Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais !
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais !

Fonte: Boas Novas

Localizada na conhecida Serra do Espinhaço, Ouro Preto é uma cidade com pouco mais de 70 mil habitantes que está acostumada a receber milhares de turistas de diversos cantos do Brasil durante todo o ano. Conhecida por sua arquitetura colonial e também pelas inúmeras ladeiras íngremes que fazem os visitantes suarem a camisa ao encará-las, Ouro Preto tem uma história rica e muito atrativa.

Como chegar a Ouro Preto saindo de Belo Horizonte

Para chegar a Ouro Preto a partir da Rodoviária de BH não tem segredo, afinal, a distância entre as duas cidades é pequena: apenas 97 quilômetros. Além disso, há a facilidade de poder contar com ônibus realizando o trajeto todos os dias da semana e de hora em hora.

A viagem é tranquila, dura cerca de duas horas e a dica preciosa é se atentar às paisagens que surgirão durante o caminho. Nesse momento, já é possível ter um gostinho do que encontrará quando chegar à cidade.

Minas Gerais

Minas Gerais - Centro histórico Fonte: Travel brasil

Belas paisagens não é privilégio apenas da região conhecida como Quadrilátero Ferrífero, onde está localizada Ouro Preto. Minas Gerais é um estado que conta com muitas belezas naturais em sua vasta extensão, por esse motivo, vê o número de turistas aumentar a cada ano. Capitólio, Monte Verde e Chapada Diamantina são alguns dos destinos escolhidos por também quem visita o estado.

Teatro Municipal de Ouro Preto

Teatro Municipal de Ouro Preto Fonte: Congresso Geriatria
Programa imperdível para quem visita a cidade, o Teatro Municipal é a casa de espetáculos mais antiga do país. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, a Casa da Ópera tem formato de lira, o que por si só já impressiona. Mas é preciso ressaltar que essa é uma obra que representa a arquitetura barroca e cada detalhe a transforma em uma verdadeira preciosidade.

Vila Rica

Vila Rica em Ouro Preto Fonte: Fullfloripa
Ouro Preto não é importante apenas por seus prédios coloniais, mas também pelo papel que desempenhou – e desempenha até hoje – na história de todo o estado. Quando ainda era conhecida como Vila Rica, a cidade se tornou capital da nova capitania de Minas Gerais e, anos mais tarde, após a independência do Brasil, ao receber o título de Imperial Cidade Ouro Preto, se tornou capital da província de Minas.

Período Colonial

Período Colonial em Ouro Preto Fonte: Tripaddicts

Ao falar sobre a região, o período colonial deve ser evidenciado, afinal, em cada canto da cidade é possível reconhecer as marcas que esse tempo deixou. Desde as igrejas até o chão moldado pelos escravos, o momento conhecido como Brasil Colônia está enraizado nas ruas das cidades históricas mineiras.

Rua Direita

Andar por lá muitas vezes é um desafio, se o local em questão for a Rua Direita, ainda mais! Ponto badalado da cidade, além de possuir lojas, restaurantes e as agitadas repúblicas de estudantes da UFOP, a rua também é famosa pela disposição necessária para enfrentar a ladeira em que está localizada. Para atividades à noite, nada melhor que os bares frequentados por moradores e turistas, onde é possível apreciar a gastronomia local. A Rua Direita começa no Museu da Inconfidência e vai até o Cinema.

Museus e outras histórias de Ouro Preto

Museu da Inconfidência

Museu da inconfidência em Ouro Preto Fonte: Flickr

Falando em Museu da Inconfidência, a cidade possui outros locais importantes que contam sua história, como é o caso do Museu do Aleijadinho, Museu de Arte Sacra, Museu do Oratório e Museu das Reduções. Uma informação importante é que esses espaços possuem entrada gratuita ou mediante pagamento de R$ 10,00 (inteira). Turismo acessível e receptivo!

Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto

Igreja São Francisco de Assis em Ouro Preto

Fonte: Vivago

Templos religiosos também fazem parte do roteiro de quem conhece a cidade. Capelas e igrejas são atrativos para quem quer realizar turismo histórico ou religioso e a boa notícia é que esses locais só fecham às segundas-feiras, ou seja, a visitação é permitida em todos os outros dias da semana.

Entre tantos lugares que valem a visita, a igreja São Francisco de Assis merece destaque. Considerada obra prima de Aleijadinho, além de ser encantadora por dentro, possui localização privilegiada que proporciona paisagens belíssimas. Para quem deseja assistir uma missa na igreja, as celebrações ocorrem aos sábados às 19h.

Feira Pedra de Sabão

Feira Pedra de Sabão em Ouro Preto

Fonte: Ouro Preto Cultural

Próximo a Igreja São Francisco de Assis tem a Feira de Pedra de Sabão, onde vende-se diversos produtos artesanais que utiliza pedra de sabão como matéria prima.

Pousadas de Ouro Preto

A hospedagem na região é um show a parte, afinal, descansar em uma pousada de Ouro Preto e depois saborear um delicioso café da manhã com comidas típicas mineiras é uma experiência marcante e essencial em um roteiro que pretende conhecer a cidade por completo.

+Veja as melhores hospedagens da região mineira !

As feiras de artesanato, assim como as portinhas das ruas do centro comercial oferecem muitas possibilidades de compras. Desde presentes para amigos e familiares até alimentos típicos do estado podem ser adquiridos durante o passeio pela cidade, estar preparado para essas eventuais pausas é a dica para não prejudicar o roteiro.

Outro local interessante de ser visitado é Mariana, cidade histórica que assim como Ouro Preto pulsa a história de Minas Gerais e hoje também é uma das responsáveis pelo grande número de turistas que o estado recebe.

Inicie sua viagem para Ouro Preto agora mesmo! Adquira a passagem de ônibus e aproveite esse roteiro incrível!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310