Parque Estadual Terra Ronca: Quando ir, Cavernas, Pousadas e Dicas!
O Parque Estadual da Terra Ronca é uma unidade de conservação, criado em 1989, abrangendo uma área de aproximadamente 57.000 hectares, e é gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O parque é reconhecido por sua rica biodiversidade e por mais ou menos 150 cavernas catalogadas, o que o torna um dos maiores complexos cársticos do mundo. Algumas dessas cavernas são consideradas entre as maiores do Brasil e do mundo!
+ Veja Também Goiás – Conheça os Melhores Atrativos e Roteiros de Viagem!
Índice
Onde fica Terra Ronca?
O Parque Estadual de Terra Ronca fica no estado de Goiás, na cidade de São Domingos. Sua distância da capital, Goiânia, é de mais de 600 quilômetros, uma viagem longa mas que vale muito a pena por conta e seus atrativos únicos!
Como chegar no Parque Estadual da Terra Ronca
Você pode escolher algumas formas de chegar no parque de acordo com sua localização de partida. Aqui estão as maneiras mais comuns de ir até a Terra Ronca.
Carro: Se estiver utilizando um veículo próprio ou alugado, você pode seguir as rotas disponíveis no aplicativo de mapas de sua escolha. Geralmente, a entrada principal do parque fica próxima ao município de São Domingos, em Goiás.
Ônibus: É possível chegar a algumas cidades próximas ao parque, como São Domingos, Cidade de Goiás ou Formosa, utilizando ônibus intermunicipais ou interestaduais. A partir dessas cidades, você pode contratar serviços de guias locais ou táxis para seguir até o parque.
Avião: Se estiver vindo de longa distância, pode optar por voar para cidades próximas ao parque, como Goiânia ou Brasília, e então prosseguir a viagem de carro ou ônibus até o local.
+ Veja Também Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte
Melhor época para visitar o Parque da Terra Ronca
A melhor época para visitar o parque é durante o período de seca, que geralmente vai de maio a setembro. Nessa época, as chuvas são menos frequentes, o que facilita o acesso às cavernas e trilhas.
O que fazer em Terra Ronca
O que o Parque Estadual de Terra Ronca tem de tão especial, a ponto de valer a pena uma viagem longa até ele? Acredite, as belezas naturais por lá são de impressionar qualquer pessoa e para quem ama turismo de aventura, não há dúvidas de que esse é um roteiro imperdível. Separamos algumas das atrações mais incríveis de lá:
Caverna Angélica
Uma das cavernas mais famosas do parque, com cerca de 14 km extensão. Seu interior conta com diversas áreas enormes com estalagmites e estalactites surpreendentes. Seu acesso é fácil e ela é considerada uma caverna seca!
Caverna São Bernardo
Essa caverna está em um complexo, que conta com outras três cavernas com trajeto íngreme pelos rios. Seus interiores contam com salões de 12 km, formações esculpidas pelas águas e cachoeira deslumbrante.
Caverna São Mateus
Essa é a maior caverna do parque e a quarta maior do Brasil, com 26 km de extensão. Não é muito recomendada para claustrofóbicos, pois seu acesso é feito por uma fenda estreita e descida com corda. Seu interior é impressionante!
Lapa do Bezerra
Essa não é uma das grutas mais famosas da Terra Ronca, mas sem dúvidas uma das mais bonitas. Com 8 km de extensão, a gruta tem um Salão da Floresta Branca e dos Sinos, encantador!
Cachoeira das Palmeiras
Uma cachoeira incrível que conta com uma piscina natural e águas calmas. O local não é de muito fácil acesso, mas vale a pena incluir no roteiro pois o local é simplesmente lindo!
Cachoeira das Palmeiras
Outra cachoeira superfamosa e procurada na Terra Ronca, com águas mornas e perfeita para finalizar seu roteiro com muita tranquilidade em contato com a natureza preservada do local.
Onde se hospedar próximo à Terra Ronca?
Como você já deve imaginar, não há hotéis grandes próximos ao Parque de Terra Ronca. Mas, não se preocupe: as pousadas por lá não deixam nada a desejar e algumas delas oferecem pacotes de passeios para o parque, com guias e todos os equipamentos necessários. Separamos as três principais:
Pousada Estação Lunar
A Pousada Estação Lunar fica próximo a um povoado chamado São João, que possui fácil acesso ao Parque. Por ser localizada em um local mais afastado, a pousada oferece três refeições por dia, além de equipamentos para o parque.
Pousada São Mateus
A pousada São Mateus é uma das mais procuradas da região e conta com algumas comodidades como Wifi Gratuito e estacionamento no local. Localizada na cidade de São Domingos de Goiás, é válida saber que existem passeios para o parque que saem diretamente delas.
Pousada Sertão de Veredas
Também na cidade de São Domingos de Goiás, está a pousada Sertão de Veredas que, além das comodidades comuns, ainda conta com varandas em cada quarto, excelente para quem quer aproveitar o ar puro da região.
Pousada Alto da Lapa
A pousada Alto da Lapa fica próxima também ao povoado de São João e a alguns quilômetros da cidade de São Domingos. Assim como a pousada anterior, ela conta com pensão completa e orientação de alguns guias locais.
Para mais opções de pousadas para ficar próximo à Terra Ronca, visite nosso site! Não deixe de visitar esse lugar incrível e se apaixone por cada detalhe dele!
Gostou do nosso texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!