Rua Ministro Gabriel Passos.

Igreja Matriz de Santo Antônio

Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes Fonte: Pacco e Bacco

A visita pelo circuito religioso corresponde à descoberta de igrejas históricas, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, a maior e a mais conhecida. Não deixe de conhecer ainda a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja da Santíssima Trindade.

Tiradentes – MG tem ainda várias capelas antigas e memoráveis, como a Capela Bom Jesus da Pobreza, a Capela de São Francisco de Paula e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Mas lembre-se de verificar os horários de visitação.

Museus de Tiradentes

Museu de Sant’Anna - Tiradentes, Minas Gerais Fonte: Uma Senhora Viagem

Entre os museus de Tiradentes – MG de maior relevância estão o Museu de Sant’Anna, o Museu Casa Padre Toledo (que moradia do padre ilustre da cidade), o Museu da Liturgia (que também é referido à vida religiosa histórica), a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal – todos casarões imponentes do início do século XVIII. Outro museu de destaque na cidade é o Museu do Automóvel da Estrada Real, com modelos de todas as épocas e muito preservados. É uma viagem no tempo!

Ecoturismo em Tiradentes

Cachoeira do Mangue em Tiradentes Fonte: Aventurando

O ecoturismo é outra opção que renderá muitos passeios em Tiradentes – MG. Há opções de passeios em trilhas, cavalgadas, cachoeiras da região, mirantes, cavernas e até em comércios artesanais e alambiques, fora do centro da cidade. Vale a pena conhecer, se tiver disposição, a Cachoeira de Paulo André, a Cachoeira do Mangue – situada em mata ao redor da Serra de São José e com várias piscinas naturais – e a Cachoeira do Urubu.

Roteiro em Tiradentes – MG

Circuito da Estrada Real - Tiradentes, MG Fonte: Rumo Certo

Como Tiradentes – MG é um município bem pequeno e muito fácil de ser visitado em apenas um dia, crie roteiros que contemplem outras cidades vizinhas, que também guardam muita história, atrativos gastronômicos, culturais e muito sossego.

Não sossegue apenas com Tiradentes – MG! Aproveite o seu pacote Tiradentes – MG para conhecer cidades próximas. Como São João Del Rei, a famosa Ouro Preto e a imperdível cidade de Mariana, todas referências em cultura, história e arte coloniais. Tiradentes – MT pertence ao Circuito da Estrada Real, que é imperdível.

+ Veja também Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais !

Passeio de Maria Fumaça

Passeio de Maria Fumaça em Tiradentes Fonte: Viagens Inesquecíveis Minas Gerais

Há passeios de trem por estas localidades. São três Marias-Fumaça que fazem as seguintes rotas: São João Del Rei – Tiradentes; São Lourenço – Soledade de Minas; e Passa Quatro – Coronel Fulgêncio. Há ainda a rota Ouro Preto – Mariana. Você pode retornar à capital mineira pelo único trem diário de passageiros do Brasil, que faz a rota Belo Horizonte – Vitória, com algumas paradas interessantes.

Dicas de Viagem

Tiradentes Fonte: Viajantes Aprendizes

Vá com roupas confortáveis e com bastante disposição. Não deixe de visitar as o comércio local, com artesanato que você não verá em outras regiões do país. Lojas de móveis coloniais e decoração, que são um vislumbre à parte, com todas as faixas de preço. É sempre interessante adquirir o seu pacote Tiradentes – MG com antecedência, já que o destino é muito procurado pelos brasileiros.

Gostou das dicas sobre o que fazer em Tiradentes – MG? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310