Parque Estadual Terra Ronca: Quando ir, Cavernas, Pousadas e Dicas!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Parque Estadual Terra Ronca: Quando ir, Cavernas, Pousadas e Dicas!

Parque Estadual Terra Ronca

O parque Estadual Terra Ronca é um exemplo de como o nosso país tem lugares impressionantes e de natureza intocável para conhecer. São milhares de quilômetros de mata virgem, muitas cavernas belíssimas, riquezas da nossa história e aventura de sobra te esperando nesse passeio incrível!

Embarque com a Transportal Viagens nessa viagem que vai ficar marcada na sua vida! Confira o que separamos mais abaixo!

+ Veja Também Goiás – Conheça os Melhores Atrativos e Roteiros de Viagem!

Onde fica Terra Ronca? Como e quando ir para lá?

Entrada da Caverna Terra Ronca Fonte: Faquini

O Parque Estadual de Terra Ronca fica no Estado de Goiás, na cidade de São Domingos. Sua distância da capital é de mais de 600 quilômetros, por isso, será necessário planejar o seu trajeto até lá, comparando entre ônibus e avião. Dê uma olhada no nosso comparador de passagens para ver qual a melhor rota.

Todas as épocas do ano são convidativas para o parque, porém, é sempre bom evitar dias de chuva – como em janeiro, por exemplo. Dê uma olhada na previsão do tempo antes da sua viagem para garantir o aproveitamento total das paisagens!



O que fazer em Terra Ronca – Roteiros Imperdíveis!

O que o Parque Estadual de Terra Ronca tem de tão especial, a ponto de valer a pena uma viagem longa até ele? Acredite, as belezas naturais por lá são de impressionar qualquer pessoa e para quem ama turismo de aventura, não há dúvidas de que esse é um roteiro imperdível. Separamos algumas das atrações mais incríveis de lá:

+ Veja Também Visite a Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte

Grutas e cavernas

Parque Estadual Terra Ronca - Caverna Angélica Fonte: Edem projetos

O primeiro grande ponto alto dessa viagem é, sem dúvidas, a quantidade enorme de cavernas de tamanho impressionante, algumas com mais de 60 milhões de anos! Entre as grutas e cavernas no parque de Terra Ronca, estão os 30 maiores do país e a maior delas mede mais de 90 metros de altura.

Podemos citar como cavernas imperdíveis a Caverna Angélica e a Caverna São Bernardo, que foi formada pelo Rio Palmeira, presente no seu interior.

As cavernas da região guardam não só belezas naturais, mas também muito da nossa história: em muitas das paredes encontramos pinturas rupestres datadas de mais de 10 mil anos.

+ Veja Também Cidades Turísticas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!

Festa do Bom Jesus da Lapa

Festa do Bom Jesus da Lapa Fonte: Youtube

No município de São Domingos ocorre todos os anos a Festa do Bom Jesus da Lapa, nos primeiros dias do mês de Agosto. A celebração para o padroeiro local é marcada por romeiros vindo de vários estados para rezas, comidas e apresentações locais. Para os turistas que estão por perto, vale a pena participar e conhecer um pouco mais da cultura da região!

+ Veja Também Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!

Estalactites e Estalagmites

Caverna Angélica - Parque Estadual Terra Ronca Fonte: Curta mais

É na caverna Angélica que citamos mais acima que encontramos um mar de Estalagmites e Estalactites de tirar o fôlego, formado pelas águas doces dos rios locais. Para os mais aventureiros, alguns pontos podem ser explorados via água, mas as belezas podem ser vistas por todos que vão para a caverna – é uma beleza natural que vai ficar marcada na sua memória para sempre!

Além da caverna Angélica, algumas outras também são ricas nessas formações rochosas e, se você tiver tempo para conhecer as 17 abertas ao público, valerá muito a pena!

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Mundo subterrâneo

Terra Ronca - Cachoeiras Fonte: Curta mais

O mundo aquático e subterrâneo de Terra Ronca é um espetáculo à parte. Visitar as cavernas superficialmente é possível, mas chegar ao fundo delas costuma ser o ponto alto dessa viagem. Os salões escuros oferecem formações rochosas impressionantes e é possível mergulhar em grande parte das grutas locais.

Para quem ama águas quentes e limpas, as cachoeiras de Terra Ronca merecem uma pausa para aproveitar bem o dia – é raro conhecer cachoeiras de águas mornas e é provável que lá será um dos poucos lugares em que elas existem e estão abertas ao grande público.

Terra Ronca é um misto de mistério, natureza intocável e um mundo subterrâneo que parece ter se formado à parte do restante do planeta. É um passeio que merece uma visita de pelo menos três dias – e acredite, ela vai valer muito a pena!

+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!

Onde se hospedar próximo à Terra Ronca?

Como você já deve imaginar, não há hotéis grandes próximos ao Parque de Terra Ronca. Mas, não se preocupe: as pousadas por lá não deixam nada a desejar e algumas delas oferecem pacotes de passeios para o parque, com guias e todos os equipamentos necessários. Separamos as três principais:

Pousada Estação Lunar

Pousada Estação Lunar em São João Fonte: Booking

A Pousada Estação Lunar fica próximo a um povoado chamado São João, que possui fácil acesso ao Parque. Por ser localizada em um local mais afastado, a pousada oferece três refeições por dia, além de equipamentos para o parque.

Pousada São Mateus

Pousada São Mateus - São Domingos Fonte: Booking

A pousada São Mateus é uma das mais procuradas da região e conta com algumas comodidades como Wifi Gratuito e estacionamento no local. Localizada na cidade de São Domingos de Goiás, é válida saber que existem passeios para o parque que saem diretamente delas.

Pousada Sertão de Veredas

Pousada Sertão de Veredas - São Domingos Fonte: Booking

Também na cidade de São Domingos de Goiás, está a pousada Sertão de Veredas que, além das comodidades comuns, ainda conta com varandas em cada quarto, excelente para quem quer aproveitar o ar puro da região.

Pousada Alto da Lapa

Pousada Alto da Lapa Fonte: Booking

A pousada Alto da Lapa fica próxima também ao povoado de São João e a alguns quilômetros da cidade de São Domingos. Assim como a pousada anterior, ela conta com pensão completa e orientação de alguns guias locais.

Para mais opções de pousadas para ficar próximo à Terra Ronca, visite nosso site! Não deixe de visitar esse lugar incrível e se apaixone por cada detalhe dele!

Gostou do nosso texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310