Parque Estadual Terra Ronca: Quando ir, Cavernas, Pousadas e Dicas!

O Parque Estadual da Terra Ronca é uma unidade de conservação, criado em 1989, abrangendo uma área de aproximadamente 57.000 hectares, e é gerido pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O parque é reconhecido por sua rica biodiversidade e por mais ou menos 150 cavernas catalogadas, o que o torna um dos maiores complexos cársticos do mundo. Algumas dessas cavernas são consideradas entre as maiores do Brasil e do mundo!
+ Veja Também Goiás – Conheça os Melhores Atrativos e Roteiros de Viagem!
Índice
Onde fica Terra Ronca?

Fonte: @natureza_subterranea
O Parque Estadual de Terra Ronca fica no estado de Goiás, na cidade de São Domingos. Sua distância da capital, Goiânia, é de mais de 600 quilômetros, uma viagem longa mas que vale muito a pena por conta e seus atrativos únicos!
Como chegar no Parque Estadual da Terra Ronca

Fonte: @ramiro.terraronca
Você pode escolher algumas formas de chegar no parque de acordo com sua localização de partida. Aqui estão as maneiras mais comuns de ir até a Terra Ronca.
Carro: Se estiver utilizando um veículo próprio ou alugado, você pode seguir as rotas disponíveis no aplicativo de mapas de sua escolha. Geralmente, a entrada principal do parque fica próxima ao município de São Domingos, em Goiás.
Ônibus: É possível chegar a algumas cidades próximas ao parque, como São Domingos, Cidade de Goiás ou Formosa, utilizando ônibus intermunicipais ou interestaduais. A partir dessas cidades, você pode contratar serviços de guias locais ou táxis para seguir até o parque.
Avião: Se estiver vindo de longa distância, pode optar por voar para cidades próximas ao parque, como Goiânia ou Brasília, e então prosseguir a viagem de carro ou ônibus até o local.
+ Veja Também Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte
Melhor época para visitar o Parque da Terra Ronca
A melhor época para visitar o parque é durante o período de seca, que geralmente vai de maio a setembro. Nessa época, as chuvas são menos frequentes, o que facilita o acesso às cavernas e trilhas.
O que fazer em Terra Ronca
O que o Parque Estadual de Terra Ronca tem de tão especial, a ponto de valer a pena uma viagem longa até ele? Acredite, as belezas naturais por lá são de impressionar qualquer pessoa e para quem ama turismo de aventura, não há dúvidas de que esse é um roteiro imperdível. Separamos algumas das atrações mais incríveis de lá:
Caverna Angélica

Fonte: @cavernaangelica
Uma das cavernas mais famosas do parque, com cerca de 14 km extensão. Seu interior conta com diversas áreas enormes com estalagmites e estalactites surpreendentes. Seu acesso é fácil e ela é considerada uma caverna seca!
Caverna São Bernardo

Fonte: @calangosecaliandras
Essa caverna está em um complexo, que conta com outras três cavernas com trajeto íngreme pelos rios. Seus interiores contam com salões de 12 km, formações esculpidas pelas águas e cachoeira deslumbrante.
Caverna São Mateus

Fonte: @ramiro.terraronca
Essa é a maior caverna do parque e a quarta maior do Brasil, com 26 km de extensão. Não é muito recomendada para claustrofóbicos, pois seu acesso é feito por uma fenda estreita e descida com corda. Seu interior é impressionante!
Lapa do Bezerra

Fonte: @rsm73
Essa não é uma das grutas mais famosas da Terra Ronca, mas sem dúvidas uma das mais bonitas. Com 8 km de extensão, a gruta tem um Salão da Floresta Branca e dos Sinos, encantador!
Cachoeira das Palmeiras

Fonte: @profesilvestreoficial
Uma cachoeira incrível que conta com uma piscina natural e águas calmas. O local não é de muito fácil acesso, mas vale a pena incluir no roteiro pois o local é simplesmente lindo!
Cachoeira das Palmeiras

Fonte: @gabrielkbr
Outra cachoeira superfamosa e procurada na Terra Ronca, com águas mornas e perfeita para finalizar seu roteiro com muita tranquilidade em contato com a natureza preservada do local.
Onde se hospedar próximo à Terra Ronca?
Como você já deve imaginar, não há hotéis grandes próximos ao Parque de Terra Ronca. Mas, não se preocupe: as pousadas por lá não deixam nada a desejar e algumas delas oferecem pacotes de passeios para o parque, com guias e todos os equipamentos necessários. Separamos as três principais:
Pousada Estação Lunar

Fonte: Booking
A Pousada Estação Lunar fica próximo a um povoado chamado São João, que possui fácil acesso ao Parque. Por ser localizada em um local mais afastado, a pousada oferece três refeições por dia, além de equipamentos para o parque.
Pousada São Mateus

Fonte: Booking
A pousada São Mateus é uma das mais procuradas da região e conta com algumas comodidades como Wifi Gratuito e estacionamento no local. Localizada na cidade de São Domingos de Goiás, é válida saber que existem passeios para o parque que saem diretamente delas.
Pousada Sertão de Veredas

Fonte: Booking
Também na cidade de São Domingos de Goiás, está a pousada Sertão de Veredas que, além das comodidades comuns, ainda conta com varandas em cada quarto, excelente para quem quer aproveitar o ar puro da região.
Pousada Alto da Lapa

Fonte: Booking
A pousada Alto da Lapa fica próxima também ao povoado de São João e a alguns quilômetros da cidade de São Domingos. Assim como a pousada anterior, ela conta com pensão completa e orientação de alguns guias locais.
Para mais opções de pousadas para ficar próximo à Terra Ronca, visite nosso site! Não deixe de visitar esse lugar incrível e se apaixone por cada detalhe dele!
Gostou do nosso texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos!